Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Reclamatória trabalhista para estabilidade

Petição - Trabalhista - Reclamatória trabalhista para estabilidade


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - ESTABILIDADE - HORAS EXTRAS

EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA ___ª VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE ____________/___

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA contra

____________ Ltda., com sede à Avenida ____________, nº ____, Bairro ____________, ____________ - ___, CEP ______-___, inscrita no CNPJ/MF sob nº ____________, pelos fatos e fundamentos jurídicos que seguem.

1. A Reclamante foi admitida pela Reclamada em __/__/____, desempenhando a função de ____________ e percebendo salário mensal de R$ ______ (____________ reais).

2. A jornada de trabalho da Reclamante, segundo o contrato de trabalho, era das 08h00min às 18h00min, com 01h00min de intervalo para almoço, de segunda à sexta-feira. Além disso, a reclamada solicitou à autora que comparecesse ao trabalho em dois sábados pela manhã, das 08h00min às 12h00min.

3. O controle da jornada era feito por meio de cartão ponto. Ocorre que os registros que constam nos cartões não correspondem à realidade, eis que a Reclamante batia seu cartão às 18h00min e permanecia trabalhando até as 19h30min.

4. Dessa forma, a jornada efetiva da Reclamante era das 08h00min às 19h30min, com 01h00min de intervalo. Não havendo acordo ou convenção acerca da matéria, configura-se ofensa ao estabelecido pela Constituição Federal, art. 7º, XIII e também pela CLT, art. 58, caput.

5. Do entendimento jurisprudencial:

AUSÊNCIA DE CONVENÇÃO COLETIVA – Não há como negar legitimidade a Acordo ou Convenção Coletiva celebrados pelas categorias (inteligência do art. 7º, inciso XXVI da CR/88). Diante de sua ausência, porém, há que se observar o mandamento legal expresso na CLT, art. 58. (TRT 3ª R. – RO 3431/01 – 1ª T. – Rel. Juiz Manuel Cândido Rodrigues – DJMG 18.05.2001 – p. 08)

6. A Reclamante, em __/__/____, foi demitida sem justa causa. O aviso prévio foi recebido com antecedência de trinta dias e devidamente cumprido.

7. Há de se registrar que a Autora está amparada pela estabilidade provisória decorrente de sua eleição, pelos demais funcionários da empresa, para o cargo de direção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Passou a exercer o referido cargo em outubro de _______, encerrando seu mandato em outubro de ______.

8. Cumpre ressaltar que a estabilidade provisória se estenderia até outubro de ______. Não poderia, assim, a reclamada ter rescindo o contrato de trabalho por meio da demissão sem justa causa.

9. O egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região já se manifestou a respeito:

ESTABILIDADE PROVISÓRIA – MEMBRO DA CIPA – MEMBRO TITULAR DA REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS NA CIPA.

Despedimento no período da estabilidade provisória. Inteligência do art. 10, inciso II, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que veda a despedida imotivada ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

(TRT 4ª R. – RO 01222.028/96-4 – 1ª T. – Rel. Juiz Leonardo Meurer Brasil – J. 23.05.2001)

10. Embora indevida a demissão, a Reclamante, até a presente data, não recebeu qualquer valor referente às verbas rescisórias. Apesar das inúmeras tentativas de fazer contato com a Reclamada, não obteve sucesso.

11. Nos termos do art. 477, § 6º, 'a' da CLT, o pagamento das verbas rescisórias deveria ter sido efetuado até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato de trabalho. Assim, havendo indiscutível atraso na quitação das parcelas em questão, é devida a multa prevista no § 8º do art. 477 da CLT.

Isto posto reclama:

a) pagamento das horas extras prestadas além da 8ª diária;

b) reflexos das horas extras em repouso semanal remunerado, 13º salário, férias com adicional de um terço, aviso prévio e depósito do FGTS;

c) reintegração ao emprego ou, alternativamente, pagamento das verbas rescisórias acrescida da indenização referente ao período abrangido pela estabilidade e multa pelo atraso na quitação.

Requer o recebimento da presente e notificação da Reclamada através de seu representante legal, no endereço indicado para, querendo, oferecer Contestação, sob pena de revelia.

Para provar o alegado, requer o depoimento da Reclamada, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas, que comparecerão independente de intimação e todos os demais meios de prova em Direito admitidos.

Requer, ainda, a concessão da gratuidade da justiça, posto que a Reclamante é pobre, e comprovadamente não pode arcar com as despesas do processo, sem prejuízo do sustento próprio e de seus familiares.

Atribui à causa o valor de R$ _______ (____________ reais).

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

OAB/

____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
O reclamado refuta o vínculo empregatício pleiteado pela reclamante, por tratar-se de contrato de
Reclamatória trabalhista com pedido de anotação da CTPS, depósito ou pagamento do FGTS durante to
Reclamação trabalhista de hora extra indevida
Reclamação trabalhista de motorista de caminhão
Pedido de indenização ante acidente de trabalho por culpa da empresa
Impugnação a mandado de segurança impetrado ante indeferimento de tutela antecipada por parte de
Declaração do vínculo empregatício e assinatura no ctps do reclamante
Alegações finais em reclamatória trabalhista, na qual a reclamada nega serem devidas verbas resci
Impugnação à contestação em reclamatória trabalhista (02)
Reclamatória trabalhista na qual se requer: pagamento de horas extras, bem como seus reflexos em
Requerer a intimação de testemunhas
Pedido de reserva de valores