Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Mandado de segurança impetrado contra ato de juiz trabalhista que determinou a penhora de valores depositados em conta corrente

Petição - Trabalhista - Mandado de segurança impetrado contra ato de juiz trabalhista que determinou a penhora de valores depositados em conta corrente


 Total de: 15.244 modelos.

 
Mandado de segurança impetrado contra ato de juiz trabalhista que determinou a penhora de valores depositados em conta corrente.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ...... REGIÃO

Autos originários: RT....... ......ª Vara do Trabalho de ..........

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência impetrar

MANDADO DE SEGURANÇA

em face de

ato judicial ilegal praticado pelo MM. Juiz do Trabalho da ...........ª Vara do Trabalho de ............... determinando penhora de valores depositados na conta da impetrante, PELOS MOTIVOS DE FATO E DE DIREITO A SEGUIR ADUZIDOS.

DOS FATOS

No processo originário o reclamante sequer tentou executar qualquer bem ou mesmo a conta da empresa reclamada. É importante ressaltar, a empresa reclamada ofereceu bem à penhora.

A penhora recaiu sobre a conta pessoal da impetrante - conta corrente onde esta recebe seu SALÁRIO - verba de caráter alimentar reconhecidamente impenhorável!

DO DIREITO

A conduta praticada pelo MM. Juiz do Trabalho da ......ª Vara do Trabalho de.......... fere o ordenamento legal - no que é direito líquido e certo da impetrante nos seguintes pontos:

Código de Processo Civil:

"Art. 620. Quando por vários meios o credor puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o devedor.
Art. 649. São absolutamente impenhoráveis:
(...)
IV - os vencimentos dos magistrados, dos professores e dos funcionários públicos, o soldo e os salários, salvo para pagamento de prestação alimentícia;
Consolidação das Leis do Trabalho:
Art. 769. Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do Direito Processual do Trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.
Art. 822. O executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução mediante depósito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens à penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 655 do Código de Processo Civil.

É importante ressaltar, foi oferecido bem à penhora e tal bem não só foi recusado como de plano foi efetuada a desconsideração da pessoa jurídica, caso excepcional, já que, mesmo na esfera trabalhista, a fraude não se presume.

O ato ilegal consistiu em não se respeitar a ordem de excussão legal. Vez que houve indicação de bem à penhora, e não se tendo afirmado de fraude por parte da reclamada no processo.

A Lei de Execuções Fiscais exige a tentativa de excussão de bens da empresa devedora antes de se partir diretamente para os bens dos sócios. Nunca é demais ressaltar, o problema na decisão ora apontada como ilegal consiste em não ter respeitado a ordem de gradação na execução - primeiro executando os bens da reclamada (que por sinal existem) - e não bloqueando conta corrente da ora impetrante, com valor irrisório.

É importante ressaltar, constitui abuso de autoridade a penhora de conta corrente onde é depositado o salário - já que o salário é absolutamente impenhorável.

Os valores que foram bloqueados e transferidos da conta corrente da impetrante - e que no momento estão em conta poupança à disposição do Juízo são salários da impetrante, como fazem prova os documentos anexos.

Os valores são de caráter alimentar, sendo imprescindíveis para sobrevivência da ora impetrante. Desta feita requer-se expedição de liminar para liberar imediatamente os valores transferidos para a conta poupança do Juízo.

O fumus boni iuris consiste nas provas carreadas aos autos e na legislação apresentada e o periculum in mora no fato de serem as verbas objeto da penhora salários - imprescindíveis à sobrevivência da impetrante.

DOS PEDIDOS

No final, requer-se o total provimento do feito, com a não efetivação da penhora sobre a conta salário da impetrante - ..........- CONTA ............, vez que a conta existe tão somente para o depósito mensal dos salários da impetrante.

Requer-se a notificação de ................., através de seu procurador constituído nos Autos originários, para que tome ciência do feito e deste participe, se interessado, como litisconsorte passivo necessário.

Requer-se a notificação da autoridade coatora para que preste explicações.

Requer-se a total procedência do feito, requerendo-se a liminar nos termos pleiteados.

Dá-se à causa o valor de R$........

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Impugnação à contestação em reclamatória trabalhista (01)
Ação de indenização por dispensa sem justa causa com acusação falsa
Reclamação trabalhista de intervalo intra-jornada
Reclamatória trabalhista visando o pagamento de aviso-prévio, horas extras trabalhadas e não paga
Interposição de recurso de revista em sede trabalhista, diante de acórdão prolatado com violação
Pedido de indenização em decorrência de queda de andaime - acidente do trabalho
Contestação à ação de indenização, na qual a empresa alega a falta de provas de nexo de causalida
Falta de pagamento do reflexo das horas extras nos cálculos indenizatórios em verbas rescisórias
Reclamatória trabalhista pleiteando reconhecimento de rescisão indireta, pagamento de aviso prévi
Impugnação à exceção de incompetência, sob alegação de que o litígio trabalhista deve ser solucio
Reclamação trabalhista de salário
Reclamatória visando reconhecimento de vínculo empregatício, com pedido subsidiário de indenizaçã