Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Previdenciário Proposta de ação acidentaria em que o requerente se acidentou no exercício de sua função

Petição - Previdenciário - Proposta de ação acidentaria em que o requerente se acidentou no exercício de sua função


 Total de: 15.244 modelos.

 
Proposta de ação acidentaria em que o requerente se acidentou no exercício de sua função.

 

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara Cível da Comarca de [especificar]

_________, _________, ________, _________, portador da cédula de identidade __ e do CPF __, residente e domiciliado ____________, por seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência propor AÇÃO ACIDENTÁRIA em face do Instituto Nacional do Seguro Social, pelos seguintes fatos e fundamentos:


DOS FATOS

1 – O autor trabalha na empresa _________, na função de _____________, conforme cópia da CTPS inclusa.

2 – Em _________, no exercício de sua função, o Requerente sofreu lesão no ouvido esquerdo, o que ensejou imediata comunicação do evento à Previdência Social, que lhe concedeu o benefício do auxílio-doença acidentário, que vigorou de ________ a ________, quando foi suspenso, ao fundamento de que o autor não mais apresentava incapacidade auditiva para o trabalho e, além disso, o grau de redução constatado não justificava, segundo o Regulamento da Previdência, a concessão do auxílio-acidente.

3 – No entanto, o Autor teve sensível redução na sua capacidade auditiva (atestado médico anexo), tendo que trocar de atividade, ante a impossibilidade de continuar trabalhando no mesmo setor e empresa, em razão do excessivo barulho das máquinas que ali operam e que, já mesmo antes do acidente, provocaram-lhe perda da capacidade auditiva.

4 – Ao mudar de cargo, o Requerente teve sensível redução em sua remuneração, sendo certo que não mais pode exercer a anterior.

5 – A despeito das tabelas aferitórias de redução previstas no Regulamento da Previdência Social, certo é que o autor pode provar, por perícia, a redução de sua capacidade auditiva e, em decorrência, fazer jus ao benefício do auxílio-acidente, previsto no art. 86, §1º, da Lei n.º 8.213, de 1991, no percentual de 50% de seu salário-de-benefício.

6 – O Requerente comunicou regularmente o acidente à Previdência Social, devendo, portanto, dispensar-se requerimento administrativo.

7 – A Previdência Social, após a cessação do auxílio-doença, desacolheu o pedido de auxílio-acidente e suspendeu o benefício concedido ao Requerente.


DO DIREITO

Segundo o art. 86, da Lei 8.213/91: “O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia”.

Tendo em vista que, em decorrência do acidente supramencionado, o Requerente pela a redução de sua capacidade laborativa em face da perda da audição, faz jus ao recebimento do auxílio-acidente no percentual de 50% (cinqüenta por cento) de seu salário-de-benefício, nos termos do parágrafo primeiro do artigo retrocitado.
Nesse sentido, ____________.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requerer de Vossa Excelência, com fulcro no forte no art. 86 da Lei n.º 8.213/91:

a) a citação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na pessoa de seu Procurador Regional, para os termos da presente ação e para que, querendo, a conteste, no prazo legal, sob pena de revelia;

b) seja julgada procedente a presente ação, condenando o réu a conceder ao autor o benefício acidentário do auxílio-acidente, no percentual de 40% do salário-de-benefício, a partir do termo final do auxílio-doença, bem como nas custas processuais e em honorários advocatícios e a anuidade de prestações vincendas, devendo as parcelas em atraso serem atualizadas na forma da lei.

c) a intimação do representante do Ministério Público.

Protesta provar o alegado por todos meios de provas em direito admitidos, especialmente, pela juntada de documentos, oitiva de testemunhas e prova pericial, que desde logo fica requerida.

Dá à causa o valor de _______.

Nesses termos,
Pede deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

_____________________
OAB _________________





Rol de Testemunhas:

1) ________________
2) ________________
3) ________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Previdenciário
Ação ordinária de reajuste de benefícios
Pedido de expedição de alvará judicial, para fins de recebimento de importância relativa à aposen
Expedição de alvará judicial para levantamento de benefício previdenciário
Ação de prestação de benefício previdenciário, cumulada com antecipação de tutela em face do INSS
Impugnação à contestação apresentada pelo INSS, em ação revisional de aposentadoria
Impetração de mandado de segurança preventivo, com o intuito de impedir o desconto nos benefícios
Ação revisional de benefício previdenciário, com pedido de tutela antecipada
Pedido de reajuste de benefício previdenciário (01)
Pedido de revisão de pensão previdenciária, devida em razão de falecimento de cônjuge em acidente
Impugnação à contestação em ação que visa o pagamento de aposentadoria por tempo de serviço.
Ação de concessão de amparo assistencial, em face do INSS
Justificação judicial