Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Defesa prévia em processo-crime, alegando o réu que não houve resistência à prisão

Petição - Penal - Defesa prévia em processo-crime, alegando o réu que não houve resistência à prisão


 Total de: 15.244 modelos.

 
Defesa prévia em processo-crime, alegando o réu que não houve resistência à prisão.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

DEFESA PRÉVIA

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que a douta Promotoria de Justiça ofereceu denúncia contra o ora defendente (e bem como contra o co-réu ....), em face dos motivos expostos pelo fiscal da lei na denúncia de fls., enquadrando-o nas sanções penais do artigo 329 caput do vigente Código Penal Brasileiro (Resistência à Prisão).

Entretanto, MM. Dr. Juiz, os fatos não se passaram como narrado na inicial acusatória, uma vez que o ora defendente, conforme disse em seu interrogatório prestados perante esse r. Juízo (fls. .... e verso), não cometeu o delito a si atribuído. O que realmente ocorreu foi o seguinte.

DO DIREITO

O ora defendente, que naquela ocasião encontrava-se foragido da cadeia da ....ª Delegacia de Furtos e Roubos da Comarca de .... (por motivos outros), pediu hospedagem na residência do co-réu ...., uma vez que a sua situação perante as autoridades policial e judicial estava prestes a ser definida. E, tendo sido atendido pelo mesmo, o ora defendente, à partir de então, passou a morar provisoriamente na casa da aludida pessoa, até que se tivesse uma definição legal para a sua situação. No dia dos fatos, lá chegaram os policiais civis lotados na Delegacia do ....º Distrito Policial da Comarca de .... - os quais estavam à procura do mencionado dona da casa (o co-réu) - e começaram a efetuar vários disparos de armas de fogo. E o ora defendente, por precaução, resolveu empreender fuga. Mas, quando lhe determinado que parasse, o mesmo assim procedeu e imediatamente se entregou (isso quando já se encontrava em cima de um muro divisório). No entanto, mesmo assim procedendo - e estando completamente desarmado -, foi ele alvejado por um tiro (desferido por um dos policiais civis que ali se encontravam) o qual lhe atravessou a direção do coração, vindo a atingir (em cheio) um de seus pulmões. Posteriormente foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital ...., onde foi submetido a uma cirurgia inclusive para a retirada de um de seus pulmões.

Pelo que se vê, Excelência, em momento algum o ora defendendo resistiu àquela ordem de prisão. Pelo contrário, obedeceu criteriosamente o que determinava aquele policial civil. Mas, mesmo assim, o mesmo, inadvertidamente, efetuou o disparo que veio a ferir-lhe e a, consequentemente, deixar-lhe parcialmente inválido.

O que deve aqui ser frisado, MM. - e o que também se provará -, é o fato de que, na realidade, o ora defendente foi atingido somente por um disparo, e não por dois tiros, conforme narrado na denúncia oferecida pelo digno representante ministerial. O ferimento por ele recebido em um dos joelhos o foi em função de que, atingido pelo projétil, ele caiu de cima daquele muro divisório, vindo a tocar o solo já completamente sem ação.

E, ressalte-se, que todas essas declarações do ora defendente foram corroboradas, na íntegra, pelo aludido co-réu, quando do interrogatório deste perante esse r. Juízo (fls. .... e verso).

DOS PEDIDOS

Protesta provar todo o alegado através dos meios e direito permissíveis, inclusive testemunhal (cujo rol abaixo apresenta, as quais comparecerão em Juízo independentemente de intimação), e junção de documentos. Requer a sua absolvição.

JUSTIÇA!

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

ROL DE TESTEMUNHAS:

1) .... (qualificação), residente e domiciliado na Comarca de ....; e

2) .... (qualificação), residente e domiciliado na Comarca de ....


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal