Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de apelação, nas quais os réus pugnam pela manutenção da sentença que entendeu pela absolvição

Petição - Penal - Contra-razões de apelação, nas quais os réus pugnam pela manutenção da sentença que entendeu pela absolvição


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contra-razões de apelação, nas quais os réus pugnam pela manutenção da sentença que entendeu pela absolvição, ante furto de alimentos em estado de necessidade.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ..... e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente, nos autos nº ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

pelos motivos que seguem anexos, requerendo, para tanto, a posterior remessa ao Egrégio Tribunal competente.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]






EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ....

ORIGEM: Autos sob n.º .... - ....ª Vara Criminal da Comarca de ....
Apelante: ....
Apelados: .... e outros

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ..... e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente, nos autos nº ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

CONTRA-RAZÕES

Colenda Câmara Criminal
Eméritos julgadores

DOS FATOS

O DD. Membro do Ministério Público, inconformado com a r. sentença do Nobre Juízo que julgou improcedente a ação pena1 e absolveu os acusados com fundamento no art. 386, incisos III e V do Código de Processo Pena1, interpôs recurso de apelação a fim de ser reformada a r. decisão, para condená-los nas penas do art. 155, parágrafo 4º, IV, do Código penal.

Argumenta, em síntese, o desacerto da r. sentença em absolver os acusados reconhecendo o princípio da insignificância e acolhendo a tese da atipicidade do fato, uma vez não estão presentes os requisitos básicos para a caracterização do estado de necessidade, bem como não ser aplicável, no caso em tela, o preceito de minimus non carat praetor

Sem embargos do respeito merecido pelo DD. Representante do Parquet, mister se faz dele discordar no caso vertente, pois depreende-se pela leitura dos autos, que a virtude da Justiça está na mantença da r. decisão absolutória.

Concernente ao estado de necessidade, mister acentuar que a escassez de recursos financeiros dos acusados e a necessidade de sustento restou comprovada pelo depoimento das testemunhas ouvidas as fls. ... e ...., incontestes no que se refere ao fato de todos os agentes estarem desempregados.

Saliente-se que o estudo socia1, analisado conjuntamente com as demais provas dos autos, assevera pela baixa instrução social dos acusados, escassez de recursos e sobretudo a exclusão social. Portanto, a eles é perfeitamente cabível e aceitave1 a crença no "desejo de gravidez" da testemunha .................., principalmente a .............., esposo e futuro pai.

Em face dessa situação, impelidos pela escassez de recursos financeiros para adquirir o indispensável ao sustento e que pudesse satisfazer o "desejo" da testemunha ................, não era exigíve1 dos acusados outra conduta. Não agirem eles com a intenção de enriquecimento, senão por extrema necessidade, haja vista que consumiram a res.

DO DIREITO

Notem, Ínclitos Julgadores, gue "a sobrevivência é, entre todos, o mais poderoso e insopitáve1 dos instintos da espécie animal. O primata-homem não foge dessa vocação natural, a despeito dos conceitos éticos e jurídicos que sua racionalidade foi capaz de engendrar" (José Roberto Batochio, Estado de Necessidade, Folha de S. Paulo, 9.5.98, caderno 1, página 3).

Assim é que de nada adiantaria o legislador assegurar outros direitos se não proteger o principal deles, o direito à vida, resguardando-o até mesmo ao nascituro. 0 direito à existência merece ser protegido por terceiros (no caso os acusados) quando o titular desse direito não pode, por meios próprios garantir seu exercício.

Colocada em termos a disceptação acerca do furto famélico, merece ser analisado a matéria referente ao príncipio da insignificância, asseverando pela sua total aplicabi1idade na espécie.

Com a criação dos Juizados Especiais Criminais, verifica-se que o direito pena1 moderno voltou-se mais a proteger bens cujos valores são socialmente relevantes, vitais ao completo e regular desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada

Não deve, salvo melhor e superior juízo, servir este ramo do direito como instrumental a reprimendas a ação mínimas, de nenhuma ou pequena lesividade, sob a alegação de ofensa o qualquer bem jurídico. Para ta1, existe a prestação jurisdiciona1 reparadora, que se insere mais no âmbito privado, na medida do interesse deste e suficiente a satisfação da pretensão.

A intervenção penal não se destina a tutelar todo e qualquer bem jurídico, nem tampouco toda a ação ou omissão que venha a lesá-lo, mas apenas os bens jurídicos fundamentais, de vital relevância e, ainda assim, contra os ataques mais insuportáveis a esses bens. O caráter fragmentário do Direito Penal não constitui uma deficiência desse mecanismo de intervenção, mas sim uma necessidade social de natureza e função, pois uma proteção penal absoluta e generalizada própria do Estado policial provocaria a angústia e a insegurança nos cidadãos'(Antonio Gacia-Pablhos, p. cot., p. 280).

"Já o princípio da subsidiariedade põe em destaque o fato de que o Direito Penal não é o único controle social formal dotado de recursos coativos, embora seja o que disponha, nessa matéria, dos instrumentos mais enérgicos. A gravidade intrínseca desse instrumental, posto à disposição do Direito Penal, recomenda, ao entanto, que só se faça dele uso quando não tenham tido êxito os meios coativos menos gravosos, de natureza não penal (...). O princípio da subsidiariedade limita, portanto, o ius puniendi na medida em que só autoriza a intervenção penal se não houver outro tipo de intervenção estatal menos lesiva e menos custosa aos direitos individuais". (Código Penal e sua interpretação Jurisprudencial, Alberto Silva Franco e outros, volume 1, tomo I, parte geral, pág. 38, 6a edição, editora Revista dos Tribunais).

0 furto de pequeno valor (impropriamente classificado como "crime de bagatela", pois, na realidade, sequer apresentam-se como ilícito pena1) insere-se no contexto do ilícito civil, sendo que a ação penal apresenta-se despicienda de justa causa.

Ademais, aplicação da pena representará certamente uma desproporcionalidade em re1ação a repercussão socia1 e a lesividade, máxime se for levado em conta o patrimônio da vítima e o valor de res para cada acusado ..... do salário mínimo vigente à época).

Nada obstante, saliente-se que o rigorosíssimo tratamento dispensado pelo DD. Membro do Ministério Público no recurso de apelação não tem razão de ser. Caberia-lhe colacionar aos autos prova no sentido de que os demais furtos foram praticados pelos acusados, por ser ônus exclusivamente seu. Porém não o fez.

Desse modo, o fato deve ser analisado isoladamente, pois a função punitiva somente pode ser aplicada aqueles que realmente cometem o ilícito. Se deste surge o poder estata1 de regressão pena1, não pode ser olvidado, que aos acusados é assegurado o direito de não ser punido fora do campo de sua atuação e além dos limites legais.

Por derradeiro não é supérfluo anotar que os acusados são primos, sem qualquer antecedente crimina1, de modo que, aliada à confissão expontânea, estes elementos estão a indicar que este fato foi episódico isolado em suas vidas.

Assim, o inconformismo com que se insurge o Digníssimo Membro do Ministério Público, expressado por quem é merecedor de incontáveis considerações pela cultura jurídica e brilhantismo que engrandecem o Parquet, neste caso, concessa venia, não merece guarida.

DOS PEDIDOS

Em face do exposto e do mais que certamente será colacionado aos autos pelo notório saber jurídico de Vossas Excelências, requerem e esperam, respeitosamente os apelados que este Egrégio Tribunal negue provimento ao recuso de apelação e mantenha a r. decisão do Juízo a quo incólume.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal