Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Constitucional Agravo de instrumento em face de decisão que rejeitou recurso

Petição - Constitucional - Agravo de instrumento em face de decisão que rejeitou recurso


 Total de: 15.244 modelos.

 
Agravo de instrumento em face de decisão que rejeitou recurso, por intempestivo, alegando-se justa causa para a interposição fora do prazo.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO .......

AUTOS Nº .....
RECORRENTE .....
RECORRIDO ....

O ESTADO DE ....., representado pelo Procurador de Estado que abaixo subscreve, vem interpor

AGRAVO DE INSTRUMENTO

da decisão do Exmo. Sr. Dr. ...., DD. Juiz de Direito em exercício na ....ª Vara Cível da Comarca de ...., que rejeitou o recurso ... por intempestivo, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

COLENDA CORTE

DOS FATOS

O presente agravo de instrumento foi interposto com um único objetivo: fazer valer a súmula 405, do Supremo Tribunal Federal. Quanto ao mérito do recurso, portanto, a discussão é praticamente estéril, vez que a referida súmula é de uma clareza cristalina.

Ocorre que V. Exa., calcado em sólidas razões, houve por bem não conhecer o recurso, por intempestivo. Tal posicionamento, contudo, não merece prosperar, data maxima venia.

Conforme se demonstrará, houve obstáculo judicial (justa causa) para que o agravo não fosse interposto no prazo adequado. A certidão de intimação da decisão agravada, embora requerida com um prazo de antecedência bastante largo, somente foi fornecida pela secretaria do juízo a quo no último dia do prazo, tornando impossível a propositura do recurso dentro do prazo legal.

Por essa razão, que será reforçada pelos argumentos adiante alinhados, outra solução não há senão reconhecer a justa causa, nos moldes do art. 183, do Código de Processo Civil, conhecendo e dando provimento ao recurso.É o que se verá.

DO DIREITO

"Nada menos humano do que essas angustiosas preclusões que espreitam sorrateiramente o advogado na extremidade derradeira de cada prazo". Eliazar Rosa

O artigo 183, do Código do Processo Civil, com os parágrafos que o acompanham, traz uma verdade manifesta e de fácil assimilação:

"art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porém, a parte provar que o não realizou por justa causa.

§1o. Reputa-se justa causa o evento imprevisto, alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou mandatário.

§2o. Verificada a justa causa o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar" - os grifos são nossos.

O artigo 180, do mesmo Código, contém dispositivo prevendo a suspensão do curso do prazo, hipótese em que o prazo será restituído por tempo igual ao que faltava para a sua complementação. Comentando o dispositivo, NELSON NERY JR. informa que "caso a parte crie algum obstáculo à prática do ato processual, o curso do prazo fica suspenso até a cessação definitiva do obstáculo. A suspensão se dá também quando o obstáculo é judicial, como, por exemplo, quando há greve nos serviços judiciários, quando os autos não estão regularizados pelo cartório, quando há correição que impede o andamento normal dos serviços cartorários etc" (Comentários...3a ed. RT, São Paulo, 2000, p. 481). Nessa diretriz é a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, consubstanciada no RE 109.160, relatado pelo eminente Ministro Célio Borja, e em cuja ementa se lê:

"Prazo. Cumprimento. Preclusão. Inteligência dos arts. 180 e 184 do CPC. Se o obstáculo é criado por uma das partes, restitui-se o prazo a outra, por tempo igual ao faltante para sua complementação; se judicial a causa, prorroga-se para o primeiro dia útil. RE não conhecido" (in R.T. vol. 620/228).

No caso dos autos, tem-se a seguinte situação: o agravo de instrumento foi redigido em 26 de outubro de 2000; em 30 de outubro foi protocolizado pedido para que o cartório da .......a Vara da Fazenda Pública Estadual fornecesse certidão de intimação da decisão agravada; porém, somente em 6 de novembro aquela certidão foi entregue à funcionária da Procuradoria do Estado, apesar de, diariamente, haver solicitação verbal do fornecimento da dita certidão. Todas essas datas podem ser comprovadas através da análise da petição em anexo e da certidão de fls. 36.

Ora, todos nós sabemos a distância que separa o Tribunal de Justiça ......... do Fórum Estadual. Seria fisicamente impossível exigir que o recurso fosse interposto no dia 6 de novembro, uma vez que a certidão de intimação da decisão agravada, que é peça essencial para o conhecimento do recurso, apenas foi entregue no último dia do prazo. Houve, inegavelmente, obstáculo criado pela Justiça, o que nos leva a concluir que é manifesta a presença da justa causa, tal como exigido pelo art. 183, do CPC. Assim, o prazo há de prorrogar-se ao primeiro dia útil seguinte ao fornecimento da certidão de intimação solicitada ao juízo a quo; no caso, o prazo haveria de prorrogar-se ao dia 7 de novembro de 2000.

Justamente por serem regras restritivas de direito, as disposições referentes ao tempo e à forma dos recursos devem ser interpretadas de modo a favorecer o recorrente. Como explica HUBERTO THEODORO JÚNIOR, "quando da aplicação de uma norma de prazo sobre uma situação fática surgir dúvida fundada sobre a efetiva perda da faculdade processual, o critério a seguir será o de considerar não incidente a norma restritiva" (Perda dos Prazos Processuais. Revista da AJURIS 13, 1978, p. 108).

A Suprema Corte tem jurisprudência nesse sentido, ao decidir que "havendo dúvida sobre a perda de prazo, deve-se entender que ele não se perdeu" (RE nº 70.548, in RTJ 55/465), ou seja, "a solução deve ser a favor de quem sofreu o castigo da perda duvidosa" (RE nº 70.777, in RTJ 57/408), mediante presunção de que "o prazo não foi ultrapassado" E1(RE 74.869, in RTJ 64/273).

O Superior Tribunal de Justiça, da mesma forma, vem-se posicionando favoravelmente aos recorrentes em casos como o dos autos. Vejamos:

"PROCESSUAL - EMBARGOS DECLARATÓRIOS - INTEMPESTIVIDADE - CERTIDÃO DE PUBLICAÇÃO - DECISÃO QUE ADMITIU O RECURSO - PRESUNÇÃO DE INTEMPESTIVIDADE. I - A circunstância de haver decorrido, entre a publicação do acórdão e a apresentação do apelo, tempo superior ao prazo recursal não basta para demonstrar a intempestividade: É possível que alguma circunstância tenha concorrido, para evitar o exaurimento do prazo (defeito na publicação; impedimento judicial, etc.). II - A admissão do recurso faz presumir sua tempestividade, impondo-se ao recorrido demonstrar o contrário, através de certificado de intempestividade". (EDRESP 139199/MG, DJ: 19/04/1999, p. 79, Relator Min. HUMBERTO GOMES DE BARROS, Data da Decisão 09/03/1999, Órgão Julgador PRIMEIRA TURMA).

"RESP - PROCESSUAL PENAL - RECURSO - PRAZO - DUVIDA - EM HAVENDO DUVIDA RAZOÁVEL QUANTO A TEMPESTIVIDADE DO RECURSO, RECOMENDA-SE ADMITI-LO, POR IMPERATIVO DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM O ACESSO AO JUDICIÁRIO" (RESP 43535/PR, DJ: 26/09/1994. P. 25670, RSTJ 64, p. 267, Rel. Min. LUIZ VICENTE CERNICCHIARO, Data da Decisão 09/08/1994, Órgão Julgador SEXTA TURMA).

"Prazo. Paralisação dos serviços cartorários. I - A parada dos serviços cartoriais caracteriza-se como obstáculo ao curso regular do prazo recursal, que é de ser, em conseqüência, prorrogado para o primeiro dia útil, quando o seu vencimento recai no dia da paralisação. II - Recurso especial conhecido e provido, nemine discrepante. (RECURSO ESPECIAL Nº 1.773- RS - 4ª Turma - STJ - 1990 (Registro nº 89.0012948-1) (Relator: O Exmo. Sr. Ministro Fontes de Alencar).

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, demonstrada a justa causa para o não oferecimento do recurso no prazo vintenal, pede-se que seja reformado o despacho de fls. ......., que indeferiu liminarmente o recurso, para que o agravo de instrumento interposto seja conhecido e provido.

Segue em anexo cópia da petição de requerimento da certidão de intimação da decisão de primeiro grau agravada, protocolizada em ..... de ............ de .......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Constitucional
Impetração de mandado de segurança em face de autoridade que condicionou o licenciamento de veícu
Ação civil pública interposta pelo Ministério Público Federal, para fins de continuidade da pesqu
Memoriais em ação de indenização contra o Estado por torturas praticadas por policial
Embargos de declaração para fins de pré-questionamento
Pedido de alvará judicial para transplante
Apelação em face de indeferimento de mandado de segurança, vedando-se, com isto, transferência pa
Mandado de injunção visando a obtenção de alvará para exercer a atividade de moto-táxi
Mandado de segurança em face de coordenador de universidade que obsta a realização de estágio por
Mandado de segurança em face de juiz que proibiu que o impetrante tomasse vista dos autos
Pedido de suspensão de execução de sentença prolatada em ação civil pública
Ação popular para declaração de nulidade de lei municipal que cedeu imóvel doado à entidade educa
Ação civil pública promovida pelo Ministério Público, a fim de retirar do ar programa de televisã