Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de reparação civil devido à furto de veículo em supermercado

Petição - Civil e processo civil - Pedido de reparação civil devido à furto de veículo em supermercado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de reparação civil devido à furto de veículo em supermercado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO REPARAÇÃO DE PERDAS E DANOS

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Requerente, como cotidianamente fazia, dirigiu-se no dia ..... ao Supermercado-requerido para fazer compras. Estacionou o automóvel, marca....., placa ......, ano de fabricação ....., cor ....., de sua propriedade (doc. 02), no local privativo do referido estabelecimento comercial.

Após as compras, encaminhou-se ao estacionamento e verificou então que o veículo fora subtraído. No exato momento, comunicou a ocorrência à Policia Civil (docs. 03/05).

O estacionamento onde fora deixado o automóvel é destinado a uso dos clientes do Supermercado-Requerido, contendo vagas cobertas, demarcadas, placas de sinalização e pessoal de segurança. As compras são levadas aos automóveis estacionados no parque em carrinhos, que, depois de usados, são deixados no local e recolhidos pelos funcionários do estabelecimento comercial.

O lesado, ora Requerente, faz parte da freguesia do Requerido. A freguesia compõe-se, em sua maioria, de pessoas que optam pelo estabelecimento comercial do supermercado, dada a facilidade de estacionar seus veículos em local fechado, de aparente segurança.

A suposta "gratuidade" dos serviços de estacionamento oferecidos pela demandada não a exonera de responsabilidade pelos danos sofridos por seus usuários, pois tal "gratuidade" existe meramente na aparência. Onerosidade existe, em verdade, no lucro da ofertante dos serviços com o incremento da freguesia atraída pela facilidade de estacionar. Claro que os custos de criação e manutenção dos serviços de estacionamento compõem a estrutura dos preços dos produtos adquiridos pelos usuários.

DO DIREITO

O art. 629/NCC reza que:

"O depositário é obrigado a ter na guarda e conservação da coisa depositado cuidado e a diligência que costuma com o que lhe pertence, bem como a restituí-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante".

Ademais, o Tribunal de Justiça do Estado de ....., por suas ..... Câmaras Cíveis, sensível a essas observações, em vários acórdãos reconheceu a onerosidade, vislumbrando o lucro do estabelecimento. Ademais, doutrina e jurisprudência há muito defendem a reparação integral dos danos por esse meio causados aos usuários.

Destarte, restando infrutíferas as tentativas do Requerente em composição amigável, resta-lhe, somente, as vias judiciais para obter a reparação das perdas e danos.

DOS PEDIDOS

Pelo exposto, requer:

A citação do Supermercado-requerido, na pessoa de seu representante legal, para, querendo, responder aos termos da presente ação, sob pena de revelia.

A condenação do Requerido a pagar indenização equivalente ao preço de mercado do veículo, além do prejuízo decorrente da indisponibilidade do automóvel durante todo o tempo da demanda, e da depreciação do seu valor - apurando-se o quanto em liquidação da sentença -, além das custas processuais e honorários advocatícios.

Pugna por provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de rescisão de contrato de arrendamento mercantil de veículo, com pedido de tutela antecipat
Pedido de homologação de acordo entre exeqüente e executado
Pedido de homologação de acordo e arquivamento da lide em ação civil coletiva
Ação de adjudicação compulsória para que o espólio providencie a outorga de escritura pública de
Interposição de ação monitória, tendo em vista a inadimplência no recebimento de valores relativo
Contestação à medida cautelar inominada, requerendo-se a extinção do processo sem julgamento de m
Ação monitória interposta em face de inadimplemento do devedor em contrato verbal de locação de u
Cominatória (substituição de produto com vício)
Impugnação à contestação em ação de indenização, sob alegação de revelia e confissão, ante à junt
Pugna-se pela improcedência da ação para que seja resguardado aos réus os riscos da evicção
Manifestação sobre a réplica de ação ordinária de indenização
Pedido de separação de corpos em face de violência proferida por cônjuge varão