Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de liberação de hipoteca

Petição - Civil e processo civil - Pedido de liberação de hipoteca


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de liberação de imóvel hipotecado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO ORDINÁRIA DE LIBERAÇÃO DE IMÓVEL HIPOTECADO, PELO SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O "de cujus", ...., adquiriu por compra, o apartamento sob nº ...., localizado na Rua .... nº ...., com frente para referida rua, possuindo a área útil de .... m², área de uso comum de .... e fração ideal do solo de ...., de terreno foreiro, medindo .... m, de fundos em ambos os lados, limitando-se pela lateral direita de quem da rua olha o imóvel, com casa nº ...., da mesma rua, pela lateral esquerda com a casa nº ...., de ...., tendo de largura na linha de fundos, .... m, onde limita-se com o lote de terreno nº ...., correspondendo dito imóvel, ao lote ...., do croquis nº .... e da parte do lote ...., do croquis nº ...., aquisição esta, feita de .... e sua mulher ...., em .../.../..., na ocasião pelo preço de R$ ...., financiado pelo .... CRÉDITO IMOBILIÁRIO, conforme matrícula nº ...., do Registro de Imóveis da .... Circunscrição da Capital, anexa.

Ocorre que o adquirente faleceu nesta ...., no dia .../.../... e em .../.../... a ocorrência do óbito foi comunicada ao referido ...., Crédito Imobiliário, e foi pedido a este a liberação do imóvel hipotecado, coberto pelo seguro.

Tendo em vista que o citado agente financeiro não respondeu e nem liberou o imóvel, em .../.../..., foi requerido ao Egrégio Juízo da ....ª Vara Cível da Comarca de ...., onde tramita o inventário do "de cujus", fosse enviado ofício ao aludido Banco, pedindo a liberação do imóvel, o que foi feito, pelo ofício nº ...., anexo e em .../.../..., portanto, recentemente, o agente financeiro ...., juntando uma informação da ...., se negam a liberar o imóvel, sob a alegação de que "o segurado possui outro imóvel no Município de .... Data do contrato, .../.../..." e, diante desta negativa, o remédio é se recorrer à Justiça, pedindo a liberação do imóvel.

DO DIREITO

Diz a lei:

"A lei não prejudicará o direito adquirido e o ato jurídico perfeito

......" e mais

"A lei não poderá excluir da apreciação do Poder Judiciário, qualquer lesão de direito individual."

O mutuário, ( hoje espólio, ....), celebrou com o agora réu, um ATO JURÍDICO PERFEITO, isto em .../.../..., conforme mostram os documentos acostados a esta e jamais sabia que vinha morrer em .../.../....

Naquela mesma data, .../.../..., o mutuário e sua mulher, esta hoje representando o espólio, assinaram junto ao ..., o seguro, (documento incluso), o que claramente estabelece, verbis:

"II - AS COBERTURAS DISPONÍVEIS QUANTO À PESSOA SÃO:

a) MORTE, QUALQUER QUE SEJA SUA CAUSA."

Estabelece a lei:

"Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga,mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra RISCOS PREDETERMINADOS". - art. 757 do Código Civil, (grifos nossos).

O nosso Egrégio Tribunal de Justiça já decidiu:

"SEGURO DE VIDA. - Do momento em que o estipulante do seguro comunica à adesão do segurado e, sem oposição às condições da proposta, a seguradora vem a receber o prêmio, o contrato se aperfeiçoa e o seguro é devido".

In Paraná Judiciário, nº 11/65.

Em decisão unânime, do Egrégio Tribunal de Justiça, do Estado de Santa Catarina, datada de 16 de outubro de 1984, em caso idêntico a este, dentre outros argumentos, ressalta aquela Corte de Justiça:

"Cuida-se, no caso, da aquisição de DOIS APARTAMENTOS RESIDENCIAIS PELA MESMA PESSOA E SITUADOS NA MESMA LOCALIDADE, FINANCIADOS COM RECURSOS DO SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO, TRANSAÇÕES ESSAS COBERTAS PELO SEGURO HABITACIONAL OBRIGATÓRIO, conforme consta dos autos" e decidiu JULGAR PROCEDENTE À AÇÃO E CONDENAR A RÉ A PROMOVER A LIQUIDAÇÃO DO CONTRATO: - Ap. Cível nº .... Rel. Des. Rubén Córdova.

DOS PEDIDOS

Nestas condições, tendo em vista os motivos expostos, vem a requerente, neste ato representando o espólio do ...., com fundamentos nos artigos 282 e seguintes do Código de Processo Civil, pedir a citação da ...., pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na Rua ...., na pessoa de seu representante legal, para contestar, no prazo de 15 dias, se quiser, a presente ação ordinária de liberação do imóvel hipotecado, pelo sistema financeiro de habitação, ficando desde logo citada, para todos os termos da ação, até a sentença final.

Tendo em vista que o imóvel foi financiado pelo .... - Crédito Imobiliário, estabelecido na Rua .... e depois do óbito, os pagamentos foram suspensos, pede-se seja dado ciência ao mesmo, por mandado, do inteiro teor da presente ação.

Protesta-se pelo depoimento pessoal do representante legal da ré, sob pena de confesso, testemunhas e demais provas em direito permitidas, pedindo-se finalmente, seja a ação julgada procedente, condenando a requerida a promover a liquidação do contrato, com a liberação do imóvel, condenando ainda, nas despesas judiciais e honorários de advogado, na base da citação.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de cobrança de honorários advocatícios (02)
Réplica a contestação da ação de anulatória de título
Ação de reparação de danos decorrentes de acidente de trânsito
Ação de manutenção de posse, com pedido de concessão de liminar ante a posse de menos de ano e di
Pedido de juntada de execução de alimentos
Edital de proclamas
Contestação à ação de indenização, sob alegação de ilegitimidade ativa e litispendência
Ação de alimentos ajuizada por convivente sem prova do concubinato
Extinção do processo de execução
Ação de indenização para reaver-se danos iminentes e lucros cessantes em decorrência de acidente
Ação de reparação de danos, em decorrência de acidente de trânsito.
Trata-se de pedido de rescisão de contrato de compra e venda de veículo oriundo de furto