Pedido de abertura de inventário sob a forma de arrolamento.
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO
DO .....
....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador
(a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua
....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de
seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01),
com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade
....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui
respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor
ABERTURA DE INVENTÁRIO NA FORMA DE ARROLAMENTO
pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
DOS FATOS
O sr....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ..... veio a
falecer no dia ...., - certidão de óbito nº ...., sendo que era casado com a
requerente ..... e pai de ....., todos maiores e capazes, residentes e
domiciliados nesta cidade.
Segundo a descrição e avaliação, o acervo do espólio monta a importância total
de R$ ..................., sendo representado pelos seguintes bens:
1 - um imóvel rural, ............ (descrever e localizar), no valor de R$
....................;
2 - uma casa residencial .........(descrever e localizar), no valor de R$
..................;
3 - quinhentas ações nominativas do Banco do Brasil, no valor de R$
.................;
4 - depósito na Caderneta de Poupança da Caixa Econômica Estadual, no valor de
R$ ................;
5 - depósito em dinheiro no Banco do Brasil, no valor de R$
.......................;
6 - um trator marca ....................., ano ......., no valor de R$
............................;
7 - um automóvel marca ................, ano .........., placas .............,
chassis nº ......................., cor ................, avaliado em R$
........
Deduzindo-se da importância total dos bens o valor de R$ ....., correspondente
ao pagamento de dívidas dos credores ................, ........................
e ....................., e de despesas de advogado, funerais e impostos, temos
como patrimônio hereditário líquido e partível o valor de R$ .............;
Considerando ter sido a viúva casada pelo regime de comunhão de bens, a ela cabe
a metade do monte partível, sendo, portanto, a sua meação no valor de R$
....................... A outra metade, também no valor de R$
....................., que constitui a meação do inventariado, é dividida entre
os filhos, cabendo a cada um a importância de R$ ...........
Nomeia-se a viúva, SRª ...., como inventariante, por possuir a maior parte dos
bens.
Desta forma, concordam que o pagamento dos respectivos quinhões seja feito da
seguinte maneira:
I - À viúva meeira, ................., são dado em pagamento os seguintes bens:
1 - ...............
2 - ...............
3 - ...............
II - À filha herdeira, ................, cabem os seguintes bens:
1 - ...............
2 - ...............
III - Ao filho herdeiro, ......................., cabem os seguintes bens:
1 - ...............
2 - ...............
DO DIREITO
A presente ação encontra fulcro nos arts. 1031 e ss. do CPC.
DOS PEDIDOS
Ante todo o exposto requer-se a nomeação da viúva, Srª ...., como inventariante
dos bens.
Requer-se a homologação da presente, com a conseqüente expedição do formal de
partilha, por serem todos os herdeiros maiores e capazes de acordarem.
O imposto de transmissão de bens causa mortis será pago quando devido.
Dá-se à causa o valor de R$ .....
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
[Local], [dia] de [mês] de [ano].
[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]