Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Medida cautelar inominada com o objetivo de retirada de nome de consumidor de cadastro de inadimplentes

Petição - Civil e processo civil - Medida cautelar inominada com o objetivo de retirada de nome de consumidor de cadastro de inadimplentes


 Total de: 15.244 modelos.

 
Medida cautelar inominada com o objetivo de retirada de nome de consumidor de cadastro de inadimplentes.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO CAUTELAR INOMINADA

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Requerente firmou com o Requerido "Contrato de Financiamento", em data de ..... de ....... de ....., através do qual obteve um crédito na ordem de R$ ....., a ser pago em ...... prestações, a primeira a vencer em data de ..../..../...... e a última em ..../..../.....

Ocorre que, a Requerente vinha pagando categoricamente em dia o objeto da obrigação contraída, todavia, na ânsia de realizar negócio, com intuito de obter veículo em melhores condições, entendeu por bem em vender seu veículo ........., ofertado como garantia ao empréstimo (que foi utilizado para a sua aquisição), o que fez em data de ..... de ........ de ......., conforme documento incluso.

Referido veículo inicialmente foi transferido para o nome de ......., o qual comprometeu-se na continuidade dos pagamentos à título de financiamento, entretanto, infelizmente, o mesmo chegou a atrasar as prestações, quando pressionado, acabou decidindo por vendê-lo à terceiros desconhecidos, os quais passaram a atrasar as parcelas à terceiros desconhecidos, os quais passaram a atrasar as parcelas constantemente, vindo a causar inúmeros aborrecimentos à Requerente.

Evidentemente que, por referido financiamento encontrar-se registrado em seu nome, é óbvio que a parte Requerida optou por lançar o nome desta junto aos Órgãos Protetores de Crédito (SPC, Seproc, etc), até que a situação fosse corrigida mediante ação de busca e apreensão.

Assim, a Requerente teve seu nome lançado no rol de devedores, sendo que nada deve à empresa Requerida.

Ademais, em pesquisa que realizamos, obtivemos êxito em localizar o veículo e seu novo proprietário, onde ficou constatado que já existe novo bloqueio sobre o mesmo, formalizado mediante a formalização de novo financiamento, através de outro agente financeiro, a saber: ......

Oras, é conhecimento de todos que, para que se possa contrair um novo financiamento sobre um bem já financiado, é indispensável a baixa do gravame, isto é, a liberação do agente financeiro, o que, por óbvio, se dá apenas mediante quitação da dívida.

Desta forma, diligenciamos novamente, e conseguimos obter prova da baixa de gravame pela parte Requerida, o que comprova que os proprietários posteriores a Requerente (......... e ..........) chegaram a quitar o débito do financiamento contraído pela Sra. ......, logo, os apontes em cadastro de dados de inadimplentes, encontram-se eivados de má-fé, em razão de não mais existir referida dívida.

De tudo, conclui-se que, pela farta prova documental produzida nestes autos, que a Requerente possui o "nome sujo" indevidamente, o que vem lhe causando inúmeros problemas junto à Bancos, lojas, enfim, em todas as suas transações comerciais, o que, por certo, caberá uma ação indenizatória no futuro bem próximo.

Como se vê, respeitosamente, a parte Requerida vem desrespeitando, de forma clara e insofismável, as disposições contidas no Código de Defesa do Consumidor.

DO DIREITO

DO FUMUS BONI JURIS E DO PERICULUM IN MORA

O CPC disciplina que será concedida liminar sempre que presente o fundado receio de dano de difícil reparação e lesão ao direito de outrem, a par do que prescreve o art. 798, vejamos:

"Art. 798. Além dos procedimentos cautelares específicos, que este Código regular no Capítulo II deste Livro, poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação".

No caso vertente, verifica-se a presença dos requisitos legais para a concessão de medida liminar que determine o cancelamento da inscrição do nome da Requerente junto aos órgãos de proteção ao crédito, em caráter provisório até o julgamento da demanda, e, ao final, em definitivo, ficando comprovado a inexistência de débito para com a Requerida.

Neste sentido, trazemos à baila as seguintes jurisprudências:

"DIREITO CIVIL - CIVIL - DANOS MORAIS - COBRANÇA INDEVIDA - AMEAÇAS DE PROTESTO E DE INSCRIÇÃO NO SPC - A cobrança reiterada de dívida inexistente, com ameaças indevidas de protesto e de inscrição no serviço de proteção ao crédito, ainda que não se tenha materializado esta ou aquele, perturba a tranqüilidade e o sossego de qualquer pessoa com o mínimo de orientação deontológica e de referências sociais, e, por isso, autoriza o deferimento do pedido de reparação de danos morais. Apelo não provido. Unânime". (TJDF - APC 19980110444480 - 1ª T. Cív. - Rel. Des. Valter Xavier - DJU 16.02.2000 - p. 13)

"RESPONSABILIDADE CIVIL - PROTESTO INDEVIDO DE TÍTULO - APONTE DO NOME COMO DEVEDOR INADIMPLENTE - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC) - DANO MORAL - INDENIZAÇÃO - DANO MATERIAL - FALTA DE COMPROVAÇÃO - Responsabilidade Civil. Danos materiais e morais. Protesto de título por dívida inexistente, acarretando a negativação no nome do autor no SPC e no SCI, bem como sustação de fornecimento de talonário no Banco do ............, onde era correntista. Hipótese evidente de causa adequada do prejuízo moral reclamado, a engendrar o dever de ressarcimento, Cujo valor foi fixado em parâmetro razoável. Danos materiais incomprovados. Provimento parcial do primeiro apelo e improvimento do recurso adesivo". (TJRJ - AC 6427/97 - Reg., 030498) - Cód. 97.001.06427 - 8ª C. Cív. - Rel. Des. Laerson Mauro - J. 25.11.1997)

"NEGÓCIO JURÍDICO BANCÁRIO - A GRAVO DE INSTRUMENTO - REVISÃO DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - CONTRATUAIS - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - REGISTRO NO SERASA, CADIM E SPC - SUSTAÇÃO DE PROTESTO - aplicação aos negócios jurídicos bancários do CODECON - Procedentes jurisprudenciais e do STJ - A discussão judicial do débito é motivo para evitar o cadastramento dos devedores nos registros creditórios, assim como vedar o aponte de títulos, oriundos do contrato, para efeitos de protesto, ou mesmo cancelar aquele já efetivado, pois se esta discutindo o quantum efetivamente devido. O contrário acarretaria tratamento desigual entre as partes, forçando os devedores a efetuarem os pagamentos pela quantia que os credores entendem como corretas, funcionando como verdadeira forma de coação e constrangimento, que é vedado pelo nosso ordenamento jurídico (art. 42 do CDC). Mais razão, ainda, para tais cancelamentos, quando o devedor, no âmbito da demanda revisional, postula o depósito das parcelas que entende como devidas, circunstância que autoriza presumir sua boa-fé quanto ao efetivo adimplemento daquilo que serve. Agravo improvido". (TJRS - AI 598474948 - 14ª C. Cív. - Rel. Des. Henrique Osvaldo Poeta Roenick - J. 04.03.1999) GRIFOS NOSSOS.

Há tempos a doutrina dominante vem entendendo que a inscrição do nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito ou a lavratura de protestos desvirtuou-se de sua primordial função, servido em muitos caso s de coação ao pagamento de dívidas inexistentes, tornando-se, verdadeiramente, fonte de insegurança à toda a população, e porque não dizer de empresas comerciais de médio e pequeno porte, sob as constantes ameaça do procedimento falimentar.

MM. Juiz, o presente caso versa especificamente por dívida inexistente, e que, por tal razão, deverá ser objeto de Ação Declaratória e posteriormente de Reparação de Danos.

O que se busca, por meio da declaratória, não é apenas a certeza em si, mas também a segurança jurídica a ser alcançada com "uma decisão judicial que estabilize, caracterize e individualize casos corretos" (STJ, 1ª T. Resp. 83.180 - RS, Rel. Min. JOSÉ DELGADO, ac. 04.03.1996, RSTJ 83/74). A cautelar, "in casu", não se dirige ao plano da certeza, mas sim aos efeitos práticos que dessa certeza haverão de advir para o Requerente, tais como o de impedir, ou, no presente caso, cessar o abalo de crédito.

Para a procedência do processo cautelar, permitimo-nos recordar que a plausibilidade da pretensão há que ser apreciada sem o exame pleno do direito material, objeto da Ação Principal. O que deve ser estabelecido, "data vênia", é a plausibilidade, isto é "a provável existência de um direito" a ser tutelado no processo principal. (ENRICO TULLIO LIEBMAN, citado pro Humberto Theodoro Júnior, in Processo Cautelar, EUD, pág. 73). Ainda segundo Humberto Theodoro Júnior, enfocando a "Moderna Visão do FUMUS BONI IURIS" (ob. Cit., pág. 74/75) encontramos o seguinte ensinamento:

"Segundo a mais atualizada doutrina, não se deve ver na tutela cautelar um acertamento da lide, nem ao mesmo um caráter provisório, mas sim, "uma tutela ao processo", a fim de assegurar-lhe eficácia e utilidade prática.

Assim como já expusemos anteriormente (ver nº 43), o fim do processo cautelar é "evitar, no limite do possível, qualquer alteração no equilíbrio inicial das partes, que possa resultar da duração do processo". (8)

Ora, se não existe um direito substancial de cautela (9), e se a medida cautelar é decretada não em razão da possibilidade de êxito da pretensão material da parte, mas da necessidade de assegurar eficácia e utilidade ao provimento do processo principal, não se pode acolher como razoável o condicionamento da tutela preventiva a verossimilhança do direito substancial da parte".

Assim sendo, verificamos que a presente medida preenche todos os requisitos para a concessão de medida liminar, para excluir provisoriamente o nome da requerente dos bancos de cadastros de dados, até final prolação de procedência na ação Declaratória que será proposta no prazo legal.

2 . PERICULUM IN MORA INVERSO

REIS FRIEDE, em sua magnífica obra "Aspectos Fundamentais das Medidas Liminares", 3ª ed. Forense Universitária, 1996, as páginas 192/193, muito bem analisa a questão do "periculum in mora inverso" como fator determinante da não concessão de medida liminar, vejamos:

"Durante a segunda fase do exame do juízo de admissibilidade da medida cautelar, em forma de liminar ou não - ao lado do requisito da "relevância do fundamento do pedido" e necessariamente após a comprovação dos requisitos do periculum in mora e do fumus boni iuris (relativas à primeira fase do exame do juízo de admissibilidade da medida) - resta o imperativo e criterioso exame do requisito consubstanciado no denominado periculum in mora inverso ou, mais especificamente, na sua "não - produção", consistente, exatamente, no afastamento, por seu turno, da eventual concretização de grave risco de ocorrência de dano irreparável (ou de difícil reparação), contra o réu (impetrado ou requerido), como conseqüência direta da própria concessão da medida liminar eventualmente deferida ao autor (impetrante ou requerente)." (Op. Cit. Pág. 192/193).

E segue, o ilustre doutrinador, colacionando entendimento jurisprudencial:

"Na concessão de liminar, pela ampla discrição com que age, deve o juiz redobrar de cautelas sopesando maduramente a gravidade e a extensão do prejuízo, alegado, que será imposto aos requeridos (...)" (ac. Unâm., da 1ª Câm. Do TJRS de 26.2.85, no agr. 584.044.135, rel. Des. Athos Gusmão Carneiro; RT 598/191) (op. Cit. Pág. 193)

Da análise destes fundamentos doutrinários e jurisprudenciais, emerge de forma absoluta a conclusão de que em havendo a possibilidade de que a concessão da medida liminar venha a causar dano irreparável à Requerida, esta por certo não poderá ser concedida. É a conclusão clara a que chega o ilustre doutrinador, quando afirma:

"A não produção do denominado periculum in mora inverso, necessariamente implícito no próprio bom senso do julgador, portanto, desponta inegavelmente como um pressuposto infatastável para a decisão final pela concessão da medida liminar - a ser sempre obrigatoriamente verificado, de forma compulsória -, uma vez que, em nenhuma hipótese, poderia ser entendido como um procedimento lícito a modificação de uma situação de fato perigosa para uma parte - mas tranqüila para a outra - por uma nova que apenas invertesse a equação original, salvaguardando os interesses de uma das partes em detrimento da outra e ao elevado custo da imposição de gravames (até então existentes e por vezes até mesmo insuportáveis)." (op. cit. Pág. 194).

No presente caso, Exa., inexiste, em absoluto, qualquer risco de que ocorra o "periculum in mora inverso", isto porque, está a se discutir a inexistência da dívida, com base em robusta prova documental, imitida pelo próprio DETRAN/ .......

Portanto, se concedida a liminar e, posteriormente, na ação principal, provar a Ré que procedeu corretamente e que a baixa do gravame ocorreu por equívoco, simplesmente a Requerente voltará a figurar no rol de devedores. Assim nenhum prejuízo sofrerá a Requerida com a concessão da liminar o mesmo não só podendo dizer da Requerente caso a liminar não lhe seja concedida.

Ademais, a requerida sequer terá prejuízos, posto que não se pretende, nada mais nada menos do que a proteção do bom nome comercial da Requerente.

DOS PEDIDOS

Requer-se para provar o alegado, toda a produção de todos os meios de prova em direito admitidas, especialmente a juntada dos documentos inclusos, o depoimento pessoal da Requerida na pessoa de seu representante legal, a realização de perícia entre outras que se fizerem necessárias no curso da instrução.

Ante o exposto, requer-se, a fim de evitar prejuízos irreparáveis à Requerente, seja concedida a medida liminar, "inaudita altera pars", com o intuito de cancelar a inscrição de seu nome de cadastros de inadimplentes, bem como, seja oficiado aos Cartórios de Protestos, para que se abstenha de registrar qualquer aponte contra a Requerente, até final decisão nos autos da Ação Declaratória, que irá se ingressar no prazo legal.

Após a concessão de liminar, requer-se a citação da Ré, através de Carta AR, na forma do art. 222 do CPC, no endereço constante do preâmbulo desta petição, para que conteste, querendo, o presente feito, e o acompanhe até seu final julgamento, que deverá acontecer simultaneamente com Ação Principal, já que dela é dependente, o qual se requer seja procedente para declarar a inexistência da dívida, bem como condenar a Requerida no pagamento das custas e honorários advocatícios.

Requer-se a concessão do benefício de gratuidade de justiça, tendo em vista a Requerente estar passando por sérios problemas financeiros, ocasionados pelo lançamento de seu nome em cadastro de proteção ao crédito, não tendo condições de arcar com os emolumentos judiciais, sem prejuízo ao próprio sustento, conforme declaração anexa.

Dá-se à causa o valor de R$ ........

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil