Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança para DETRAN

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança para DETRAN


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - DETRAN

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DESTA CAPITAL

____________, comerciante, solteiro, residente e domiciliado à rua ____________, nº ___, bairro _______, nesta cidade, portador do CPF n° ____________ por intermédio seu advogado infra-assinado, com escritório situado nesta cidade, à rua , onde recebe intimações e avisos, vem, com os poderes constantes do instrumento de procuração anexo (doc. 01), perante V. Exª., com o respeito e acato habituais, impetrar:

MANDADO DE SEGURANÇA em face de ato do DIRETOR GERAL DO DETRAN - DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO - DO ESTADO DE ___ - Exmo. Sr. Dr. ____________ com endereço nesta Capital, à Rua ____________, nº ____, expondo, para tanto, as razões que seguem, que caracterizam a violação de direito líquido e certo que lhe assegura as leis em vigor.

Dos Fatos:

1. Impetrante é o proprietário do veículo ______, placas _______, sendo que, para sua surpresa, durante o ato de licenciamento anual deparou-se com uma extensa listagem de infrações, anteriormente cometidas e supostamente notificadas, que vieram a obstar o direito líquido e certo do impetrante de regularizar sua situação, bem como realizar o licenciamento obrigatório do referido veículo.

2. Deve-se ressaltar que tal procedimento, o prévio pagamento das alegadas infrações, é por si só um abuso e uma ilegalidade, ainda que efetivamente devidas as multas impostas, não se deve esquecer que o Estado conta com o devido processo legal para a respectiva cobrança, a saber o processo de execução fiscal.

3. O impetrante desconhece totalmente tais infrações, sendo que não recebeu nenhum tipo de notificação de alguma multa por ele cometida enquanto proprietário do veículo em questão.

4. A listagem fornecida pelo DETRAN descreve as infrações por estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação e excesso de velocidade, ambas cometidas no período compreendido entre __-__-__ e __-__-__, quando tal veículo não se encontrava na propriedade Impetrante e sim do Sr. ___, sendo que constam como notificadas e vencidas. (listagem do DETRAN/doc. 02 em anexo).

Dos Fundamentos

5. Causa espanto e indignação o fato do órgão Impetrado não haver protestado pelo pagamento de tais pendências, quando da transferência da propriedade do veículo, de ____ para o Impetrante. Pois tal procedimento foi realizado após a ocorrência das multas, sem qualquer manifestação por parte do DETRAN no sentido de que estas fossem quitadas.

6. Ressalte-se o entendimento dos tribunais:

A título de exemplo transcreve-se acórdão prolatado pelo Desembargador Bernardino M. Leituga no julgamento de recurso de apelação.

"MANDADO DE SEGURANÇA. VISTORIA DE VEíCULO CONDICIONADA AO PAGAMENTO DE MULTA. É ilegal condicionar vistoria de veículo ao prévio pagamento de multas, porque significa atribuir a administração pública poderes que ela não tem. A aplicação de multa é competência do DETRAN, porém a execução do seu valor só pode ser feita por via judicial."

Dessa forma, cabe Mandado de Segurança contra ato do DETRAN que nega a realização de vistoria sob alegação de que existem multas a pagar.

E ainda:

"O meio próprio e regular para a cobrança de multas é o executivo fiscal que não pode ser substituído por imposição de índole administrativa"

(JTJSC 1971, 1º vol., pág. 86, rel. Des. May Filho).

Bem como:

"dispondo a Administração de meios para cobrar os valores correspondentes às multas impostas por infração às leis de trânsito, é ilegal a exigência de sua prévia quitação como condição para o licenciamento de veículo" (ACMS n. 5.208, de Orleans, rel. Des. Wilson Guarany).

Para tornar mais clara a questão:

"Omitida a formalidade na notificação, viciado estará o processo de autuação" (Ap. Cível 53/77-TJPR).

"VEÍCULO. LICENCIAMENTO. Existência de multa por infração de trânsito. Notificação pessoal do infrator para que possa defender-se. 'É ilegal condicionar a renovação da licença de veículo ao pagamento de multa, da qual o infrator não foi notificado' (Súmula n. 127 do STJ). Recurso provido"

(ACMS n. 5.589, da Capital, rel. Des. Nestor Silveira).

Em relação à apresentação da defesa, violou dispositivo constitucional, artigo 5º, inc. LV, que preceitua:

"Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes."

Do Pedido

7. Pelas razões aqui expostas, evidencia-se, indubitavelmente, que a decisão do Diretor Geral do DETRAN ao vetar o licenciamento do veículo do Impetrante, violou o direito líquido e certo deste, atribuído pela Lei e confirmado pela Jurisprudência.

8. A concessão de medida liminar determinando que a autoridade impetrada permita o imediato licenciamento do veículo em questão;

9. Concedida a liminar, determine o MM. Juiz, a notificação da autoridade coatora para, querendo, prestar as informações que julgar necessárias.

10. A citação do EXMO. SR. DR. DIRETOR GERAL DO DETRAN - ___, no endereço acima indicado, para querendo, contestar os termos do presente MANDADO DE SEGURANÇA, sob pena de confissão e revelia;

11. Que seja ouvido o digníssimo representante do Ministério Público;

12. Julgar antecipadamente o pedido, por ser a questão de mérito unicamente de direito, "ex vi" ao disposto no art. 330, I, do Código de Processo Civil;

13. Que Vossa Excelência, na forma da Lei n° 1.533, de 31.12.51, conceder-lhe a segurança ora pleiteada.

14. A produção de todos os meios de provas em direito admitidas, em especial a prova documental, prova testemunhal e pericial;

Dando ao presente Mandado de Segurança, para os efeitos fiscais e de alçada, o valor de R$ ______ o Impetrante espera JUSTIÇA e

Pede Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

________________
Nome do advogado

OAB/ __ n°______

CIC n° _________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito (03)
Mandado de segurança impetrado em face de exigência de pagamento de multa de trânsito para renova
Impugnação à contestação em ação de interdito proibitório
Agravo de instrumento em autos de carta precatória
Mandado de lacração de local incerto
Embargos de terceiro, ante constrição de bens adquiridos do devedor antes da execução
Apelação de ação ordinária de FGTS
Ação de indenização, em decorrência de transfusão de sangue infectado ao paciente, o qual veio a
Responsabilidade do construtor
Ação de despejo para retomada de imóvel para uso próprio
Ação de indenização por danos morais e materiais, tendo em vista atraso de embarque e extravio de
Pedido de inclusão no débito dos executados