Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos de declaração ação anulatória

Petição - Civil e processo civil - Embargos de declaração ação anulatória


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos de declaração ação anulatória omissão artigos 5°, incs. liv e lv e 93, ix, da cf/88, 458, ii e iii do cpc,

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA _____, FALÊNCIAS E CONCORDATAS DA COMARCA DE ____.

AUTOS Nº: ___

___________., sucessora de ________., já identificada nos autos da AÇÃO ANULATÓRIA em epígrafe, que promove em face da FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, também devidamente identificada, por seus procuradores advogados que a presente subscrevem, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, interpor os presentes

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

à r. sentença de fls. 297/305, o que faz com fundamento no artigo 535, inciso II, do Código de Processo Civil e consoante razões de fato e de direito, a seguir aduzidas:

1. Na r. sentença ora embargada, houve decisão pela improcedência da ação, a qual visava em síntese o decreto de nulidade do Auto de Infração, ainda que parcialmente.

O decisum, ainda condenou a Autora ao pagamento das custas e Honorários advocatícios, fixados em R$ 1.000,00 (hum mil reais).

2. Destarte, tem-se que o julgado incorre em omissão quanto a pontos fundamentais do recurso, motivando se interponham os presentes embargos, inclusive para fins de prequestionamento dos temas, qual se comete como ônus da parte.

3. Inicialmente a r. decisão monocrática revela-se omissa no que tange ao decreto de nulidade formal do indigitado auto de infração, notadamente em virtude do local de sua lavratura ter sido a Inspetoria Regional de fiscalização.

Assim, resta saber se em casos desse jaez a peça básica do Processo Administrativo Fiscal não seria a REPRESENTAÇÃO (artigo 56, inciso I, "a" da Lei do ICMS) ao invés do AUTO DE INFRAÇÃO, pelo que derrubar-se-ia por terra qualquer argumentação de inexistência de vício apto a decretar a nulidade apontada.

Silencia, ainda, quanto ao fato da Autora estar ou não obrigada a certificar-se quanto a regularidade da Fernandes Comércio de Medicamentos Ltda., notadamente em relação aos documentos fiscais nº´s 2811; 2818; e 2822 sendo que à época dos fatos o SINTEGRA sequer estava disponível para acesso, aliás conforme salientado pelo Sr. Expert, por ocasião das respostas aos quesitos 2.c e 2.d (fls. 262/263).

Por fim, revela-se omisso na medida em que não estando a Embargante obrigada a tanto e tendo em conta que de acordo com o regulamento do ICMS do Paraná, bem como do Rio Grande do Sul, a empresa remetente das mercadorias não estaria obrigada a cadastrar-se como substituta tributária, pois poderia recolher o tributo através de Guia de Recolhimento Nacional, não há como impor-se qualquer responsabilidade à Embargante, ainda mais quando houve o destaque do imposto a ser recolhido nas respectivas Notas Fiscais.

Assim, tem-se por precário o julgado, impondo o suprimento das omissões retro apontadas.

4. Nesse passo, a esse título, diga-se que a contradição e as omissões verificadas importam em falta de exaustão da prestação jurisdicional, direito que se dá a nível constitucional, e permanecendo, data venia, será causa de infrigência aos artigos 5°, incs. LIV e LV e 93, IX, da CF/88, 458, II e III do CPC, sendo certo que a motivação do decisum, como garantia da parte, apenas se dará se forem apreciadas e decididas as questões relevantes submetidas no processo, especialmente em conta de que, do modo como laconicamente tomada, serve como impedimento à parte de buscar eventual recurso à Superior Instância.

5. PELO EXPOSTO, e pelo que será certamente suprido no notório saber de V. Exa., requer-se o recebimento, conhecimento e provimento dos presentes embargos, para o fim de serem supridas amplamente as omissões apontadas, declarando-se e decidindo-se expressamente a matéria objeto do recurso, inclusive com vistas aos seu prequestionamento, para os fins de direito.


Nestes termos,
Pede deferimento.
____, ___ de ____ de ___.


_______________
OAB/PR - _______


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Prazo recursal de desistência de separação
Agravo retido em face de decisão interlocutória de falta de carência de ação
Medida cautelar interposta para concessão de prazo maior para quitação de financiamento de compra
Mandado de segurança para DETRAN
Impugnação à contestação em ação reivindicatória
Concordata suspensiva
Ação de retificação de proventos de aposentadoria
Impugnação à contestação em ação de rescisão de contrato verbal, reiterando-se a alegação de víci
Interposição de ação ordinária de resolução contratual cumulada com pedido de indenização por per
Conversão de separação em divórcio em distribuição por dependência
Contestação à ação cautelar inominada, requerendo-se a cassação de liminar concedida
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com alimentos e partilha de bens (01)