Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Dissolução parcial de sociedade

Petição - Civil e processo civil - Dissolução parcial de sociedade


 Total de: 15.244 modelos.

 

DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE - ART 655 DO DEC-LEI Nº 1608-39

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de ____________.

____________, brasileiro, solteiro, CI nº ____________, SSP-___, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ___, apt. ___, Bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, neste ato representado por seus procuradores infra-assinados que recebem intimações no seu escritório profissional sito à Rua ____________, n° ____, ____________, na cidade de ____________/___, vem respeitosamente à presença de V. Exa., com fulcro no art. 1.218, inciso VII, do CPC, e com o procedimento dos arts. 655 a 674 do Decreto-Lei n.º 1.608/39, promover a presente AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE contra _____________, pessoa jurídica de direito privado, que atua com o nome fantasia de _____________, devidamente inscrita no CNPJ sob nº _____________, com sede na cidade de _____________ – ___, sito à Rua _____________, nº ____, sala ___, B. _____________, e contra os sócios ____________, brasileiro, solteiro, empresário, RG n.º ____________, CPF n.º ____________, residente e domiciliado em ____________, ___, e ____________, brasileiro, solteiro, empresário, RG n.º ____________, CPF n.º ____________, residente e domiciliado em ____________, ___, em vista das seguintes razões de fato e de direito:

I - O requerente é filho do finado ______________, sendo seu único e legítimo herdeiro.

II - Seu pai faleceu em __/___/___, conforme certidão de óbito em anexo.

III - O pai do requerente era um dos sócios da empresa ______, ora requerida.

IV - O pai do requerente era possuidor de 100 quotas no valor de R$ _____, conforme se constata do instrumento particular de alteração contratual firmado em __/__/__ (documento em anexo).

V - Por força de cláusula contratual, no caso de falecimento de quaisquer dos sócios, a sociedade seria desfeita.

VI - Inobstante a cláusula nº 7 do contrato de constituição da sociedade, os demais sócios continuaram suas atividades normalmente, a empresa continuou funcionando, passando a gerência a ser exercida por ____________, isto sem quaisquer formalidades.

VII - Nada se fez para regularização da sociedade, que encontra-se funcionando de forma irregular, contrariando as diretrizes legais e contratuais, em prejuízo do único herdeiro do falecido sócio.

VIII - Conforme estabelece o art. 335 do Código Comercial, in verbis:

"Art. 335. As sociedades reputam-se dissolvidas:[...]

4 - Pela morte de um dos sócios, salvo convenção em contrário a respeito dos que sobreviverem."[...]

IX - Na verificação e apuração dos haveres, há de se levar em conta o valor real dos bens do patrimônio social, desprezando-se os balanços da sociedade, que freqüentemente não exprimem a realidade.

X - No caso dos autos, há necessidade de apuração dos haveres, analisando-se o valor real dos bens do patrimônio social, fazendo-se necessária a avaliação judicial, que é desde já requerida.

XI - Na forma do art. 668 do CPC de 1939:

"Art. 668. Se a morte ou a retirada de qualquer dos sócios não causar a dissolução da sociedade, serão apurados exclusivamente os seus haveres fazendo-se o pagamento pelo modo estabelecido no contrato social, ou pelo convencionado, ou, ainda, pelo determinado na sentença."

Isso Posto, requer-se:

A citação dos interessados, acima indicados, para se manifestarem, com o prosseguimento do feito na forma dos arts. 656 e seguintes do Código de Processo Civil de 1939, aplicável por força do art. 1.218, VII, do Código de Processo Civil de 1973;

Que seja decretada a dissolução parcial da mencionada sociedade, com a apuração dos haveres do requerente;

A avaliação judicial de todos os bens, móveis, imóveis, veículos, ativo imobilizado e saldos da empresa __________, com a realização de perícia contábil;

A condenação dos requeridos nos efeitos da sucumbência;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil