Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação popular

Petição - Civil e processo civil - Ação popular


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO POPULAR

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE _______________-____.

__________________, brasileiro, casado, aposentado, portador da cédula de identidade RG nº _____________, título de eleitor n° _____________, residente e domiciliado na Rua _______ nº __, na cidade de ________, estado de _______, cidadão no uso e gozo de seus direitos políticos, por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, na rua ___________, n° ___, bairro __________ ,nesta cidade de __________ - __, onde recebe intimações e avisos, vem à presença de V. Exa. interpor:

AÇÃO POPULAR, com fulcro no art. 5° LXXIII, da CF/88, contra o ato do PREFEITO MUNICIPAL desta cidade, Exmo. Sr. _____________, com endereço nesta cidade, à Rua _____________, nº ____, expondo, para tanto, as seguintes razões de fato e de direito:

LEGITIMIDADE "AD CAUSAM"

O autor, brasileiro nato, regular com a justiça eleitoral, com esteio no art. 5° LXXIII da Carta Magna onde temos que: "qualquer cidadão é parte legítima para promover ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou entidade de que o Estado participe, à modalidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé isento de custas judiciais e de ônus da sucumbência;"

CABIMENTO DA AÇÃO

É a ação popular o remédio constitucional para defender o interesse público e não o individual. A ação deve ser proposta contra aqueles que, em nome da entidade pública lesionada, praticarem o ato ilícito.

Esses atos ilícitos, dentro da visão democrática participativa são quaisquer atos que sejam lesivos ao patrimônio público levando à condenação dos agentes responsáveis.

DOS FATOS

I - Em __/__/__ o prefeito municipal ordenou através do ato administrativo n° ____, a transferência da Biblioteca Municipal, situada no centro desta cidade, na rua ___________, n° __, para o bairro __________, distante do centro da cidade pelo menos 10KM (Dez Quilômetros).

II - Deve-se ter em vista que o prédio onde está instalada a Biblioteca Municipal é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, portanto, não pode ser destruído para que se construa um posto policial, mesmo sob a pretensa alegação de que "a população necessita de mais Segurança Pública".

III - A localização da Biblioteca Municipal é perfeita, pois está situada nas proximidades da Universidade Regional e das principais Escolas de nossa cidade. Além do que qualquer cidadão, vindo de qualquer bairro da cidade pode ter seu acesso facilitado, o que não ocorrerá na nova localização pretendida.

IV - Data vênia, existe no centro da cidade melhores locais vagos para a construção do malfadado Posto de Polícia, a determinação do Governador do Estado em permitir que os prefeitos escolham os locais mais adequados para instalar os postos de polícia em seus respectivos municípios, NÃO É UMA CARTA BRANCA! Os chefes das municipalidades devem respeitar as facilidades já dispostas ao alvedrio da população, e não, simplesmente, impor suas decisões prejudicando uma parcela incomensurável dos habitantes desta cidade.

"Ex Positis" requer:

a) seja JULGADA PROCEDENTE A AÇÃO, acolhendo o pedido do requerente em determinar a anulação do ato em que o Prefeito Municipal desta cidade, Exmo. Sr. Dr. _____________, transfere a Biblioteca Municipal do local atual para o bairro _______, em detrimento do erário público e contra a vontade popular.

b) Seja o réu condenado no ônus sucumbencial;

c) Seja citado o réu, no endereço registrado no preâmbulo, para, querendo, contestar;

d) Requer ainda, a produção de provas documentais, testemunhais, periciais, e especialmente o depoimento pessoal do demandado;

e) O indispensável parecer do Ministério Público;

Atribui-se à causa o valor de R$ ___________, apenas para fins de alçada.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

______________, __ de __________ de 20__.

_______________
Advogado

OAB/__ n°______


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Medida cautelar de sustação de protesto indevido
Contestação à ação de indenização interposta ante ocorrência de óbito em acidente de trânsito
Alienação de imóvel que não admite divisão cômoda
Pedido de indenização em face de réu contrato como gerente de empresa
Embargos de declaração por apreciação de matéria diversa
Contra-razões de recurso adesivo
Ação de anulação de título
Impugnação à contestação, requerendo-se o julgamento antecipado da lide, por tratar-se de questão
Impugnação à contestação, em ação proposta para devolução de valores atualizados ante à desistênc
Acordo de pedido de homologação de cancelamento de audiência
Interposição de medida cautelar inominada incidental, para que o requerente permaneça com a posse
Ação declaratória de inexistência de débitos c/c indenização por perdas e danos c/c pedido de lim