Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de alteração de guarda

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de alteração de guarda


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE ALTERAÇÃO DE GUARDA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Jurisdição cível

Alteração de guarda

Rito: ordinário - pedido liminar

Justiça de graça

____________, brasileira, divorciada, operária, portadora da cédula de identidade nº _________-SSP-UF, residente e domiciliada em ____________, (próximo a residência do SR. ____________), município de ____________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizar a presente

Ação Ordinária de Alteração de Guarda com Pedido Liminar, prestação da tutela jurisdicional que intenta contra seu ex-marido,

____________, brasileiro, divorciado, eletricista, residente e domiciliado na BR- ____, -KM- ____, em _________. Para tanto, inicialmente expõe os fatos, que secundados pelo pedido e embebidos no direito, darão azo aos requerimentos, na forma que segue:

1.-) Segundo afere-se pelos documentos em anexo, extraídos da ação de divórcio direto nº _________, coube ao demandado a guarda da filha menor: ____________, brasileira, menor, estudante, nascida em ___ de _______ de _____, contando, atualmente, com (14) quatorze anos de idade. Vide em anexo, certidão de nascimento.

2.- Entrementes, muito embora o requerido tenha assumido a guarda e responsabilidade da menor ____________, da mesma se desonerou, entregando, dita infante, após de ter sido processada a audiência conciliatória (nos autos supra referidos), a avó paterna, com a qual permaneceu pelo interregno de (3) três anos, no município de .

Face a senectude da progenitora paterna, em zelar e velar pela menor ____________, não mais teve condições de manter esta em sua companhia, razão pela qual deferiu a guarda de fato de ____________, a irmã consangüínea desta, de nome, ____________, com a qual permaneceu pelo interregno de (10) dez meses, no município de _________.

Por último, tendo ____________ declinado do honroso encargo da guarda de fato de ____________, frente sua indisponibilidade financeira, a mesma foi entregue a sua mãe (autora da presente), com a qual se encontra desde o mês de _______ de _____, até a presente data, freqüentando, inclusive, educandário. Vide em anexo, ocorrência policial, termo de responsabilidade e atestado escolar, nº _________.

Obtempere-se, que o requerido além de ter-se desvencilhado, de forma pusilânime e vil, do exercício da guarda da menor, na seara dos fatos, sonegou-lhe os alimentos indispensáveis e vitais a sua subsistência, não carreando um único centavo, para prover a infante, em suas plúrimas e variegadas carências de ente bio-psico-social, seja no período em que a mesma esteve com sua avó paterna, e ou com sua irmã, bem como hodiernamente, em companhia da requerente.

3.-) Ante a tal quadro, de insofismável incúria paterna, afigura-se imperiosa e necessária a destituição do requerido, do cargo de guardião da menor, uma vez que o mesmo nunca se dignou a exercê-lo, porquanto o outorgando-o a terceiros, o que retrata e consubstancia, sendo-se aqui módico e complacente na linguagem, ser o demandado, detentor de uma paternidade manifestamente irresponsável.

4.-) Quando a viabilidade da presente demanda, tem-se que a mesma é notória, uma vez que a guarda conferida ao requerido na ação de divórcio, submetem-se a cláusula rebus sic stantibus, eis derivada de um relação jurídica continuativa.

Em referendando o aqui esposado, é o magistério do consagrado e respeitado doutrinador, EDGARD DE MOURA BITTENCOURT, em sua obra GUARDA DE FILHOS, São Paulo, 1.981, EUD, 2ª edição, onde a página 95, escudado em jurisprudência, obtempera: "as decisões sobre guarda de filhos nunca têm, mesmo nas decisões definitivas de divórcio, senão valor provisório"

5.) Aliás, a menor, a qual conta com (12) doze anos de idade, no instrumento procuratório expressamente concordou em permanecer com sua mãe (ora requerente).

Por conseguinte, a decisão judicial, perseguida, alusiva a alteração da guarda, operará apenas no orbe jurídico, visto que na mundo fenomênico, a requerente já vem reparando pela menor, despendendo-lhe toda atenção, amor, carinho e afeto, de que a mesma carece diuturnamente.

Segundo leciona, EDGARD DE MOURA BITTENCOUT, às páginas 74 e 75, da obra retro citada, a presença da mãe é insubstituível para a perfeita formação do filho(a), mormente, como no caso em tela, em que a menor foi renegada por seu pai. Ad litteram:

"O magistrado não poderá perder de vista o normal apego da criança a sua progenitora. Tal elemento não é decisivo, mas indiscutivelmente preponderante. Não apenas com relação à guarda pela mãe, sempre que possível com à sua maior proximidade com a pessoa a quem a criança for confiada.

"Têm os tribunais constante cuidado em atenção a semelhante elemento e apenas razões seríssimas os levam a tirar o menor da companhia materna, pois trágicas podem ser as conseqüências de qualquer descaso a essa orientação determinada pela natureza e pelo bom senso.

'Na lição de ARTHUR SANTOS - anotou um julgado - os laços maternos são indispensáveis ao desenvolvimento psicológico da criança, tanto que a ruptura desses arrasta conseqüências desastrosas , oscilando entre a simples timidez e dissimulação, até os casos mais graves, de agressividade, de fruto, mentiras,... e problemas de ordem sexual'.

ISTO POSTO, com sede e ancoradouro no artigo 1.634, inciso II, do Código Civil; artigo 471 inciso I, do Código de Processo Civil; oferece, para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes

REQUERIMENTOS:

I - GUARDA PROVISÓRIA - URGENTE

Defira Vossa Excelência, na aurora da lide, e sem a perquirição da parte ex adversa, forte nas razões aqui esposadas, a guarda provisória da menor, ____________, a requerente, sua mãe, lavrando-se o respectivo termo de assunção ao encargo.

II - CITAÇÃO DO REQUERIDO - PRECATÓRIA À COMARCA DE _________.

Determine Vossa Excelência, seja obrada a citação do pai biológico da infante, extraindo-se para tanto, carta-precatória, conclamando-o a anuir aos termos da presente e ou a se rebelar, sob pena de revelia e julgamento antecipado.

III - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, a requerente o benefício da justiça de graça, tendo firmado para tanto o incluso declaração de pobreza.

IV - ESTUDO SOCIAL

Determine Vossa Excelência, seja realizado estudo social do caso, designando-se, para tal fim, profissional habilitada.

V - MEIOS DE PROVA

- Depoimento Pessoal do requerido, sob pena de confissão quanto a matéria de fato aqui articulada.

- Testemunhal, a se constituir da oitiva da progenitora da menor, senhora: ____________, brasileira, viúva, aposentada, residente na Rua _________ nº ____, Bairro _________, cidade de _________, bem como da irmã da menor: ____________, brasileira, casada, do lar, residente e domiciliada no município de _________.

VI - MINISTÉRIO PÚBLICO

Do pedido aqui deduzido seja dada vista ao Doutor Promotor de Justiça que oficia nessa Comarca.

VII - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a Vossa Excelência, seja julgada procedente a presente ação para o efeito de proceder-se, por mandamento sentencial, a alteração da guarda da menor _________, conferindo-se tal e sublime mister a requerente, declarando-se o requerido inapto para o exercício de tal munus, destituindo-o, assim, da guarda da infante.

Por derradeiro, uma vez transitada em julgada a sentença, vindica seja lavrado termo definitivo de assunção, a tal e relevante encargo, com extração de certidão de inteiro teor a requerente.

Na hipótese do requerido, contestar o feito, seja o mesmo condenado ao pagamento das despesas processuais, bem como em honorários advocatícios, fixados, estes, em 20% (vinte por cento) do valor estimado a ação.

Estimando a presente R$ ______

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação aos embargos à execução apresentados por fiadores, alegando-se intempestividade dos m
Alienação antecipada de bens de insolvência civil
Execução judicial por quantia certa
Contra-razões de recurso especial sob alegação de inviabilidade de devolução de prazo recursal, a
Ação de evicção, em face de compra de veículo furtado, sem o conhecimento da situação
Pedido de concessão de cautelar indevida
Ação de despejo por decurso do prazo contratual
Incidente de uniformização de jurisprudência
Interposição de embargos de declaração para fins de pré-questionamento (03)
Ação civil pública promovida em face de seguradora de saúde para obstar atividade de truste
Ação civil pública proposta contra empresa de plano de saúde
ação de petição de alimentos pelo cônjuge-varão