Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação indenização onde autor teve bens furtados no interior do shopping

Petição - Civil e processo civil - Ação indenização onde autor teve bens furtados no interior do shopping


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação indenização onde autor teve bens furtados no interior do shopping.

 

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara Cível da Comarca de [especificar]

___________, ___________, _______, _______, residente e domiciliado ____________, através de seu advogado, infra assinado, vem mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS contra __________________, CNPJ [número do CNPJ], IE ________________, _________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS

1. Em ______________ por volta das ______ o Autor dirigiu-se ao estabelecimento-Réu que faz parte do shopping ___________ com objetivo de comprar mobília e peças de decoração para sua nova casa.

2. Ao adentrar a loja de propriedade do Réu, o Autor foi informado por uma funcionária que deveria deixar a sacola que carregava consigo no "balcão de pertences", pois nenhum cliente poderia adentrar no estabelecimento portando objeto passível de esconder algum produto em seu interior.

3. O Autor foi até o "balcão de pertences" e ali deixou sua sacola, recebendo então um número que correspondia a prateleira em que o objeto ficaria acondicionado, e que deveria ser devolvido à funcionária para retirada do bem.

4. Efetuados os trâmites necessários o Autor foi às compras.

5. O fato é que após ter adquirido tudo o que necessitava e tendo pago pelos produtos, o Autor retornou ao balcão em que havia deixado a sacola e entregou o número que recebera da funcionária, porém, para sua surpresa, a sacola não estava mais lá e a atendente alegou que talvez tivesse sido entregue por engano a alguma outra pessoa.

6. Ao receber a notícia do sumiço de sua sacola, grande foi o desconforto do Autor, que acabara de comprar a camisa e o paletó _______________ que nela se encontravam pouco antes de dirigir-se ao estabelecimento-Réu.

DO DIREITO

Dispõe o artigo 627 do Código Civil que ocorre um contrato de depósito quando recebe o depositário um objeto móvel, para guardar, até que o depositante o reclame. Conforme o ocorrido com o autor, que ao ser inquirido entregou seus pertences para um depósito voluntário, ao depositário, o Réu.

É certo que o Réu ao obrigar o Autor a deixar seus pertences sob seus cuidados para que tivesse acesso às dependências do estabelecimento, assumiu, naquele momento, a condição de depositário do bem, devendo proteger e conservar o objeto, devolvendo-o ao consumidor quando instado a fazê-lo, nas mesmas condições em que o recebeu.

Dispõe por sua vez, o art. 186, do Código Civil: "Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito".

E assim sendo, de acordo com o art. 927 do Código Civil "Aquele que, por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo". Cabe atentar que o contrato de depósito é um contrato gratuito, que não requer do depositante retribuição alguma, salvo se houver disposição em contrário, a qual não ocorreu.

A culpa do Réu no evento danoso decorre de culpa aquiliana in vigilando, tendo por base o art. 186 do Código Civil, por ter o Réu agido com negligência, causando por sua culpa exclusiva o extravio do objeto, ocasionando o dano material experimentado pelo Autor, estando, conseqüentemente, obrigado a indenizá-lo.
Nesse sentido, ___________.

DO PEDIDO

Em face do exposto, requer a Vossa Excelência seja determinada a citação do Réu para comparecer à audiência a ser designada e, querendo, oferecer sua contestação na fase processual oportuna, sob pena de revelia, confissão ficta da matéria de fato e julgamento antecipado da lide, esperando ao final seja julgado procedente o pedido para, conseqüentemente, condenar o Réu a indenizar ao Autor os danos materiais sofridos no montante de R$ _______ _______, conforme nota fiscal adunada à presente, valor esse a ser atualizado monetariamente a partir da citação do Réu.

Em especificação de provas, requer o depoimento pessoal das partes, sob pena de confesso, bem como a oitiva das testemunhas abaixo arroladas, devendo todas serem intimadas a comparecer.

Dá à presente ação o valor de R$ __________ ________.

Nesses Termos,
Pede Deferimento

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

Assinatura do Advogado
_____________
OAB ________________




Rol de Testemunhas:
1. [Testemunha 1]
2. [Testemunha 2]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Alienação de bens em alvará juducial
Ação anulatória para informar o endereço dos réus
Pedido de rescisão contratual com restituição do bem e reparação por perdas e danos em face de in
Ação de resolução de contrato por impossibilidade de cumprimento
Ação de despejo - Retomada para descendentes
Contestação de reconvenção de locação
Medida cautelar de apreensão de títulos sem pedido de prisão
Cobrança de seguro de vida em grupo em face de seguradora, devido à ocorrência de invalidez perma
Ação de execução de obrigação alternativa
Apreensão e depósito de venda a crédito com reserva de domínio
Nomeação à autoria por parte de trabalhador, o qual possuía mera detenção de chácara
Agravo de instrumento de decisão interlocutória que indeferiu a denunciação à lide