Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por danos morais (02)

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por danos morais (02)


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE NEGÓCIO JURÍDICO CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA MM ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Petição Inicial

Distribuição URGENTE pedido de Tutela Antecipada.

____________, brasileira, solteira, estudante, portadora da Carteira de Identidade nº ____________ e inscrita no CPF sob nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ____, apto. ____, B. ____________, ____________ - ___, por seu procurador abaixo assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 01), o qual recebe intimações em seu endereço profissional, à Rua ____________, nº ____, sala ____, Fone/Fax ____________, CEP ____________, B. ____________, ____________ - ___, vem, respeitosamente, a presença de V. Exª. a fim de propor a presente

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE NEGÓCIO JURÍDICO, CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, contra ____________ S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede à Av. ____________, nº ____, B. ____________, ____________ - ___, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

- DOS FATOS -

1. A Autora, no dia ___ de ____________ de 20__, quando efetuava compras no comércio local, mais precisamente, junto a Loja ____________ LTDA, teve o crédito negado, em virtude de uma inscrição ilícita junto ao SERASA. (Doc. 02)

2. Tomada por imensa surpresa, pois é pessoa honesta que sempre primou pelo cumprimento de suas obrigações nunca deixando atrasar, sequer um dia, qualquer pagamento devido, dirigiu-se até o SERASA, agência ____________, e mediante o relatório que lhe foi entregue (Doc. 03), verificou a existência de 01 (uma) inscrição contra sua pessoa.

3. Em análise a tal documento (Doc. 02), verificamos que tal inscrição trata-se de pendências de contas de telefone junto a Ré na cidade de ____________ - ___.

4. Ocorre que a Autora nunca residiu na cidade de ____________, e além disto, sequer requereu a instalação de um telefone em seu nome neste município.

5. Desta forma, impossível que a Autora possa ter adquirido o direito de uso de uma linha de telefone na cidade de ____________.

6. Evidenciado está, que a Autora teve a inscrição de débito realizada de forma equivocada pela Ré.

7. É sabido que, a partir de 1998, iniciou-se no Brasil a privatização das empresas de telecomunicações. Este período de transição do serviço estatal para as empresas privadas, gerou inúmeros problemas para os usuários do serviço de telefonia, tais como ligações internacionais não realizadas e contas com valores altíssimos.

8. Exata época em que ocorreu a inscrição do nome da Autora junto ao SERASA.

9. Uma vez comprovada a ilicitude da inscrição do nome da Autora junto ao SERASA, bem como prejuízo daí advindo, é unânime em nossa jurisprudência pátria a obrigação do Réu em indenizar o Dano Moral dai decorrente, nos termos dos arestos abaixo citados:

DANO MORAL. INSCRIÇÃO INDEVIDA NO CADIN E SERASA. É PRESUMIDO O DANO MORAL EM TAIS CIRCUNSTÂNCIAS, BASTANDO RESTAR DEMONSTRADA A OCORRÊNCIA DO INJUSTO CADASTRAMENTO. PRECEDENTES.

2. Valor da indenização. Improvimento do apelo da autora, que buscava majoração para 1.000 SM, valor flagrantemente exagerado. Circunstâncias do fato que autorizam redução do "quantum" estipulado em 1º grau, para o equivalente a 35 SM.

Provimento parcial do apelo do demandado, também quanto a redução da verba honorária de sucumbência.

(Apelação Cível nº 598398394, 10ª Câmara Cível do TJRS, Rio Grande, Rel. Des. Luiz Lúcio Merg. j. 11.03.1999).

DANO MORAL. INSCRIÇÃO INDEVIDA NO SERASA. ABALO DE CRÉDITO- DO DE ALTERAÇÃO DO QUANTUM ARBITRADO COMO INDENIZAÇÃO. DANO MORAL.

Se o nome do autor, que teve seu crédito comprovadamente abalado, foi indevidamente cadastrado no banco de dados do SERASA, equívoco admitido pelo próprio réu, cabível se mostra a indenização por dano moral.

QUANTUM. O montante da indenização deve ser aferido diante dos parâmetros balizadores e diante das circunstâncias de cada caso, em face da subjetividade de sua quantificação. Mostra-se razoável a quantificação de 70 salários mínimos, diante do abalo sofrido pelo autor e o caráter corretivo e de penalização ao réu, evitando também o locupletamento indevido de quem sofreu a ofensa.

JUROS MORATÓRIOS. O pedido de apreciação dos juros moratórios pode ser feito em sede de apelação, se a sentença se omitiu, por aplicação da Súmula 254 do STF e do art. 515, § 1º do CPC.

Apelação do réu improvida e do autor parcialmente provida.

(Apelação Cível nº 598583128, 9ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Relª. Desª. Rejane Maria Dias de Castro Bins. j. 28.04.1999).

1. DANO MORAL. INSCRIÇÃO INDEVIDA NO SPC E SERASA.

O cadastramento injusto em tais entidades importa no dever de indenizar a parte prejudicada. Situação a que se agrega a circunstância de, também ter sido intentada cobrança extrajudicial de valor indevido.

2. Indenização. Valor. Precedentes na Câmara, para a espécie. Provimento parcial do apelo do requerido, a fim de reduzir o valor do ressarcimento por dano moral.

3. Sucumbência. Provimento parcial do apelo do autor, a fim de alterar a distribuição dos encargos com custas e honorários.

(Apelação Cível nº 598490324, 10ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Luiz Lúcio Merg. j. 15.04.1999).

DANO MORAL. INSCRIÇÃO NO SERASA. INDENIZAÇÃO. FIXAÇÃO DO QUANTUM. INEXISTÊNCIA DE DÉBITO.

O registro no cadastro de maus pagadores da SERASA, de forma indevida, gera o direito à indenização ao ofendido. A fixação do quantum deve, tão-somente, atender a uma satisfação pecuniária para minimizar os transtornos pelos quais passou a vítima, atendendo aos pressupostos inseridos no caráter subjetivo do dano para servir de expiação ao ofensor, sem, no entanto, gerar enriquecimento sem causa.

Apelação provida.

(Apelação Cível nº 70000183723, 6ª Câmara Cível do TJRS, Passo Fundo, Rel. Des. João Pedro Freire. j. 30.08.2000).

10. Assim, torna-se necessário o imediato provimento judicial no sentido de anular o registro da inclusão do nome da Autora do SERASA, julgando-se, ao final, totalmente procedente a presente demanda reconhecendo-se a inexistência de negócio jurídico entre as partes, condenando-se a Ré ao pagamento de indenização pelo dano moral provocado pela indevida inscrição do nome do Autor junto ao SERASA, e ainda as custas e honorários advocatícios.

- DO DIREITO -

11. Assiste à Autora, direito a declaração judicial no sentido de reconhecer a inexistência de negócio jurídico, determinando-se de imediato a exclusão do seu nome do SERASA, eis que inscrito por ato de arbitrariedade da Ré.

12. Existente a iminência de dano irreparável, eis que a autora encontra-se com seu "nome sujo", fato que a impede de desenvolver sua vida com naturalidade, eis que o comércio lhe nega crédito em virtude da inscrição indevida no SERASA realizada pela Ré. (Doc. 02)

13. Dano que a jurisprudência pátria tem assentado entendimento no sentido da existência imediata de reparação por quem deu causa, nos exatos termos dos arestos abaixo citados:

DANO MORAL. INSCRIÇÃO NO CADASTRO DO BACEN, SPC E SERASA POR EQUÍVOCO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUANTO O NÚMERO DO CPF DO APELADO. IRRELEVANTES OS MOTIVOS. DANO MORAL EVIDENTE.

Valor da condenação condizente com a posição sociocultural do apelado e condição financeira do banco apelante. Sentença confirmada. Apelo improvido.

(Apelação Cível nº 595177700, 5ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Ivan Leomar Bruxel. j. 18.04.1996).

CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. PROTESTO E INSCRIÇÃO NA SERASA. PROVA DO DANO MORAL.

1. O dano moral, porque extrapatrimonial é lesão a personalidade, se prova através do ato ilícito. No caso de protesto de título e de inscrição na SERASA, bastam tais fatos para provar tal espécie de dano, segundo precedente do STJ. Ilícito imputável, nas circunstâncias do caso, ao credor e não a empresa de banco.

3. Apelação da ré desprovida.

(Apelação Cível nº 596156539, 5ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Araken de Assis. j. 14.11.1996).

DANO MORAL. ABALO MORAL. REGISTRO INDEVIDO NO SERASA.

A anotação injustificada do nome no SERASA, sem que a pessoa seja devedora de qualquer obrigação, é ato ilícito ensejador da reparação moral. O dano decorre da simples inscrição, satisfazendo-se a prova com a demonstração do registro irregular.

Apelação, provida, em parte, e desprovida a irresignação bancária.

(Apelação Cível nº 597189919, 3ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. José Carlos Teixeira Giorgis. j. 04.06.1998).

DANO MORAL. INSCRIÇÃO INDEVIDA NO CADIN E SERASA. É PRESUMIDO O DANO MORAL EM TAIS CIRCUNSTÂNCIAS, BASTANDO RESTAR DEMONSTRADA A OCORRÊNCIA DO INJUSTO CADASTRAMENTO. PRECEDENTES.

2. Valor da indenização. Improvimento do apelo da autora, que buscava majoração para 1.000 SM, valor flagrantemente exagerado. Circunstâncias do fato que autorizam redução do "quantum" estipulado em 1º grau, para o equivalente a 35 SM.

Provimento parcial do apelo do demandado, também quanto a redução da verba honorária de sucumbência.

(Apelação Cível nº 598398394, 10ª Câmara Cível do TJRS, Rio Grande, Rel. Des. Luiz Lúcio Merg. j. 11.03.1999).

- DA TUTELA ANTECIPADA -

14. Face o disposto no art. 273, I do CPC, impõe-se o deferimento da tutela antecipada, concedendo-se a anulação da inscrição do nome da Autora junto ao SERASA, pelos motivos já expostos e também pelos a seguir deduzidos.

15. A Autora não possui mais crédito eis que, é sabido que todo o comércio, sem distinção, utiliza-se de cadastros de restrição para liberação da compra, situação que a impede de desenvolver sua vida com naturalidade e liberdade.

16. Sendo assim, não se encontra mais à vontade para sequer adentrar em uma loja. eis que não suportará nova exposição à situação vexatória de ver seu crédito negado por situação que não deu causa.

17. Como já explicado a Autora nunca residiu na cidade de ____________, nem sequer solicitou a Ré à instalação de telefone naquele município fato que comprova a ilicitude praticada pela ré.

18. Assim, restam evidentes o "fumus boni iuris" e o "periculum in mora", que por si só autorizam a antecipação de tutela pretendida.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER:

a) a concessão da antecipação de tutela pretendida pelo Autora, com a anulação do registro feito pela Ré, junto ao SERASA;

b) a citação da Ré por ARMP, no endereço constante do preâmbulo para que conteste a presente demanda, sob pena de revelia;

c) o julgamento, ao final, totalmente procedente, reconhecendo-se a inexistência de negócio jurídico celebrado entre as partes, condenando-se a Ré a indenizar de forma justa a Autora pelo dano moral provocado em virtude da anotação indevida de seu nome junto ao SERASA a ser arbitrada por V. Exª., a anulação definitiva do registro de seu nome junto a tal órgão, e ainda, aos ônus de sucumbência;

d) provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial ao depoimento testemunhal.

N. T.

E. Deferimento.

Valor da Causa: R$ ______

____________, ___ de ____________ de 20___.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Seguradora requer a intervenção no processo na forma de assistência litisconsorcial
Pedido de manutenção de posse devido à ameaça de esbulho
Agravo regimental de ação de reintegração de posse
Ação de imissão de posse, ante a recusa de entrega de imóvel adquirido por contrato de compra e v
Medida cautelar de guarda do filho
Pedido de aditamento da petição inicial em ação de cancelamento de protesto
Ação civil pública proposta em face de Banco possuidor de auto-atendimento precário quanto à segu
Pedido de remoção de curador de pessoa interditada
Pedido de anulação de ato jurídico resultante de vício de coação cumulado com pedido de indenizaç
Mandado de segurança interposto ao corregedor de polícia
Pedido de expedição de mandado de penhora em caráter de urgência
Ação cautelar de produção antecipada de provas (02)