Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de usucapião de bem móvel objeto de furto, mas adquirido de boa-fé por terceiro

Petição - Civil e processo civil - Ação de usucapião de bem móvel objeto de furto, mas adquirido de boa-fé por terceiro


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de usucapião de bem móvel objeto de furto, mas adquirido de boa-fé por terceiro.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE USUCAPIÃO DE BEM MÓVEL

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

No mês de .... de ...., o Requerente adquiriu por compra ao Sr. ...., acima qualificado, o veículo tipo ...., ano e modelo ...., marca ...., carroceria ...., de cor ...., movido à ...., placa ...., chassi ...., conforme se evidencia pela fot. do certificado de registro de veículo do DETRAN-.... (doc. ....).

Ocorre, que antes da transação se realizar definitivamente, procurando o autor se resguardar de qualquer prejuízo que poderia sofrer na compra do bem, compareceu à Delegacia de Polínter, Estado do ...., e solicitou, através daquela especializada, expedição de Certidão Negativa sobre roubos e furtos do veículo acima descrito (v. doc. ...., acostado aos autos) da Cidade de origem do veículo. Sendo prontamente atendido, de acordo com Telex/resposta da Delegacia de Roubos e Furtos de .... - Estado do ...., datado de ..../..../...., em que expressava realmente nada constar de irregularidade no veículo vistoriado (v. doc. ...., em anexo).

Com essas afirmações, o Requerente pôde tranqüilamente, efetuar a compra do caminhão ...., passando a usá-lo em constantes viagens dentro e fora deste Estado.

Acontece, porém, que qual não foi sua surpresa, quando no dia .... de .... de ...., o caminhão já mencionado foi apreendido, por ser objeto suspeito de furto, ficando na guarda de seu dono, que se comprometeu regularizar, comprovar e justificar sua propriedade, o que ora está fazendo.

DO DIREITO

1. DOS REQUISITOS ESSENCIAIS À AQUISIÇÃO DE BEM MÓVEL POR USUCAPIÃO

Reza o art. 1260, caput, do Código Civil:

"Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante 3 (três) anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade."

Na conformidade desse dispositivo legal, são requisitos do usucapião mobiliário trienal:

a) coisa hábil para prescrever;

b) posse contínua e pacífica;

c) animus domini;

d) justo título;

e) boa-fé;

f) lapso de tempo.

2. DA COISA HÁBIL PARA PRESCREVER (res habilis)

Diz-se que uma coisa é hábil de ser adquirida por prescrição toda aquela que está no comércio, ou sob propriedade privada, ou ainda que seja suscetível de ser apropriada.

Não resta dúvidas que o bem objeto da lide é por demais coisa que pode ser adquirida por prescrição, visto que também é certo e determinado, devidamente descrita suas características, com suas especificações, pois se trata de coisa que está dentro do comércio e perfeitamente alienável. O primeiro requisito está presente.

3. DA POSSE CONTÍNUA E PACÍFICA

"Posse é o poder de quem se encontra no exercício de fato e de direito de propriedade ou de algum dos seus direitos elementares."

Não resta dúvidas que desde a aquisição do caminhão ...., em .... de ...., até .... de ...., portanto há mais de 3 (três) anos, o Requerente ostentou mansa e pacificamente a posse do bem, nunca tendo sido molestado em sua posse, fazendo, como foi dito, inúmeras viagens ao interior do Estado do .... e a outros Estados da Federação. Além disso, a posse do requerente é pública, exercida claramente à vista de todas as pessoas. Claramente estão presentes seus dois elementos essenciais - corpus e animus.

4. DO ANIMUS DOMINI

Animus domini é a intenção do dono de ter como sua a coisa possuída, de ser realmente o titular do direito sobre a coisa. No caso, desde a aquisição do bem, o suplicante tem como seu o veículo objeto da lide, com o animus domini - tendo como sua a propriedade do veículo caminhão ...., tanto é verdade, que vem pagando normalmente o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) e o Seguro Obrigatório, conforme se pode constatar pelos documentos inclusos nos autos (docs. .... e ....).

5. DO JUSTO TÍTULO

"Justo título é aquele que, revestido de todas as formalidades substanciais extrínsecas, e transcrito no respectivo registro, é apto para transferir legalmente o domínio."

Não há dúvidas de que a melhor posse é a fundada em justo título. No caso, o justo título é sem sobras de dúvidas o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, DETRAN-...., doc. ...., bem como a quitação do IPVA anualmente (docs. .... e ....).

6. DA BOA-FÉ

Quando da aquisição do veículo em .... de ...., certificou-se, através da Delegacia de Polínter, de que sobre aquele bem não pesava nenhuma restrição, isto é, o veículo objeto da aquisição era de boa procedência, razão por que o negociou, agindo assim de inteira boa-fé. Além disso, sendo possuidor do justo título - Certificado de Propriedade de Veículo - é mais uma prova de que se tratou de uma aquisição mais do que legal, e de boa-fé.

A propósito, o art. 1201, parágrafo único, do Código Civil, confirma esse entendimento.

"O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-fé, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite essa presunção."

7. DO LAPSO TEMPORAL

Quando a este último requisito, saliente-se que o usucapiendo adquiriu o veículo no mês de .... de ...., portanto há quase .... (....) anos, quando a lei exige, (art. 1260, do C.C.) apenas, 3 (três) anos para a aquisição por meio do Instituto do Usucapião.

Por outro lado, não há por que se discutir o direito de usucapir o bem móvel em debate, já que é sabido pela doutrina e jurisprudência, que a posse de móveis faz presumir a propriedade do possuidor, até prova em contrário, ou seja, é presunção juris tantum de que o bem móvel em posse do agente é de sua propriedade.

8. DA JURISPRUDÊNCIA RELATIVA AO CASO

Nossos Tribunais têm entendido que a coisa furtada pode ser usucapida, ainda mais quando estão presentes o justo título e a boa-fé. Vejamos:

"COISA MÓVEL. Automóvel furtado. Reconhece-se usucapião extraordinário pela posse superior a cinco anos, mesmo que o primeiro adquirente conhecesse o 'vitium furti'. 'O ladrão pode usucapir; o terceiro usucape, de boa-fé ou má-fé, a coisa furtada (Pontes de Miranda).
Sentença confirmada."

Ainda que não se trate de usucapião extraordinário qüinqüenário, mas sim ordinário trienário, visto que o usucapiendo tem justo título e agiu de boa-fé, também é sabido que o automóvel furtado, isso se considerarmos que o caminhão foi realmente furtado, pode ser adquirido por usucapião.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, e conforme farta prova documental, requer a citação, por edital, do Requerido ...., acima qualificado, que se encontra em lugar incerto e não sabido e de quaisquer outros interessados para contestarem a ação ora proposta, querendo, dentro do prazo legal - art. 232, IV, do Código de Processo Civil, bem como a intimação do Representante do Ministério Público.

Não havendo contestação, espera que por sentença seja reconhecido e declarado o domínio do Requerido sobre o veículo ...., já descrito, a fim de que lhe sirva de título legítimo de propriedade.

Pede, outrossim, caso necessite justificar o alegado, designação de audiência, cujo rol de testemunha segue abaixo, às quais se comprometem a comparecer à audiência, no dia designado, independente de intimação.

Dá-se à causa o valor de R$ .......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Mandado de segurança impetrado ante sentença que negou liminar em reintegração de posse
Impugnação aos embargos de terceiro, sob alegação de existência de fraude à execução ante a venda
Impugnação à exceção de incompetência oposta em ação de busca e apreensão
Ação de demarcação de terras particulares
Contestação à ação de rescisão contratual, sob alegação de ilegitimidade passiva do réu
Proposta de forma de pagamento aos credores
Ação renovatória de locação nõa-residencial
Agravo de instrumento em face de decisão que julgou corretos os cálculos do contador
Ação de indenização pela perda de bagagem em aeroporto
Ação declaratória de autenticidade de documento
Embargos à execução em juizados especiais
Contestação à ação declaratória incidental de falsidade de documento