Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de retificação de registro imobiliário (02)

Petição - Civil e processo civil - Ação de retificação de registro imobiliário (02)


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE RETIFICAÇÃO - REGISTRO IMOBILIÁRIO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL

COMARCA DE _________ - UF

________________ e sua esposa _____________, ambos brasileiros, casados, ele metalúrgico, ela do lar, CPF sob os números _________ e ___________, respectivamente, residentes e domiciliados à rua _____________, n°___, bairro ________, CEP _________, nesta cidade, por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração anexo (doc. nº 01), com escritório situado à rua __________, n° ___, bairro _______, também nesta cidade, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa. interpor:

AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DO REGISTRO IMOBILIÁRIO, com fulcro no art. 213 e seguintes e dos arts. 234 e 235 da Lei n° 6015,

Em vista dos fatos e fundamento jurídico que a seguir passa a expor:

I - Os autores são os legítimos proprietários de uma propriedade rural, com a área de 10 hectares, contendo 1 (uma) casa de madeira, com luz elétrica, campos de invernada, galpão, cercas de arame divisórias e outras pequenas benfeitorias, situada neste município, matriculada sob o número ________ no __ª circunscrição imobiliária; cadastrada pelo INCRA sob número ________.

II - Os proprietários, ora requerentes, pretendem futuramente proceder a divisão do imóvel acima referido, e diante da dificuldade extrema em atender à todas as exigências do Cartório de registros de Imóveis, fundamentalmente o "princípio da especialidade", ou seja, princípio este que exige que toda a inscrição deve recair sobre um objeto precisamente individualizado. Esses requisitos são os dados geográficos que se exigem para individualizar o imóvel, isto é, determinar o espaço por ele ocupado, exigência esta que se faz para o desmembramento de imóveis rurais.

III - Os requerentes contrataram um agrimensor para fazer um levantamento topográfico, elaborando as medições e mapeando o imóvel e produzindo o memorial descritivo do imóvel. Documentos em anexo (docs. 02 e 03)

IV - Após a medição constatou-se que a área é maior do que a constante na matrícula imobiliária. Diante dessa nova realidade e de posse das informações técnicas demonstradas, os requerentes pretendem regularizar a situação do imóvel tornando possível o parcelamento futuro do mesmo, conforme o artigo 213 da Lei n° 6.015, in verbis:

"A requerimento do interessado, poderá ser retificado o erro constante do registro, desde que tal retificação não acarrete prejuízo à terceiro."

"Ex Positis" requer:

a) Em face ao amparo legal e documentos acostados, que estes sejam juntados a um ofício destinado ao Ilmo. Sr. Dr. Curador dos Registros Públicos, da circunscrição cartorária da __ª região desta comarca, para que emane sua mui importante manifestação;

b) Sejam citados todos os confrontantes do imóvel, rol de confrontantes em anexo (doc. 04);

c) Seja dispensada a realização de nova perícia, visto que o levantamento topográfico foi realizado por profissional devidamente habilitado, o qual se necessário, já comprometeu-se a prestar quaisquer declarações e resposta a quesitos como também prestará compromisso ratificando o laudo exarado;

d) A PROCEDÊNCIA TOTAL DA AÇÃO, com a devida expedição do "MANDADO DE RETIFICAÇÃO" endereçado ao Ilmo. Sr. Dr. Oficial Cartorário do Registro de Imóveis da __ª Circunscrição desta Comarca, com a finalidade de serem averbadas as modificações para correção da área do imóvel e suas respectivas divisas, na já supracitada matrícula imobiliária;

e) Protesta provar o alegado por todos os meios admitidos pelo ordenamento jurídico, em especial a juntada de documentos, inquirição de testemunhas e quaisquer outros meios de prova, sem exceção

Dá-se à presente o valor de R$ ________.

Termos em que,

P. E. Deferimento

___________, __ de ___________ de 20__.

_______________
Advogado

OAB/ __ n°_____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Alegações finais pelo autor em ação de indenização por morte de filho em acidente de trânsito
Ação de manutenção de posse, ante turbação na posse do autor
Ação de evicção, em face de venda de imóvel declarada nula, por ser fraude à execução
Reintegração de posse de veículo dado em comodato, cumulada com perdas e danos e liminar
Interposição de embargos à arrematação, em que se alega viagem ao exterior durante as praças ante
Reconvenção com pedido de restituição em dobro de arras, ante desfazimento de negócio
Ação de execução proposta pelo ministério público sobre dívida ativa da união
Interposição de reconvenção à ação de nunciação de obra nova
Pedido de produção antecipada de prova
Pedido de concessão dos benefícios da justiça gratuita, em autos de ação de interdição
Contra-razões de recurso especial, pugnando-se pelo não conhecimento do mesmo, ante a falta de pr
Pedido de nulidade de contrato de franquia, ante a falta de informações do negócio