Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de reintegração de posse (01)

Petição - Civil e processo civil - Ação de reintegração de posse (01)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de reintegração de posse, em face de término de contrato de comodato, requerendo-se, outrossim, uma indenização pelo atraso na restituição do imóvel.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Através de instrumento de contrato formalizado em .... de .... de ...., a ora Autora permitiu que o Réu, em regime de comodato, ocupasse parte de imóvel de sua propriedade (registrado sob nº ...., livro ...., no Cartório de Registro de Imóveis de .... - cópia anexa).

A descrição e características do imóvel constam do contrato de comodato e da matrícula imobiliária anexos.

Nos termos pactuados:

"Findo o prazo do comodato, todas as benfeitorias passarão para a posse da comodante e integrarão seu patrimônio, não cabendo qualquer indenização ao comodatário, devendo o terreno e suas benfeitorias estar em perfeitas condições e se não o estiver poderá a comodante mandar fazer reparos necessários, por conta do comodatário, cobrando de seus eventuais créditos, sem prejuízo de multa contratual e cobrança por execução."

O comodato foi originariamente pactuado por um prazo de .... anos. Posteriormente, no fim de tal período, as partes verbalmente prorrogaram o contrato. A ora Autora concordou em que o contrato de comodato prosseguisse. Obviamente e como não poderia deixar de ser, ficou ressalvado que, uma vez solicitado pela Autora, o contrato seria encerrado, com as conseqüências acima indicadas.

Há alguns meses, entre o final do último ano e o início do presente, a Autora comunicou verbalmente ao Réu sua intenção de encerrar o comodato. Solicitou que o Réu tomasse as providências necessárias para se retirar do imóvel.

A despeito disso, o Réu não desocupou o imóvel.

Assim, em .... de .... do corrente ano, a Autora enviou ao Cartório de Títulos e Documentos notificação a ser dirigida ao ora Réu.

Através da notificação, a Autora expressa e formalmente encerrou o contrato de comodato.

Ainda, deu ciência ao Réu do seguinte:

a) estava expressamente encerrado o contrato de comodato realizado entre as partes;
b) o Réu deveria promover a desocupação do bem cedido em comodato em .... dias, contados da data de recebimento da notificação, sob pena de caracterização de esbulho possessório, com todas as suas conseqüências legais (inclusive a imediata reintegração judicial de posse);
c) após o prazo estabelecido no item anterior, estaria o Réu constituído em mora, em virtude do que, além de por ela responder, pagaria o aluguel da coisa durante o tempo do atraso em restituí-la, nos termos do art. 582 do Código Civil.

Conforme certidão aposta pelo Cartório de Títulos e Documentos, a notificação foi recebida pessoalmente pelo Réu em .... de .... de ....

Destaque-se que o prazo de .... dias, concedido para o Réu retirar-se do imóvel, consistiu em mera liberalidade da Autora. Afinal, uma vez encerrado o comodato, era cabível inclusive a desocupação imediata do bem. Até porque mesmo antes do recebimento da notificação extrajudicial, o Réu já tinha ciência de que deveria sair do imóvel (ou seja, rigorosamente, já estava havendo esbulho).

De qualquer modo e a despeito disso, decorreu o prazo sem que o Réu desocupasse o imóvel ou tomasse qualquer providência relativamente à notificação que recebeu.

Assim, está plenamente caracterizado o esbulho do imóvel da Autora.

Diante disso, outra alternativa não lhe resta, além de recorrer ao Poder Judiciário.

DO DIREITO

Uma vez que a Autora resiliu o contrato de comodato, o Réu tinha o dever de restituir o imóvel.

Confira-se a lição de Orlando Gomes:

"O comodatário é obrigado:
a) a guardar e conservar a coisa emprestada como se sua fora;
b) a limitar seu uso ao estipulado no contrato;
c) a usá-la de acordo com a sua natureza;
d) a restituí-la 'ad nutum', se não houver prazo estipulado."
(Contratos Forense, 1987, pg. 353)

Ao não restituir o imóvel, o Réu incorreu em mora e está praticando esbulho possessório.

A Autora, esbulhada em sua posse, faz jus à sua imediata reintegração (CPC, art. 926, e Código Civil, arts. 1210).

Mais do que isso, o ordenamento jurídico garante, depois da reintegração da Autora na posse, a sua manutenção na mesma - vedando-se novo esbulho ou turbação (CPC, art. 921, II).

Por fim, o Réu deve responder pelos prejuízos causados à Autora (CPC, art. 921, I, e Código Civil, art. 186).

Nos termos do art. 582 do Código Civil:

"...o comodatário constituído em mora, além de por ela responder, pagará até restituí-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante."

Frise-se que a Autora na notificação que dirigiu ao Réu, destacou especialmente esse aspecto (letra c da notificação).

Portanto, pede-se a condenação do Réu ao pagamento de valor a título de ressarcimento pelo atraso na restituição da coisa - o qual deve ser arbitrado pelo d. Juízo.

DOS PEDIDOS

Pelo exposto, pede que seja determinada a expedição de mandado liminar de reintegração, independentemente, da ouvida do Réu (CPC, art. 928, primeira parte).

Pede que, a seguir, seja citado o Réu, no local antes mencionado, para contestar os termos da presente em .... dias, sob pena de se reputarem verdadeiros os fatos contra si aduzidos.

Todavia, caso o d. Juízo julgue não estar ainda suficientemente justificada a posse (o que só se põe em atenção ao princípio da eventualidade), pede a designação de audiência para tal fim, onde serão ouvidas as testemunhas indicadas no rol anexo, citando o Réu para nela comparecer.

Protesta pela produção de todas as provas legalmente admissíveis, especialmente a oitiva de testemunhas, depoimento pessoal do Réu (sob pena de confissão), perícia, inspeção judicial e apresentação de novos documentos.

Pede, ao final, sentença que:

a) reintegre definitivamente a Autora na posse do imóvel acima descrito;
b) determine ao Réu o dever de se abster à prática de novos atos de esbulho ou turbação, sob pena de multa no valor de .... por dia de descumprimento.
c) condene o Réu ao pagamento de montante, a título de ressarcimento pelo atraso na restituição do bem, em valor a ser arbitrado pelo d. Juízo.

Requer ainda a condenação dos Réus ao pagamento de honorários, custas e despesas processuais, por sua sucumbência.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

ROL DE TESTEMUNHAS

1. .... (qualificação), domiciliado na Rua ... nº ...., na Comarca de ...., titular do RG nº ...., inscrito no CPF/MF sob nº ....

2. .... (qualificação), domiciliado na Rua ... nº ...., na Comarca de ...., titular do RG nº ...., inscrito no CPF/MF sob nº ....


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil