Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de consignação em pagamento de contribuição assistencial

Petição - Civil e processo civil - Ação de consignação em pagamento de contribuição assistencial


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL - FILIAÇÃO - SINDICATO

EXMO. SR. DR. MM. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___

Processo nº

____________, ____________, ____________, já qualificados, por seu Curador Especial, nomeado a fls. ___, ____________, advogado, inscrito na OAB/RS sob nº ______, o qual recebe intimações em seu endereço profissional, sito à rua ____________, nº ____, sala ____, CEP ____________, B. ____________, ____________, ___, vem, respeitosamente, a presença de V. Exª, apresentar a presente manifestação, nos autos da ação de Consignação em Pagamento, processo nº ____________, promovida por ____________ Ltda contra Sindicato dos Trabalhadores ____________, nos termos e fundamentos a seguir aduzidos.

1. O presente feito já tramita a mais de 09 (nove) anos, sem solução alguma, fato que por si só obriga a rápida solução da lide.

2. A matéria discutida já está pacificada na jurisprudência pátria não demandando maiores delongas a respeito, inclusive existindo precedente normativo do TST, abaixo transcrito:

"PRECEDENTE NORMATIVO Nº 119 - Contribuições sindicais - Inobservância de preceitos constitucionais.

"A Constituição da República, em seus arts. 5º, XX e 8º, V, assegura o direito de livre associação e sindicalização. É ofensiva a essa modalidade de liberdade cláusula constante de acordo, convenção coletiva ou sentença normativa estabelecendo contribuição em favor de entidade sindical a título de taxa para custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espécie, obrigando trabalhadores não sindicalizados. Sendo nulas as estipulações que inobservem tal restrição, tornam-se passíveis de devolução os valores irregularmente descontados.

(Res 82/1998 - DJ 20-08-1998)"

3. Os arestos que seguem, esclarecem a questão:

"APELAÇÃO CÍVEL. SINDICATO. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL. INEXIGIBILIDADE DE EMPREGADOS NÃO-SINDICALIZADOS. DECLARATÓRIA.

É inexigível a contribuição assistencial de empregados não filiados ao sindicato e que não autorizaram desconto.

Apelação desprovida.

(Apelação Cível nº 598067940, 6ª Câmara Cível do TJRS, Bento Gonçalves, Rel. Des. Antônio Janyr Dall'Agnol Junior. j. 23.09.98).

AÇÃO DE COBRANÇA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL EXIGIDA POR SINDICATO - EMPREGADOS NÃO SINDICALIZADOS INADMISSIBILIDADE - RECURSO DESPROVIDO.

Jurisprudência:

TAPR - Ap 69533-8, Rel. Juiz Telmo Cherem.

TAPR - Ap 66905-2, Rel. Juiz Hirose Zeni.

TAPR - Ap 69595-8, Rel. Juiz Campos Marques.

(Apelação Cível nº 0079218900, Maringá, Rel. Juiz Campos Marques, 4ª Câmara Cível do TAPR, Julg: 23.08.95, Ac.: 5978, Public. :01.09.95).

TAXA ASSISTENCIAL. REQUISITOS.

É ilegal a cobrança por parte do sindicato de taxa assistencial que não tenha previsão específica em assembléia geral da respectiva categoria profissional, pois não se trata de contribuição obrigatória. Além disso, a cobrança respectiva e de forma compulsória dos empregados não sindicalizados é vedada constitucionalmente.

(Processo nº RO/24351/97/MG, 5ª Turma do TRT da 3ª Região, Rel. Juiz Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. Publicação: 26.09.98).

A Constituição da República, em seus arts. 5º, XX e 8º, V, assegura o direito de livre associação e sindicalização. É ofensiva a essa modalidade de liberdade cláusula constante de acordo, convenção coletiva ou sentença normativa estabelecendo contribuição em favor de entidade sindical a título de taxa para custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espécie, obrigando trabalhadores não sindicalizados. Sendo nulas as estipulações que inobservem tal restrição, tornam-se passíveis de devolução os valores irregularmente descontados.

Jurisprudência Normativa desta Corte.

(Proc. nº TST-RO-DC-445937/98.3 - AC. SDC - 17ª Região, Rel. Min. Antonio Fabio Ribeiro. Recorrente: Ministério Público do Trabalho da 17ª Região. Recorridos: Sindicato dos Trabalhadores Públicos nas Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Estado do Espírito Santo e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória - CETURB-GV. Procurador Dr.: Sérgio Favilla de Mendonça. TST, un., DJU 13.11.98, p. 190).

DESCONTO ASSISTENCIAL. CLÁUSULA QUE NÃO OBSERVA O DIREITO DE OPOSIÇÃO E ABRANGE NÃO ASSOCIADOS DO SINDICATO.

A cláusula coletiva que estabelece desconto assistencial deve observar a orientação jurisprudencial consubstanciada nos Precedentes Normativos nºs 74 e 119 do TST. A cobrança da parcela de todos os integrantes da categoria, sindicalizados ou não, fere o princípio da liberdade de associação consagrado no inciso V do art. 8º constitucional, cujo corolário é a liberdade de contribuir para a entidade sindical correspondente. E, finalmente, a ausência de previsão expressa de direito de oposição desativa a diretriz do art. 545 da CLT, que prevê a imprescindibilidade da autorização expressa do trabalhador sujeito ao desconto para sua efetivação, independentemente do fato de havê-lo autorizado a assembléia-geral.

Recurso Ordinário conhecido e provido para excluir a cláusula homologada em termos contrários à lei e à jurisprudência.

Decisão: Acordam os Ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho, I - por unanimidade, acolher a preliminar argüida pelo Ministério Público do Trabalho no Parecer e não conhecer o recurso do suscitante, por deserto; II - Recurso do Ministério Público do Trabalho - por unanimidade, rejeitar a preliminar de ilegitimidade argüida pelo suscitante, em contra-razões e, por maioria, dar provimento ao recurso para excluir da sentença normativa a cláusula 10, que prevê contribuição assistencial, vencido, em parte, o Exmo. Ministro Relator, que dava provimento parcial ao recurso para adaptar a redação da cláusula aos termos dos Precedentes Normativos de nºs 74 e 119 do TST, vencido, ainda, o Exmo. Ministro Moacyr Roberto, que determinava a sua adequação apenas ao citado Precendente Normativo de nº 74.

(Proc. nº TST-RO-DC-384233/97.8 - AC. SDC - 2ª Região, Rel. Min. Armando de Brito. Recorrentes: Ministério Público do Trabalho da 2ª Região e outro. Recorrido: Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santos. Procuradora Drª. Oksana Maria Dziura Boldo. TST, DJU 03.04.98, p. 173).

DIREITO SINDICAL. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL. NATUREZA CONVENCIONAL. INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 513, "E" DA CLT.

A denominada contribuição assistencial tem natureza eminentemente convencional, posto não prescindir do expresso assentimento dos associados ao sindicato, alcançando apenas estes, não se estendendo a todos os quanto integram a categoria econômica ou profissional.

Os não-filiados estão desobrigados no que atina às deliberações das assembléias sindicais, inclusive quanto à contribuição assistencial, pois em relação a eles trata-se de "res inter alios acta".

Recurso improvido, por unanimidade.

(Recurso Especial nº 62915-2/SP, STJ, Rel. Min. Demócrito Reinaldo, DJU 05.06.95, p. 16.644).ra Boldo. TST, DJU 03.04.98, p. 173).

4. Como visto a contribuição assistencial, somente é devida por filiados dos respectivos órgãos representativos, portanto, urge esclarecimento do réu Sindicato quanto a filiação ou não dos peticionários.

5. Se a resposta for positiva, o sindicato faz jus a contribuição, caso contrário os peticionários devem ser ressarcidos destes valores, por isso a necessidade de localização dos mesmos.

DIANTE DO EXPOSTO, requer:

a) seja intimado o réu Sindicato dos Trabalhadores ____________, para que informe a este juízo se os peticionários, a época, eram filiados ao respectivo sindicato, bem como se possuem algum registro quanto ao atual endereço dos mesmos;

b) Caso não surta efeito quanto a localização dos réus o requerido no item supra, requer seja intimado o Dr. ____________, pois quando do ingresso da demanda de Interpelação Judicial, mencionada a fls. ______, 1º volume, era procurador dos peticionários, a informar se possui o endereço dos mesmos. Cumpre ressaltar que o Dr. ____________ já atua no processo como procurador de alguns réus.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

____________

OAB/

Curador Especial


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Impugnação à contestação em medida cautelar para exibição de documentos
Impugnação à contestação em medida cautelar de exibição de documentos (01)
Agravo de instrumento de execução de penhora
Ação de regresso interposta por seguradora contra o culpado por acidente de trânsito
Execução de sentença de obrigação de fazer
Ação de busca e apreensão de veículo objeto de compra e venda, em razão de assinatura falsa em ch
Contestação a partir do deferimento da inicial
Pedido de alvará judicial de FGTS
Interposição de embargos de declaração, tendo em vista prolação de sentença contraditória
Ação em que o autor requer a sustação do protesto que foi feito de forma indevida
Interposição de medida cautelar inominada para retirada do nome de empresa de cadastro de inadimp
Pedido de pagamento de valor combinado para realização de empreitada mais os gastos com empregado