Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação cominatória com antecipação de tutela

Petição - Civil e processo civil - Ação cominatória com antecipação de tutela


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO COMINATÓRIA COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - EMPREGADOR - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - INSS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA _____

COMARCA DE ____________

____________, brasileiro, solteiro, operador de caldeira, portador da Cédula de Identidade/RG sob o n.º ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, n.º ____, ap. ____, Bairro ____________, nesta Cidade de ____________, por seu advogado (procuração em anexo, Doc. 01), estabelecido com escritório na Rua ____________ n.º ____, nesta cidade, onde recebe intimações, vem, fulcrado no art. 275 e seguintes do CPC, mui respeitosamente, perante V. Exa. propor a presente

AÇÃO COMINATÓRIA COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, contra

empresa ____________ S/A, estabelecida na Rua ____________ n.º ____, Bairro ____________, nesta Cidade, em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

I) O Requerente é empregado da Empresa Requerida desde __/__/__, onde exerce a função de operador de caldeira, há mais de 25 anos (conforme comprova a CTPS em anexo, doc. 02).

II) Exerce suas atividades em escala ininterrupta de revezamento, em turnos de 6 horas diárias, na sala de operações dos Sistemas de Caldeiras, na sede da empresa, no endereço supracitado.

III) O Requerente sempre manuseou equipamentos extremamente perigosos e de alta pressão (centenas de kg por cm²), acionando e operando a caldeira à vapor, caldeira esta que trabalha com elevadíssimas temperaturas (cerca de 800°C), dando apoio a equipes de manutenção de máquinas, lidando com óleos e vapores tóxicos, além do contato diário com poeira de xisto e de carvão mineral, minérios estes que alimentavam a caldeira.

IV) O Requerente sempre esteve terrivelmente exposto a agentes insalubres e potencialmente mortais.

V) Com essas atividades laborativas o Requerente faz jus à APOSENTADORIA ESPECIAL, nos termos do Decreto n.º 3.048/99 (Regulamento da Previdência Social, DOU 07.05.99 RET 12.05.99).

VI) O artigo 2º do Decreto n.º 53.831, de 25 de março de 1964, que dispõe sobre a aposentadoria especial, corrobora a pretensão do Requerente, in verbis:

QUADRO A QUE SE REFERE O ART. 2º DO DECRETO Nº 53.831, DE 25 DE MARÇO DE 1964

REGULAMENTO GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

CÓDIGO CAMPO DE APLICAÇÃO SERVIÇOS E ATIVIDADES PROFISSIONAIS CLASSIFICAÇÃO TEMPO E TRABALHO MÍNIMO OBSERVAÇÕES

AGENTES

FÍSICOS

Calor

Operações em locais com temperatura excessivamente alta, capaz de ser nociva à saúde e proveniente de fontes artificiais. Trabalhos de tratamento térmico ou em ambientes excessivamente quentes. Forneiros. Foguistas, Fundidores, Forjadores, Calandristas, operadores de cabines cinematográficas e outros. Insalubre 25 anos Jornada normal em locais com TE acima de 28º, Artigos 165, 187 e 234, da CLT. Port. Ministeriais 30, de 7-2-58 e 262, de 6-8-62.

[...]

Outros Tóxicos Inorgânicos

Operações com outros tóxicos inorgânicos capazes de fazerem mal à saúde. Trabalhos permanentes expostos às poeiras, gases, vapores, neblinas e fumos de outros metais, metalóides halogenos e seus eletrólitos tóxicos - ácidos, base e sais - Relação das substâncias nocivas publicadas no regulamento Tipo de Segurança da O.I.T. Insalubre 25 anos Jornada normal. Art. 187 CLT. Port. Ministerial 262, de 6-8-62.

[...]

Poeiras Minerais Nocivas

Operações industriais com desprendimento de poeiras capazes de fazerem mal à saúde - Sílica, carvão, cimento, asbesto e talco.[...] Insalubre Perigoso Penoso 15 anos Jornada normal especial fixada em Lei. Art. 187 e 293 da port. Ministerial 262, de 5-1-60; 49, e 31 de 25-3-60; e 6-8-62.

[...]

(grifo nosso)

VII) Uma simples análise dos campos de aplicação dos agentes físicos, atividades profissionais, classificação e tempo de trabalho mínimo, nota-se que o pleiteante enquadra-se perfeitamente nos tópicos fazendo jus à aposentadoria especial.

VIII) Para o exercício deste direito (aposentadoria especial) junto ao INSS, o trabalhador deve encaminhar ao seu empregador, para o devido preenchimento, o formulário denominado "perfil profissiográfico previdenciário" formulário este que deve ser mantido atualizado pelo empregador sob pena de multa.

IX) Ocorre, no entanto, que a Requerida, através de seu representante legal, vem sistematicamente omitindo-se em prestar as informações no referido formulário impedindo com isso que o Requerente possa ter seu pedido apreciado pelo órgão da previdência social.

X) Ao contrário de prestar as devidas informações, necessárias aos interesses do Requerente, a Requerida, por seu representante, determinou a devolução do formulário, sem o justo preenchimento, bem como sem quaisquer justificativas escritas.

XI) Informalmente, os representantes do Departamento Pessoal da Requerida, alegaram que o requerente "NÃO TEM DIREITO" a aposentadoria especial que pretende pleitear junto ao INSS.

XII) Como se pode ver, a Requerida vem atribuindo-se poderes que não possui, a faculdade de dizer quem deve ou não pleitear o pedido de aposentadoria depende da lei e do Instituto Nacional de Seguro Social.

XIII) Não compete ao Requerido decidir se o funcionário detém ou não direito à aposentadoria, compete-lhe, isto sim, prestar as informações requeridas pelo órgão previdenciário, "ex vi legis".

XIV) A negativa, injusta e inexplicável, por parte da Requerida em fornecer tais informações, sobre as atividades do Requerente no formulário específico da previdência, a fim de que este possa exercer o direito à Aposentadoria Especial, fere direito, líquido e certo, com o que, espera-se, através da presente ação judicial, ver-se-á corrigido.

XV) Nos termos do artigo 273, inciso I, do CPC, poderá o juiz antecipar os efeitos da tutela liminarmente, desde que, exista prova inequívoca e haja uma alegação verossímil.

XVI) No caso em tela, torna-se cristalino que o Requerente vem sendo obstaculizado pela Requerida em seu direito de ver apreciado o seu pedido de Aposentadoria Especial junto ao órgão previdenciário, eis que para tal apreciação depende das informações a serem prestadas pela empresa Requerida ao INSS.

XVII) Desta forma, quanto mais tempo houver de demora na apreciação do pedido pelo órgão previdenciário, mais tempo levará até que o Requerente obtenha sua aposentadoria.

"Ex Positis", requer:

a) Que V. Exa. conceda Medida Liminar antecipando os efeitos da tutela pretendida, determinando que a Requerida, sob pena de pagamento de uma multa diária, preste as informações do perfil profissiográfico previdenciário, abrangendo as atividades desenvolvidas pelo Requerente, bem como o encaminhe ao INSS e ainda faça juntada aos autos do respectivo protocolo de entrega;

b) A citação do réu, através de seu representante legal, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

c) Seja o Réu condenado ao pagamento de todas as custas processuais e honorários advocatícios;

d) Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do réu, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação informando acerca do depósito de honorários periciais
Ação de execução de certidão de dívida ativa do município
Reconvenção com pedido de restituição em dobro de arras, ante desfazimento de negócio
Ação de anulação de escritura de compra e venda com nulidade de registro
Pedido de resolução de contrato de compra e venda, uma vez que o imóvel adquirido não possui a me
Ação de despejo contra ex empregado
Contestação à ação de busca e apreensão, sob alegação de preenchimento abusivo de letra de câmbio
Pedido de homologação de penhor legal
Pedido de arquivamento da ação de alimentos em face de perda do objeto
Pedido de indenização por motivo de evicção
Impugnação à contestação, em ação revisional de contrato de financiamento de crédito rural, sob a
Impugnação aos embargos de terceiro, sob alegação de que o bem móvel penhorado pertence à executa