Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente

Petição - Civil e processo civil - Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação anulatória de venda de bem imóvel de ascendente a descendente

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _________ - UF

REQUERENTE: ____________, brasileiro, casado, inscrito sob RG ____________, e CPF ____________, residente e domiciliado na Cidade de ___________, Rua ____________, Caixa Postal ____________ .
PROCURADOR: ____________, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB sob os nº _____, CPF nº ____________ , com escritório profissional na Cidade de _________ - UF, na Rua ____________, onde recebe intimações. Fone: ____________ - Fax: ____________
REQUERIDOS: ____________ brasileiro, casado, profissão ____________, inscrito no CPF sob nº _________, e RG _________, residente e domiciliado na Rua ____________, na Cidade de _________ - UF e
____________ brasileiro, solteiro, profissão ____________, inscrito no CPF sob nº _________, e RG _________, residente e domiciliado na Rua ____________, na Cidade de _________ - UF.

DEMANDA: AÇÃO ANULATÓRIA DE VENDA, com fulcro no art. 496, do Código Civil.

I - DOS FATOS:
A presente, visa obter a retomada e anulação da venda realizada entre pai e filho, sem a expressa anuência do irmão, também filho, do seguinte imóvel, situado nesta Cidade, na Rua ____________ nº ___, o imóvel é constituído de um lote urbano, localizado na Rua ______, nesta cidade, lado par, com a área de 500,00m2 (quinhentos metros quadrados), com área construída de 120m2 (cento e vinte metros quadrados), de número 760, com as seguintes medidas e confrontações ao Norte, com 30m com terras de _________, ao Sul 30m com terras de _________, ao Leste com 13m com terras do _________ e ao Oeste, com 14m com testada para a Rua _________. Em anexo, certidão de registro de imóveis, descrição do lote e planta de situação e localização da casa (docs. 01 e 02).
O Requerente possui legitimidade ativa pois é respectivamente, filho e irmão dos Requeridos, conforme consta das certidões em anexo (docs. 03 e 04).
O supracitado imóvel de propriedade do pai do requerente, foi vendido ao irmão na data __/__/__, sem o expresso consentimento do requerente, conforme se verifica da escritura de compra e venda em anexo (doc. 05)
A escritura foi transcrita no Registro Público no dia __/__/__, conforme certidão de registro do Cartório do ___º Ofício de Registro de Imóveis. (doc. 06)
O artigo 496 do Código Civil, veda a venda de ascendente para descendente, in verbis:

"Art. 496. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.
(...)
"

II - DO PEDIDO.
Isso posto, com base nos fatos e fundamentos expendidos, requer a Vossa Excelência:
A citação dos Requeridos e seus respectivos cônjuges para, sob pena de revelia, responderem aos termos da ação, que se espera julgada procedente, decretando a nulidade do ato.
Sejam os Requeridos condenados ao pagamento das custas e honorários advocatícios.
Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente depoimento pessoal dos requeridos, sob pena de confissão se estes não comparecerem, ou, comparecendo, negarem-se a depor.
ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que
P. Deferimento
____________, ___ de __________ de 20__.
p.p. ____________
OAB-RS?


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Homologação de penhor legal de fornecedor de alimentos
Embargos de devedor, sob alegação de inexistência de negócio jurídico entre as partes
Alegações finais, em ação de indenização por danos morais
Impugnação ao pedido de assistência judiciária gratuita
Arrolamento de bens por falecimento
Assistência judiciária - Impugnação
Apelação com pedido de suspensão do processo até o pagamento da última parcela do acordo efetuado
Impugnação aos embargos de terceiro, sob alegação de que o bem móvel penhorado pertence à executa
Apelação pugnando pela legalidade de juros aplicados por instituição financeira (01)
Contra-razões de recurso de apelação em ação de indenização
Apelação, tendo em vista sentença que indeferiu o pedido de destituição de inventariante omisso e
Ação declaratória de inexigibilidade de título