Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Sucessões Abertura de inventário dos bens deixados

Petição - Sucessões - Abertura de inventário dos bens deixados


 Total de: 15.244 modelos.

 
Abertura de inventário dos bens deixados.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ABERTURA DE INVENTÁRIO

dos bens deixados por ....., ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., certidão de óbito nº ...., em anexo, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

1 - DO AUTOR DA HERANÇA

Consoante se infere da análise da Certidão de Óbito (doc. II em anexo), em data de ...., às .... horas e .... minutos, faleceu nesta ...., no Hospital ...., em ...., ab intestato, deixando herdeiros seus três filhos, conforme comprovam certidões de casamento (doc. ...., em anexo) e 50% dos bens do casal a serem inventariados.

2 - DO VIÚVO MEEIRO

A falecida era casada com ...., (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., Estado do ...., em Regime de Comunhão Universal de Bens, conforme certidão de casamento (doc. .... em anexo). O cônjuge meeiro encontra-se na administração dos bens não tendo manifestado intenção de requerer a abertura do inventário. Como eram casados no Regime de Comunhão Universal de Bens, tem o cônjuge sobrevivente, direito a meação. Deve, pois ser inventariado o patrimônio do casal, extraindo-se a meação respectiva.

3 - DOS HERDEIROS

A falecida deixou três filhos a seguir relacionados: ...., já qualificada, .... já qualificado; .... (qualificação), residentes e domiciliados na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., Estado do ...., não tendo este manifestado interesse em requerer a abertura do inventário, razão pela qual deverá ser citado para os termos do inventário e partilha.

4 - DA DESCRIÇÃO DOS BENS

Conforme faculta o artigo 993, inciso IV do Código de Processo Civil, a descrição dos bens será feita posteriormente, bem assim seus títulos e quitações de impostos.

DO DIREITO

A presente encontra fundamento nos artigos 982 e 988, inciso II do Código de Processo Civil, dentre outras disposições legais aplicáveis à espécie.

DOS PEDIDOS

ISTO POSTO requer:

a) A abertura do respectivo inventário, nomeando-se inventariante a herdeira ...., filha da inventariada. Assim lhe seja deferida a faculdade de praticar todos os atos que se fizerem necessários ao bom andamento do presente inventário, tais como: assinar o compromisso de inventariante pessoalmente ou por seu procurador; bem como prestar primeiras e últimas declarações.

b) A isenção de quaisquer cominações legais em decorrência de não se ter procedido anteriormente na forma do artigo 983 do Código de Processo Civil.

c) A citação do viúvo meeiro ...., e a herdeira ...., no endereço mencionado, para que venham integrar a relação processual, devendo aquele ser intimado para prestar declaração referente aos demais bens que possui, para que sejam também inventariados.

d) Por fim, que seja oficiado à repartições públicas para os fins fiscais.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Sucessões
Pedido de abertura de inventário na forma de arrolamento sumário (03)
Pedido de pensão militar decorrente de morte de companheiro, com quem mantinha união estável
Impugnação ao valor da causa atribuído à ação de rescisão contratual
Abertura de inventário do espólio de bens
Pedido de abertura de inventário e partilha de bens (03)
Arrolamento sumário de bens
Reclamação, por parte de herdeiro, contra a nomeação de inventariante
Contestação à ação de nulidade de partilha, sob alegação de transação
Pedido de expedição de alvará judicial para fins de recebimento de restituição dos valores do imp
Pedido de abertura de testamento
Abertura de inventário e partilha de bens pelo rito de arrolamento
Impugnação à contestação, pugnando-se pela concessão de pensão militar