Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Previdenciário Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos

Petição - Previdenciário - Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos.

 

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [nº] Vara Cível da Comarca de [especificar]

__________, _________, estudante, menor, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, representado neste ato por _________, ________, _______, _______, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, residente e domiciliado ____________, nesta Cidade, por seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor AÇÃO ORDINÁRIA DE PENSÃO POR MORTE em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), situado _________, pelos seguintes fatos e fundamentos:


DOS FATOS

1 – O requerente é dependente, de seus genitores, por não possuir meios de subsistência, posto que é menor e dedica o seu tempo ________, que ingressou no início deste ano e que exige um significante custeio, conforme demonstra mensalidade anexa [doc. 01].

2- O responsável pelo pagamento das despesas decorrentes do estudo e das necessidades básicas do requerente, seu pai, faleceu no final de julho deste ano, fato comprovado por certidão de óbito anexa ______.

3- Após o falecimento do pai, o requerente ficou e continua sem condições de arcar com as custas de seus estudos e de suas precisões habituais.

4- Como o progenitor do requerente gozava de benefício previdenciário de aposentadoria por tempo de serviço, e dele se utilizava para propiciar uma vida digna ao filho, bem como para garantir-lhe um futuro bom, não vê o requerente outra alternativa senão pleitear a manutenção do amparo da seguridade social, pela forma de pensão.

DO DIREITO

Por ter preenchido os requisitos legais previstos na Lei nº 8.213/91, o guardião legal do requerente tornou-se segurado da Previdência Social por aposentadoria, que visa amparar os seus contribuintes. Sendo assim, nada mais justo que com a morte do segurado, o benefício se estenda ao seu dependente para que este possa ter suas necessidades básicas supridas, bem como a permanência de seu curso superior garantida.

Além disso, preceitua o art. 74 do diploma legal supra citado que "a pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não (...)". Sendo assim, observa-se que o requerente preenche o requisito legal para a concessão de pensão por morte do segurado.

Cabe lembrar também que o benefício previdenciário, ora pleiteado, é devido desde o óbito do segurado já que respeitado o prazo do art. 74, I da Lei nº 8.213/91.
Nesse sentido, _______________.


DO PEDIDO

Diante do exposto, requer de Vossa Excelência:

a) a citação do Réu, através de sua Procuradoria Regional, para, querendo, conteste a presente ação.

b) a condenação do Réu na concessão ao requerente da pensão por morte, desde o falecimento do segurado que seu deu no dia ___________ calculada na forma da Lei, acrescidas de juros e correção monetária as prestações em atraso, condenando-se o réu, ainda, nas custas processuais e honorários de advogado.

d) a intimação do representante do Ministério Público.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito, especialmente, pela oitiva de testemunhas.

Dá à presente o valor de _______.

Nesses termos,
Pede deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do advogado]

_____________________
OAB _________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Previdenciário
Ação revisional referente à reajuste de benefício previdenciário
Pedido de auxílio-reclusão
Pedido de alvará para levantamento do saldo de aposentadoria por herdeiro
Mandado de segurança contra ato de superintendente do INSS, para que não proceda à cobrança de co
Pedido de homologação de aposentadoria especial junto ao INSS, uma vez que o requerente prestou a
Ação ordinária com pedido de antecipação da tutela
Ação revisional de pensão por morte
Ação ordinária com antecipação de tutela para receber tratamento hospital
Impugnação cautelar inominada promovida em face do INSS
Requerimento de pensão previdenciária
Impugnação à contestação, pugnando-se pela manutenção de cautelar para reajuste a maior de benefí
Pedido de concessão de aposentadoria rural por tempo de serviço perante o Juizado Especial Federa