AÇÃO ORDINÁRIA EXTENSIVA DE DIREITOS À REPOSIÇÃO DOS ÍNDICES DE SOLDO PMPR
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE
....
.... (qualificação), portadora da Cédula de Identidade/RG nº ...., residente e
domiciliada na Rua .... nº ...., Bairro ...., na Comarca de ....
.... (qualificação), portadora da Cédula de Identidade/RG nº ...., residente e
domiciliada na Rua .... nº ...., Bairro ...., na Comarca de ...., todas por
intermédio de sua advogada in fine assinada, vêm mui respeitosamente à presença
de V. Exa, tendo em vista o art. 4º, inciso I e parágrafo único do Código de
Processo Civil, bem como art. 5º caput, incisos XXXIV, alínea "a", XXXV, XXXVI,
artigo 37, incisos X, XV, art. 39, § 1º, artigo 40, § 4º e 5º, art. 42, § 10,
art. 4º, caput e parágrafo único da lei estadual 6417/73 - Código de Vencimentos
e Vantagens da PMPR, art. 112 da Lei Estadual nº 1943/54 - Código da Polícia
Militar do Estado do Paraná, entre outros dispositivos legais aplicáveis à
espécie, bem como ainda o contido nos Acórdãos nºs 1284, 1912 e Ofício 076/94
todos os órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, propor a
presente,
AÇÃO ORDINÁRIA EXTENSIVA DE DIREITOS À REPOSIÇÃO DOS ÍNDICES DE SOLDO PMPR
contra o Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito público interno, e
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO - IPÊ -, pessoa jurídica de direito público
interno, os quais deverão ser citados nas pessoas de seus ilustres
Representantes legais, o Exmo. Procurador Geral do Estado (PGE) e o Exmo.
Diretor do IPÊ, assim o fazendo pelos motivos de fato e de direito que são a
seguir digressados, desde logo, solicitando vênia para requerer ao final da
presente peça inaugural.
1. As Autoras viúvas, ex-companheiras e filhas de extintos integrantes da
Gloriosa Corporação da Polícia Militar do Estado do Paraná, portanto,
pensionistas do IPÊ, as quais, na precisa forma do que assegura o art. 5º,
inciso XXXIV, alínea "a" e XXXIV, bem como art. 40, § 4º e 5º da Constituição
Federal e ainda o que preceitua o art. 6º, caput e § 1º e 2º da L.I.C.C
Brasileiro, vêm pedir a tutela jurisdicional, no que concerne ao direito que foi
declarado, entre outros, pelos Acórdãos 1284 e 1912 do órgão Especial do
Tribunal de Justiça, executado mediante Ofício nº 076/94 do referido Tribunal,
aos militares em atividade e reformados da PMPR, pares e iguais dos extintos
servidores militares, dos quais decorre a pensão a que percebem as Autoras.
2. Assim, pleiteiam as Autoras da presente ação, porque é garantia expressa em
nossa Magna Carta que:
"A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa
julgada."
3. Na forma do art. 6º, § 1º da L.I.C.C Brasileiro:
"Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo
em que se efetuou."
4. Ora, ao tempo da lei nº 6.417/73, o Código de Vencimentos e Vantagens da PMPR,
foi assegurado ao militar o direito de perceber seus soldos (Vencimentos
básicos), na forma dos índices que prevê a referida lei, e, com a redação que
lhes deram as leis nºs 8.218/86, 8.298/86 e 8671, assegurou-se aos extintos
militares aqueles referidos índices de soldo PMPR, pelo respectivo posto ou
graduação de cada qual.
5. Com o advento das malsinadas leis nº 9161/89, posteriormente substituída pela
lei nº 9194/90, reduziu-se para todos os integrantes da PMPR, em atividade, na
reserva e com reflexos nas respectivas pensões, os índices de soldo básico. Tal
ato foi ilegal, como assim o declarou o Poder Judiciário, tendo sido a matéria
discutida por vários anos.
6. Ocorre que .... e outros, mais de .... militantes, impetraram Mandado de
Segurança, contra ato do então Governador do Estado do ...., Mandado de
Segurança nº ...., e dele decorreu o Acórdão nº 1284 do órgão Especial do
Tribunal de Justiça deste estado, que declarou ilegal e inconstitucional a
edição e a aplicação das leis 9161/89 e 9194/90, que efetivamente reduziram os
índices de soldo da PMPR, reduzindo os vencimentos dos seus integrantes,
cassando-lhes os efeitos lesivos e determinando fossem aplicados os índices
determinados no Código de Vencimentos da PMPR, como até então vigentes, eis que
protegidos pela segurança do direito adquirido e da irredutibilidade de
vencimentos. Acórdão este que assim vem exposto:
"MANDADO DE SEGURANÇA. ATO DO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR. IMPETRAÇÃO
ORIENTADA CONTRA O GOVERNADOR DO ESTADO. ENCAMPAÇÃO DO ATO DAQUELE POR ESTE.
ATENUAÇÃO DA REGRA SEGUNDO O QUAL A IMPETRAÇÃO DEVE SER DIRIGIDA CONTRA A
AUTORIDADE QUE PRATICOU O ATO TIDO COMO ILEGAL, PODENDO CANCELÁ-LO, ENCAMPÁ-LO E
COMPARECER EM JUÍZO PARA DEFENDÊ-LO, ATO TIDO, POR ISSO, TAMBÉM DE
RESPONSABILIDADE DO CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUAL, APONTADO COMO AUTORIDADE
COATORA. Polícia Militar. Vencimentos. Fixação em Código com características de
lei complementar, em face da importância das matérias nele regulamentadas, como
conceitos da carreira, vantagens e proventos. Sua revogação parcial mediante lei
ordinária, que reduziu os índices dos soldos, como nos vencimentos.
Inadmissibilidade. Ato administrativo que, com base na lei revogadora alterou os
índices previstos no Código de Vencimentos da referida corporação, reduziu,
ainda que indiretamente, a remuneração dos integrantes desta, violando, assim, o
princípio constitucional da irredutibilidade dos vencimentos dos servidores
militares, que não distingue entre irredutibilidade meramente formal e efetiva.
(cf. art. 37, XV). Ordem concedida." ACÓRDÃO 1284 - O. E./TJ-PR.
7. A autoridade, então impetrada, interpôs o referido julgado, R.E., ao qual foi
negado seguimento, interpôs ainda Agr. de Ins., o qual finalmente denegado pelo
S.T.F. e interpôs Emb. a Exc., os quais foram julgados improcedentes, do qual
decorreu o absoluto trânsito em julgado do arresto, e dele emanou-se o Ofício
076/94 do Tribunal de Justiça, impondo a reposição dos índices de soldo àqueles
impetrantes.
8. O fato irretorquível é que a matéria da declaração de inconstitucionalidade
dos efeitos lesivos das lei 9161/89 e 9194/90, sobre os índices de soldo da PMPR,
bem como a reposição destes índices, como antes das malsinadas legislações, era
previsto no art. 118 do CVV-PMPR, é fixada pelo instituto do trânsito em julgado
e pelo declarado direito adquirido e, como bem assegura a CF, nada, nem mesmo a
lei poderá ferir o direito adquirido e a coisa julgada.
9. Note-se ainda que recentemente, mais precisamente em 18 de novembro de 1994,
o mesmo Colegiado julgou também o Mandado de Segurança nº 11.700-2, impetrado
por LUIZ VIEIRA DO AMARAL e outros, aproximadamente 200 militares, acerca da
mesma matéria, e por unanimidade de votos concedeu a segurança postulada e, mais
uma vez, declarou a ilegalidade e inconstitucionalidade dos mesmos diplomas
legais, cassando os seus efeitos também no caso destes outros impetrantes.
10. A título de ilustração, comente-se que na sessão de julgamento deste último
M.S., no último .... de .... de ...., o Desembargador Freitas de Oliveira,
indagou, o porque já tendo sido declarado a inconstitucionalidade e ilegalidade
das malsinadas leis, cassando-lhes os efeitos lesivos e repondo os índices
gerais do CVV-PMPR, não se tinha ainda reposto os índices gerais do CVV-PMPR a
todos os integrantes da Corporação?
11. Mas o fato, Exa. é que tal não ocorreu e certamente necessitará de várias
prestações da tutela jurisdicional neste sentido, para que o arresto citado,
ainda que geral, verdadeiramente abranja toda a corporação, bem como às
pensionistas dos respectivos e extintos servidores militares.
DA ABSOLUTA GARANTIA CONSTITUCIONAL SOBRE A ISONOMIA ENTRE OS IGUAIS
12. Entre os direitos individuais, assegura o art. 5º caput da Constituição
Federal que:
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade, ..."
13. De forma a tornar inequívoco este direito de igualdade o artigo 37, inciso
X, assegura: "a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, sem
distinção de índices entre servidores militares e civis, far-se-á sempre na
mesma data",, tal qual assegura no mesmo artigo, inciso XV que: "OS VENCIMENTOS
DOS SERVIDORES CIVIS E MILITARES, SÃO IRREDUTÍVEIS...", COMANDOS CONSTITUCIONAIS
ESTES, QUE DESDE O PRINCÍPIO TORNARAM INACEITÁVEIS A EDIÇÃO E APLICAÇÃO DAS LEIS
9161/89 E 9194/90, NO QUE CONCERNE A PARTE QUE REDUZIU OS ÍNDICES DE SOLDO PMPR,
REDUZINDO OS VENCIMENTOS DA PMPR E DISTINGUINDO, ONDE NÃO ERA DADO DISTINGUIR.
14. Hoje, patenteada a matéria pela coisa julgada material, um outro comando
constitucional vê-se ora violado, eis que garante o artigo 39, § 1º que:
"A lei assegurará, aos servidores da administração direta, ISONOMIA DE
VENCIMENTOS PARA CARGOS DE ATRIBUIÇÕES IGUAIS OU ASSEMELHADOS DO MESMO PODER
..."
15. Ocorre que as ora Autoras são pensionistas de militares que eram exatamente
iguais àqueles, cuja a execução do Acórdão 1284 e 1912 do O.E. do TJ/PR
determinou fossem repostos os corretos índices do soldo, são Soldados, Cabos,
Sargentos, Subtenentes, Alunos Oficiais, Aspirantes à Oficiais, Tenentes,
Capitães, Majores e Tenentes Coronéis, assim como aqueles, possuem estes iguais
atribuições e iguais cargos, pelo que lhes garante a CF, ISONOMIA DE
VENCIMENTOS. Em termos de vencimentos, suas pensões correspondem precisamente ao
mesmo valor que perceberia o de cujos se vivo fosse, como se militar fosse e em
plena atividade.
16. Neste sentido, tem exatamente o direito adquirido de perceberem em igualdade
de condições com aqueles para quem o Poder Judiciário já determinou as
reposições dos índices de soldo. Por ser direito líquido e certo, se vivos
fossem, seriam eles que estariam perante V. Exa. assim o pleiteando, mas como
não estão, aplica-se aqui a norma constante do art. 6º, § 2º da L.I.C.C.
Brasileiro, a qual assim preceitua:
"Consideram-se direitos adquiridos assim os direitos que o seu titular ou alguém
por eles, possa exercer como aqueles cujo começo do exercício tenha termo
pré-fixo, ou condição preestabelecida inalterável, a arbítrio de outrem."
17. É o caso aqui, visto que o Poder Judiciário declarou que tais índices eram
inalteráveis e por direito adquiridos pelos integrantes da PMPR, tratando-se de
direito exercitável pelo próprio militar ou por quem por ele o possa exercer. Se
torna inquestionável frente a norma do art. 40, §§ 4º e 5º da Constituição
Federal que assim preceituam:
"OS PROVENTOS DA APOSENTADORIA SERÃO REVISTOS, NA MESMA PROPORÇÃO E NA MESMA
DATA, SEMPRE QUE SE MODIFICAR A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES EM ATIVIDADE, SENDO
TAMBÉM ESTENDIDOS AOS INATIVOS QUAISQUER BENEFÍCIOS OU VANTAGENS POSTERIORMENTE
CONCEDIDOS AOS SERVIDORES EM ATIVIDADE, INCLUSIVE QUANDO DECORRENTES DA
TRANSFORMAÇÃO OU RECLASSIFICAÇÃO DO CARGO OU FUNÇÃO EM QUE SE DEU A
APOSENTADORIA, NA FORMA DA LEI."
"O BENEFÍCIO DA PENSÃO POR MORTE CORRESPONDERÁ À TOTALIDADE DOS VENCIMENTOS OU
PROVENTOS DO SERVIDOR FALECIDO, ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO EM LEI, OBSERVANDO O
DISPOSTO NO PARÁGRAFO ANTERIOR."
18. Portanto, é extensivo às pensionistas os direitos que teriam os extintos
servidores militares..
19. O único fato que os diverge é, pois, a execução do comando do Acórdão 1284 e
1912 do O.E. do TJ/PR.
20. Ora, situação caótica e verdadeiramente incompreensível vem sendo aplicada
na PMPR, em completo desacordo com as garantias constitucionais, eis que, como
se verifica da Certidão fornecida pela Diretoria de Finanças da Polícia Militar
do Paraná, que da conta de Quadro Demonstrativo das diferenças financeiras entre
os integrantes do M.S. 11.281-2 e os demais integrantes da Corporação, brutais
são estas diferenças, colocando em choque toda a gradação hierárquica que é a
base de toda a disciplina militar, de forma que soldados percebem mais que um
Subtenente, Subtenentes percebem mais que 1ºs. Tenentes e 1ºs e 2ºs Tenentes
percebem mais que Capitães.
21. Neste aspecto, não se poderá olvidar, que a Constituição do Estado do
Paraná, em seu artigo 45, § 11, inciso II, inquestionavelmente assegura que
"SÃO DIREITOS DO SERVIDOR MILITAR ESTADUAL:
I - ... omissis
II - soldo da classe inicial de soldado nunca inferior ao salário mínimo fixado
em lei, ASSEGURANDO-SE A DIFERENCIAÇÃO DECORRENTE DO ESCALONAMENTO HIERÁRQUICO."
22. Inviolável é assim, a luz do preceito de garantia da Constituição deste
Estado, a diferenciação própria que decorre do escalonamento hierárquico, pois a
teor do conceito próprio da Polícia Militar, como se tira do artigo 48, do
diploma constitucional estadual, é A POLÍCIA MILITAR, FORÇA ESTADUAL,
INSTITUIÇÃO PERMANENTE E REGULAR, ORGANIZADA COM BASE NA HIERARQUIA E DISCIPLINA
MILITARES.
23. Entretanto, ora prestada, em parte, a tutela jurisdicional, haja visto que a
declaração de inconstitucionalidade e ilegalidade das leis 9161/89 e 9194/90 e
que lhes cassou os efeitos lesivos, somente foi aplicada até a presente data
pela Administração deste Estado, para a parcela de integrantes militares do M.S.
11.281-2 a partir de 30.10.94, em obediência ao comando do arresto nele
proferido, um Soldado, a exemplo, com 30 anos de serviço e integrante do M.S.
11.281-2 que teve restabelecidos seus índices de soldo básico, recebeu um
vencimento de R$ ...., quando um outro seu par, não integrante do referido M.S.,
recebeu um vencimento de R$ ...., resultado em uma diferença de R$ ....
24. Tal ocorreu com todas as categorias de Militares de forma que um cabo
integrante do M. S. 11.218-2 recebeu R$ ...., enquanto um seu par recebeu R$
...., resultando em uma diferença de R$ ...., já um 3º Sargento beneficiado pelo
arresto recebeu R$ ...., e seu par R$ ...., ocorrendo uma diferença de R$ ....
e, um 2º Sargento beneficiado recebeu R$ ...., enquanto que, seu igual recebeu
R$ ...., ou seja, R$ .... a menor, o que não foi diferente em relação a um 1º
Sargento impetrante daquele M. S. que recebeu R$ ...., quando outro seu igual
recebeu R$ ...., resultando na diferença de R$ ....
25. Verifica-se ainda que um Subtenente que foi integrante do M. S. 11.281-2
recebeu também em .... um vencimento de R$ ...., ou seja, R$ .... mais que um
seu igual que recebeu R$ .... e o 2º Tenente, que já bem obteve a declaração de
direito aos seus corretos e adquiridos índices de soldo básico, recebeu R$ ....,
R$ .... a mais que outro seu par que ao mesmo tempo recebeu R$ ...., e o 1º
Tenente beneficiado recebeu R$ ...., enquanto que seu igual recebeu R$ ....,
ocorrendo um diferença de R$ ....
26. Não foi diverso entre os oficiais intermediários e superiores, já que um
Capitão que integrou o M. S. 11.281-2 recebeu R$ .... e outro que ainda não
tenha obtido igual prestação de tutela jurisdicional recebeu R$ ....,
diferenciando-os o valor de R$ ...., um Major beneficiado recebeu R$ .... e
outro não beneficiado recebeu R$ ...., com pequena diferença de R$ ...., o que
também ocorre relativamente a graduação de Tenente Coronel, onde a diferença
entre um e outro é de R$ ....
27. É flagrante assim a inobservância dos preceitos constitucionais que
asseguram esta isonomia de vencimentos para cargos iguais e de iguais
atribuições.
28. Mas não é somente no aspecto constitucional que se verifica a inobservância
de preceitos, haja visto que a legislação própria da Polícia Militar deste
Estado expressamente também assegura esta igualdade.
29. A Lei Estadual nº 1943/54, em seu artigo 12, alínea "d", quando trata dos
"DIREITOS DO MILITAR", assegura que possui ele direito à:
"PERCEPÇÃO DO VENCIMENTO DEVIDO AO SEU GRAU HIERÁRQUICO."
DA OFENSA À GARANTIA DO ARTIGO 40, § 4º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
30. Não menos grave é a ofensa ao artigo 40, § 4º da Constituição Federal. Esta
norma traduz garantia pela qual torna-se inadmissível as diferenças verificadas
e certificadas pela Diretoria de Finanças do PMPR, que decorrem da declaração de
inconstitucionalidade e ilegalidade da edição e aplicação das leis estaduais
9161/89 e 9194/90, cujo cumprimento somente se deu em parte e para parcela dos
integrantes da PMPR. Ora, assegura a referida norma de garantia que:
"Os proventos de aposentadoria serão revistos, na mesma proporção e na data,
sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo
estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente
concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da
transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu aposentadoria,
na forma da lei."
31. Portanto, desta garantia verifica-se que obrigatoriamente e por absoluta
imposição do comando constitucional, tem a administração do Estado primeiramente
o dever de zelar pelo fiel cumprimento desta Constituição e, consequentemente,
tem a mesma o dever de provocar a alteração de vencimentos de todos os
militares, estendendo aos inativos os benefícios e vantagens que foram por ordem
judicial concedidos aos seus pares em atividade, precisamente na mesma
proporção, decorrendo da idêntica garantia constitucional o direito das
pensionistas de extintos militares.
32. O Poder Judiciário, quando declarou a inconstitucionalidade e ilegalidade
das leis 9196/89 e 9194/90, o fez em processos específicos, mas de forma geral,
tal qual fora dantes aplicadas as malsinadas leis, cassando-lhes os efeitos
lesivos. Com isto, revigorou a legislação anteriormente existente, revigorando
os índices anteriormente previstos no art. 118 do CVV-PMPR, com as alterações
legais que lhe deram as leis vigorantes, do que resultou a reclassificação dos
índices, não por lei nova, mas na forma da legislação anterior às legislações
atacadas, como de direito adquirido pela categoria. NESTE ASPECTO IMPÕE-SE A
OBSERVÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E EXTENSÃO.
33. Igualmente, por se tratar de aplicação de lei geral, devidamente cassada
quanto aos seus efeitos lesivos sobre os índices de PMPR, inquestionável é o
direito de extensão assegurada aos inativos e pensionistas, por força de comando
próprio constitucional, mas não se poderá negar que igual direito é cabível
também aos demais integrantes da PMPR ainda em atividade, que não poderão
esperar pela inatividade para obterem dita extensão e tampouco que deixem de a
reclamar.
34. Por óbvio, inadmissível que legislação, o qual teve a cassação de seus
efeitos, continue a ser aplicada pela Administração. Neste aspecto Exa., crê-se
que caberia mesmo medida judicial a ser proposta pelo Ministério Público
Estadual, para evitar-se que qualquer dos indivíduos integrantes da PMPR,
pensionistas e extintos integrantes da PMPR continuassem a ser prejudicados pela
legislação que teve seus efeitos cassados por sentença judicial de declaração de
inconstitucionalidade e ilegalidade, devidamente transitada em julgado.
DA INQUESTIONÁVEL REDUÇÃO DE VENCIMENTOS
35. Quando propostos os primeiros Mandados de Segurança, argumentava-se que os
vencimentos da categoria de militares foram sensivelmente reduzidos, ao ponto de
que alguns dos cargos, à época (janeiro/90), sequer alcançaram os índices
mínimos de reposição salarial-inflação determinado de forma geral para todo o
funcionalismo.
36. A época, no entanto, ficou a demonstração do fato dependente de gráficos e
cálculos para se chegar ao resultado deste show pirotécnico jurídico perpetrado
pela Administração.
37. Ora, com a efetiva reposição dos índices para parcela desta categoria,
provado está cabalmente pelas diferenças salariais que estes perceberam a mais,
que efetivamente houve redução, que nem sequer poderia hoje dizer-se indireta,
eis que verifica-se direta sobre o soldo básico com repercussão sobre a
totalidade dos vencimentos dos militares.
38. Como bem asseverou o órgão Especial do Tribunal de Justiça, no arresto acima
citado: "é o CÓDIGO DE VENCIMENTOS DA PMPR (CVV-PMPR), CÓDIGO COM AS
CARACTERÍSTICAS DE LEI COMPLEMENTAR EM FACE DA IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS NELE
REGULADAS, NÃO ADMITINDO REVOGAÇÃO PARCIAL MEDIANTE LEI ORDINÁRIA".
39. No aspecto que interessa a presente lide, prevê o art. 107 do CVV-PMPR (Lei
6417/73) que:
"O valor do soldo será fixado, para cada posto ou graduação com base no soldo do
posto do Coronel da Polícia Militar, observados os índices estabelecidos em
tabela de escalonamento vertical."
40. A tabela de escalonamento vertical, a que se refere o art. 107, é a que vem
gizada no art. 118 do mesmo diploma legal, ora restabelecido pelo menos para
parte da categoria e que na forma da lei, com a redação dada pelas leis nºs.
8.218/86, 8.298/86, 8.671/87 e 8.903/88, assim são previstos:
1. OFICIAIS SUPERIORES:
Coronel 1000
Tenente coronel 913
Major 872
2. OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS:
Capitão 800
3. OFICIAIS SUBALTERNOS
1º Trimestre 731
2º Trimestre 658
4. PRAÇAS ESPECIAIS
Aspirante-a-Oficial 532
Aluno (último ano) 362
Aluno (demais anos) 333
Subtenento 532
1º Sargento 477
2º Sargento 432
3º Sargento 400
Cabo 382
Soldado de 1º classe 362
Soldado de 2º classe 333
41. Com o advento da lei 9161/89, foram assim sensivelmente reduzidos:
1. OFICIAIS SUPERIORES:
Coronel 1000
Tenente coronel 900
Major 868
2. OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS:
Capitão 695
3. OFICIAIS SUBALTERNOS
1º Trimestre 602
2º Trimestre 520
4. PRAÇAS ESPECIAIS
Aspirante-a-Oficial 395
Aluno (último ano) 201
Aluno (demais anos) 185
Subtenente 362
1º Sargento 330
2º Sargento 272
3º Sargento 237
Cabo 223
Soldado de 1º classe 201
Soldado de 2º classe 185
42. Esta legislação que iniciou a lesão teve lapso curto de vigência, sequer
produzindo efeitos, eis que já em 19 de janeiro foi revogada pela lei 9194/90,
que diferentemente regulamentou os índices, mantendo, entretanto, a lesão ao
direito adquirido dos AA. e reduzindo-lhes ainda os índices, reduzindo, com
isto, os vencimentos dos militares, assim estabelecendo estes índices:
1. OFICIAIS SUPERIORES:
Coronel 1000
Tenente coronel 900
Major 868
2. OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS:
Capitão 695
3. OFICIAIS SUBALTERNOS
1º Trimestre 590
2º Trimestre 500
4. PRAÇAS ESPECIAIS
Aspirante-a-Oficial 395
Aluno (último ano) 303
Aluno (demais anos) 250
Subtenente 362
1º Sargento 345
2º Sargento 335
3º Sargento 325
Cabo 315
Soldado de 1º classe 305
Soldado de 2º classe 250
43. Por certo, que a sensível redução operada por estas legislações,
principalmente pela 9194, de 19 de janeiro de 1990, não poderia mesmo ter
redundado noutro fato senão efetiva redução do vencimento padrão dos militares,
como decorre da expressão das malsinadas legislações, redução esta repassada às
pensões das pensionistas dos extintos militares.
DO DIREITO ADQUIRIDO
44. Inquestionável que além de ser proibido o ato de reduzir vencimentos pelo
comando constitucional, é também inquestionável que os índices que eram
aplicados antes das legislações atacadas, ou seja, os que são especificados no
item 33, desta, como previsto no artigo 118, do CVV-PMPR, com a redação última
da lei 8903/88, entraram para o patrimônio dos militares, e, como tal, se
tornaram protegidos pelo instituto do direito adquirido, razão pela qual
estavam, desde logo, indenes de serem prejudicados pela nova e malsinada lei.
45. Como bem ensina Clóvis Beviláquoa: "DIREITO ADQUIRIDO É UM BEM JURÍDICO,
CRIADO POR UM ATO CAPAZ DE PRODUZI-LO, SEGUNDO AS PRESCRIÇÕES DA LEI ENTÃO
VIGENTE E QUE, DE ACORDO COM AS PRESCRIÇÕES DA MESMA LEI, ENTROU PARA O
PATRIMÔNIO DO TITULAR."
46. Analisando a magistral lição do festejado mestre, temos que:
A) OS ÍNDICES referentes a cada posto ou graduação SÃO BENS JURÍDICOS;
B) FORAM OS ÍNDICES, referentes a posto ou graduação, CRIADOS POR LEIS;
C) A GRADUAÇÃO E/OU OS POSTOS RESPECTIVOS, É O FATO CAPAZ DE PRODUZI-LO;
D) Assim sendo, entram para os patrimônios dos militares, sob a égide da lei que
os criou, com características tais, DIREITO ADQUIRIDO, indenes assim de serem
prejudicados por qualquer ato, mesmo que este ato seja uma lei.
DA OMISSÃO DO ESTADO COMO ATO INCONSTITUCIONAL OMISSIVO
47. Ao editar e aplicar as malsinadas leis, que reduziram os índices e
vencimentos padrão dos militares, atuou inconstitucional e ilegalmente o Estado,
o que já bem o foi declarado pela sentença que cassou os efeitos dessas leis.
48. Ora, em não observando a legislação pela qual para cada posto ou graduação
corresponde um único e geral índice de soldo, bem como a garantia de isonomia
para cargos de atribuições iguais e ainda a garantia de extensão de benefícios
aos inativos e pensionistas, agem o Estado e o IPÊ com inconstitucionalidade por
omitir-se da observância legal que lhe competiria.
49. Neste aspecto, como também assegura a lei, todo aquele que por ação ou
omissão causar prejuízo a outrem fica pois obrigado a reparar o dano, é o que se
requer.
Isto posto, é está para respeitosamente requerer que V. Exa., se digne a:
a) Determinar seja citado o Estado do Paraná e o Instituto de Previdência do
Estado, através dos seus representantes legais, para que tomem conhecimento da
presente ação e, querendo, a respondam, no prazo e sob as penas da lei.
b) Que determine seja ouvido o Digníssimo representante do Parquet, que deverá
intervir no presente feito, como o fiscal da lei.
c) Admita a produção de todas as provas em direito admitidas, para corroborarem
com o que desde logo segue provado pelos documentos anexos, sejam de que
natureza forem e que se façam necessárias à prestação da tutela jurisdicional
postulada.
d) Finalmente, requer-se que V. Exa. supra o petitório no que o mesmo necessitar
e julgue, pois, procedente a presente ação ordinária declaratória extensiva de
direitos, para declarar por sentença de mérito o direito das Autoras de
perceberem suas pensões, calculadas na forma dos índices previstos na Lei
6417/73, artigos 107 e 118, com a redação última da lei 8903/88, declarada já a
inconstitucionalidade e ilegalidade das leis 89161/89 e 9194/90, que tiveram
seus efeitos lesivos sobre os índices de soldo PMPR cassados por arrestos do O.
E. do TJ/PR, transitada em julgado, estendendo a declaração de direito às
presentes Autoras, em observância aos comandos constitucionais do art. 5º caput,
incisos XXXIV, alínea "a", XXXVI, art. 37, XV e art. 39, § 1º e 40 § 4º e 5º,
bem como art. 112 alínea "d" do Código do PMPR, Lei 1943/54 e artigo 4º também
do Código de Vencimentos da PMPR, Lei 6417/73.
e) Consequentemente, seja o Estado do Paraná e o IPÊ condenados a pagar às
Autoras as parcelas de diferenças salariais vencidas e que se vencerem, a título
de indenização, devidamente corrigidas e acrescidas de juros da mora, bem como
as custas processuais e honorários advocatícios na base de 20% sobre os valores
finais da indenização a ser apurada em liquidação de sentença.
f) Finalmente, requer-se seja concedido às AA o benefício da Assistência
Judiciária Gratuita, o que se requer tendo em vista o que preceitua o art. 5º,
inciso XXXIV, Lei 7516/86, entre outros dispositivos aplicáveis à espécie.
Dá-se à presente o valor de R$ .... (....) para os efeitos legalidade de alçada.
Termos em que se por ser de JUSTIÇA,
Pedem e Esperam Deferimento.
...., .... de .... de ....
...................
Advogado