Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Defesa prévia com pedido de suspensão do feito

Petição - Penal - Defesa prévia com pedido de suspensão do feito


 Total de: 15.244 modelos.

 

DEFESA PRÉVIA - PRELIMINAR DE SUSPENSÃO DO FEITO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo-crime nº _________

Defesa prévia com pedido de suspensão do feito

O Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, em atenção a nomeação obrada pelo termo de assentada de folha ____, declinar, em favor da ré: _________, brasileira, convivente, dos serviços larários, atualmente tida, reputada e havida como em lugar incerto e não sabido, a presente defesa prévia, aduzindo o quanto segue:

PRELIMINARMENTE

1º SUSPENSÃO DO FEITO.

Em que pese a controvérsia a respeito a possibilidade da suspensão do feito, no que concerne aos delitos perpetrados antes da ___ de _________ de _____, postula a defesa por sua suspensão, em razão da ré ter sido citado pela via editalícia, o que impede a prossecução regular da demanda, a teor do artigo 366 do Código de Processo Penal, sobrestando-se, por decorrência a marcha do feito, no que concerne ao dispositivo da norma entendido como "processual penal", o mesmo não ocorrendo com a prazo prescricional cuja natureza é de "direito penal material", o qual seguirá seu curso normal, até verificar-se seu implemento, obedecidos os parâmetros traçados pelo artigo 109 do Código Penal.

Nesse sentido assoma imperioso o decalque de jurisprudência parida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, inserta na RT nº 757 (novembro/98), página 627, cuja ementa é aqui transcrita, face sua extrema pertinência que guarda ao tema em debate:

REVELIA - "Suspensão do processo e do prazo prescricional - Disposição de natureza mista formal e material - Aplicação retroativa aos feitos em andamento somente quanto à suspensão do processo, contando-se o lapso prescricional normalmente - Interpretação do art. 366 do CPP, com a redação dada pela Lei 9.271/96" (RSE 333/97 - 3ª Câm. J. 10.02.98, Rel. Des. ÁLVARO MAYRINK DA COSTA - DORJ 18.06.1998)

Demais, a suspensão do feito é de rigor, haja vista, que ser benéfica a ré, sendo irrelevante a circunstância de que os fatos pretensamente delituosos imputados sejam anteriores a vigência da Lei nº 9.271 de 17 de abril de 1.996, a qual imprimiu nova redação ao artigo 366 do Código de Processo Penal.

Nesse norte é a doutrina esposada pelo respeitado Professor LUIZ FÁVIO GOMES, in, ESTUDOS DE DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL, São Paulo, 1.999, RT, onde páginas 176/177, da obra citada, obtempera com autoridade, que lhe é peculiar:

"O direito à suspensão do processo em razão de citação por edital, por fazer parte do devido processo penal, estatuído, inclusive na Constituição e na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, tem aplicação a todos os processos e em todas as Justiças (militar, inclusive) e deve ser assegurado a todos os réus, universalmente, não se justificando nenhum tipo de discriminação contra os que praticaram delitos antes da vigência da Lei 9.271/96."

Assim, vindica a defesa, a suspensão imediata do processo, o mesmo não ocorrendo com a prescrição de pretensão punitiva, a qual não retroage, por ser dispositivo inconstitucional, na medida que cria caso imprescritibilidade, impossível de sustentação lógica e jurídica, cotejadas as normas positivas vigentes, em especial a inscrita no artigo 5º, XL, da Lei Fundamental.

DO MÉRITO

Quanto ao mérito da quaestio sub judicie, tem-se, que o delito que é arrostado contra a ré encontra-se descaracterizado.

Tal será demonstrado e evidenciado, no caminhar da instrução processual, a qual somente deverá ser implementada, na hipótese de lograr-se efetivar a citação in faciem da ré.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Habeas corpus com pedido de trancamento da ação penal e emissão da certidão negativa para fins de
Requerimento de apropriação indébita
Contra-razões de desclassificação de ausência de dolo
Recurso em sentido estrito contra sentença que pronunciou o réu.
Prisão ilegal por abuso de autoridade
Ausência de mandado de busca e apreensão
Defesa prévia em que se alega a acusação de inverídico porte de substância entorpecente
Recurso e razões de cerceamento de defesa
Em razões finais, réu pede sua absolvição em razão de inexistência de provas
Pedido de liberdade provisória, ante as evidências de que não foi cúmplice de crime de homicídio
Requerimento para instauração do inquérito policial para apuração dos fatos (03)
Quesitos ao perito subscritor do auto de exame de furto qualificado