Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações finais pelo réu, requerendo sua absolvição em relação à acusação de homicídio doloso

Petição - Penal - Alegações finais pelo réu, requerendo sua absolvição em relação à acusação de homicídio doloso


 Total de: 15.244 modelos.

 
Alegações finais pelo réu, requerendo sua absolvição em relação à acusação de homicídio doloso ou a desclassificação do crime para homicídio culposo.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

PROCESSO-CRIME Nº ......

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

ALEGAÇÕES FINAIS

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Afora o magnífico trabalho desenvolvido pelo agente da acusação, o Ministério Público em momento algum carreou aos autos elementos que demonstrassem ter o Réu sido o autor dos disparos contra a vítima, na fatídica noite do dia .... de .... de..... O MP afirma que o réu tinha sacado um revólver que portava e efetuado um disparo contra a vítima, que produziu-lhe a morte, afirmação esta, desprovida de confirmação por qualquer dos testemunhos trazidas à colação.

Mais ainda, o parquet sequer conseguiu demonstrar o que realmente ocorreu na fatídica data, pois, segundo os testemunhos prestados durante o Inquérito Policial, não ocorreu qualquer discussão entre o Réu e a vítima (fls. .... e ....), sendo que, eram eles amigos.

O Sr. Promotor Público em suas alegações finais (fls. .... e ....), tenta demonstrar a ocorrência da autoria e da materialidade, mas não consegue; senão vejamos:

Em momento algum nos autos, existe prova de que foi o Réu o autor dos disparos que causaram a morte da vítima, restando assim, sérias dúvidas a este respeito, o que forçosamente deve levar a absolvição, segundo o princípio in dubio pro reo.

Já em relação à materialidade, o parquet não conseguiu demonstrar que se tratava de um homicídio doloso, pois, os documentos citados nas alegações, de per si, são insuficientes para comprová-lo, estando Laudo do Exame de Necropsia falho, ao não informar a distância do tiro, e o autor do disparo fatal; cadáver existiu, mas, de maneira alguma, isto é suficiente para existir o convencimento da existência de homicídio doloso.

DO DIREITO

Segundo todos os depoimentos prestados em juízo, o Réu é uma pessoa responsável, bom marido e um ótimo pai de família, além de afável no trato com os vizinhos e amigos. Descrição esta que, de forma alguma, nos leva a caracterizá-lo como um frio e sórdido assassino, que sem motivo tiraria a vida de seu semelhante.

Desta forma, é inadmissível que seja ele pronunciado. Pois, caso isso ocorra, a sabedoria do júri popular, com certeza levará à absolvição. Mas, com certeza, a magnanimidade de Vossa Excelência, não permitirá que tal homem, contra o qual inexiste uma prova, seja submetido a um julgamento popular, que marcará, não apenas a ele, mas a toda família, para o resto de suas vidas.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, e por tudo mais o que Vossa Excelência saberá prover, requer-se:

A absolvição liminar do Réu em relação a acusação ora imputada, lavrando-se a sentença absolutória.

Caso não seja este o entendimento de Vossa Excelência, a defesa suplica que, levando em consideração o contido nos autos, se digne a desclassificação da imputação, para Homicídio Culposo. Já que o Réu, jamais teve a intenção de matar a vítima, seu amigo, e cuja morte, causou-lhe imensa dor.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal