Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Interposição de reconvenção, pleiteando-se partilha de bens ante separação, além de prestação alimentícia

Petição - Família - Interposição de reconvenção, pleiteando-se partilha de bens ante separação, além de prestação alimentícia


 Total de: 15.244 modelos.

 
Interposição de reconvenção, pleiteando-se partilha de bens ante separação, além de prestação alimentícia.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº ......

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

RECONVENÇÃO

à ação de ....., interposta por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A ré-reconvinte, é casada com o autor-reconvido há mais de .... anos, pelo regime de Comunhão Universal de Bens.

Dessa união adveio o nascimento de .... filhos: ...., nascido aos .... de .... de .... e ...., nascida aos .... de .... de ....

A reconvinte jamais trabalhou, posto que sempre se dedicou a cuidar da casa e dos filhos.

Com a separação, que se deu-se por culpa do reconvindo, que a enganou expulsando-a do lar em virtude de um relacionamento que possuía com outra mulher, a reconvinte passou a ser sustentada pela filha.

Ocorre, entretanto, que a mesma vai casar-se, em ...., de modo que não poderá continuar a sustentar a mãe; isto posto por encontrar-se a reconvinte na casa dos .... anos, sem possuir meios próprios de subsistência, necessita de uma pensão à base de .... salários mínimos.

O casal, na constância do casamento, adquiriu os seguintes bens:

a) Duas residências, construídas em terreno próprio, situado na Rua ...., com .... m de frente por .... m de frente a fundo, de ambos os lados, tendo nos fundos .... m de largura, com área total de .... m² cadastrado na Prefeitura Municipal de .... sob o nº .... e devidamente registrados.

A primeira casa tem .... quartos, .... salas, .... banheiros, coberta de telhas, com .... m de frente, por .... m de frente a fundo, com .... m² de área construída.

A segunda casa, que também é construída, como já se disse, no terreno descrito no item 6, possui .... quartos, .... cozinhas, .... salas, .... banheiros, com .... metros de frente por .... metros de frente ao fundo, com .... m² de área construída.

b) Uma linha telefônica nº ...., no Estado ....

c) A .... parte da casa residencial situada na Rua ...., com área construída de .... m² e cujo terreno possui .... m², lançado na Prefeitura Municipal de ...., sob o nº ....

d) A .... parte da propriedade agrícola ...., situada no lugar denominado ...., distrito de ...., Estado e Comarca de ...., em terreno próprio, com área total de .... ha, .... a e ...., com .... tarefas de .... entre novos e frutíferos, .... tarefas de pasto cercado de arame farpado, uma casa coberta de telhas, .... barcaças registradas sob o nº .... em .... de .... de ....

DO DIREITO

Ante à situação aposta, a reconvinte tem direito à partilha de bens e à fixação de pensão alimentícia, ante a sua NECESSIDADE, tendo o reconvindo a POSSIBILIDADE de prestar alimentos.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto é a presente para requerer:

a) Os benefícios da justiça gratuita, bem como os preceituados no artigo 5º, parágrafo 5º da Lei 1060/50.

b) A intimação do reconvindo nos termos do artigo 316 do CPC.

c) A decretação do divórcio, fixando a pensão alimentícia em favor da reconvinte na base de .... salários mínimos, tendo em vista que a mesma necessita e o reconvindo tem condições de pagar.

d) A partilha de bens nos termos da lei, ou em sendo homologado o acordo proposto no Divórcio, prevaleça o acordado naqueles autos.

e) A nomeação de um advogado dativo, para que acompanhe os demais atos processuais, tendo em vista a impossibilidade de a reconvinte, bem como dessa defensora, locomover-se até esta comarca.

f) A condenação do reconvindo nas custas processuais e honorários advocatícios.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Pedido de separação judicial consensual
Pedido de tutela por parte de irmã da menor, que já se encontra sob sua guarda provisória
O réu alega insuficiência de recursos financeiros para pagamento de perícia em ação de investigaç
Pedido de separação judicial litigiosa, alegando-se violação dos deveres conjugais
Arrolamento sumário pelos filhos da de cujus - Único imóvel
Contestação à ação de alimentos (03)
Ação cautelar de separação de corpos
Contestação à ação indenizatória pela morte do pai dos requerentes
Alvará judicial para levantamento de FGTS, PIS/PASEP e seguro de vida
Pedido de alteração de acordo quanto à parte de convivência de ex-cônjuges na mesma casa, em face
Menor requer reconhecimento de paternidade e através dessa declaração pleitear o direito como her
Pedido de divórcio direto (02)