Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos (02)

Petição - Família - Ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos (02)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), menor, representado por sua mãe ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE C/C ALIMENTOS

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A Investigante, nasceu em .....de ...... de ...., no Hospital ..... de ......, cidade de ....., fruto de uma união estável existente entre a mãe da menor e o pretenso pai,coincidente com a data de sua concepção.

A união entre ambos perdurou por um período aproximado de ....... anos. Por não possuírem bem imóvel, sua residência era alugada, tendo os mesmos adquirido apenas bens móveis necessários para o uso de rotina. Ressalta-se ainda que em ...... de ...... nasceu ......,o outro filho do casal devidamente reconhecido como filho legitimo do casal.

Em ..... de ........... dias após o nascimento da INVESTIGANTE, inexplicavelmente o INVESTIGANDO, aproveitou deste momento, e do estado de recuperação da genitora, recusou assumir a paternidade, e deu por encerrado o relacionamento.

Nesta mesma data o INVESTIGANDO, sem razão alguma retirou todos os bens moveis (geladeira, fogão, mesas, cadeiras. Etc.), da residência aonde conviviam em união estável, sendo que partes destes objetos foram entregues para o pagamento do aluguel, e o restante a genitora da investigante não soube precisar seu fim, data em que a mesma enfrentando sérias dificuldades, procurou socorro com as irmãs Carmelitas, deixando a pequena .......... em uma creche, podendo desta forma trabalhar na Empresa ............, suprindo suas necessidades.

Apesar de passados praticamente oito anos da dissolução desta união é de fundamental interesse ver reconhecida a paternidade do INVESTIGANDO, cujo direito encontra total amparo constitucional, legal e moral, além de que existe um passivo econômico que deve ser pago, a fim de compensar o sofrimento e as dificuldades desses longos anos passados e fazer com que a pequena Gabriela cresça com dignidade, alcançando uma formação adequada e de respeito perante a sociedade.

Inúmeras são as razões, não só de ordem legal, genericamente citadas na presente exordial, mas também de ordem moral e psicológica, principalmente pelo efeito devastador e traumático de viver todos esses anos em dificuldades sem o apoio e o carinho do pai, um amigo, um conselheiro, um protetor, para ajudar na formação de sua personalidade.

É um direito, imprescritível, indisponível e irrenunciável, garantir não só ao INVESTIGANTE a existência jurídica de um pai para a possibilidade de uma vida mais digna, mas, inclusive para as gerações descendentes da INVESTIGANTE e INVESTIGANDO, a garantia da convivência com um avô paterno

DO DIREITO

A ação de investigação de paternidade atualmente é também disciplinada pela Lei Federal n° 8.560, de 29 de Dezembro de 1992.
O artigo 227, parágrafo 6°, da Constituição da República, estabelece:

6º - Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

No que tange ao pedido de alimentos, o artigo 1695, caput, do Código Civil Brasileiro, prescreve:

Art. 1695 - São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

Sendo assim, uma vez reconhecida a paternidade do INVESTIGANDO, cabe a condenação deste em alimentos, obrigação que lhe é inerente, segundo o disposto nos artigos 1694 e seguintes, do Código Civil Brasileiro.

Independentemente dos fatos e pormenores supra explicitados, a questão essencial é o dever legal de alimentar do INVESTIGANDO como conseqüência do reconhecimento da relação de parentesco-descendência.

Especialmente em virtude do imperativo disposto na Lei Nacional n° 5.478, de 25 de Julho de 1968, e dos deveres esculpidos nos arts. 229, da Constituição da República, arts. 1694 e 1696, ambos do Código Civil Brasileiro e nos princípios consubstanciados no Estatuto da Criança e do Adolescente, verbis:

1.CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA:

"Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

2.CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 2002:

Capítulo VII - DOS ALIMENTOS

"Art. 1694. Podem os parentes, os conjugues ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

Art 1696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.

3.ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

Ademais, na esfera criminal, perseverando em sua omissão mesmo após o reconhecimento da paternidade, sujeitar-se-á o INVESTIGANDO às sanções previstas no Art. 244, do Código Penal Brasileiro, na hipótese de abandono material, senão vejamos:

4.CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:

Capítulo III - Dos Crimes Contra a Assistência Familiar

Abandono material

"Art. 244 - Deixar, sem justa causa, de prover à subsistência do cônjuge, ou de filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou valetudinário, não lhes proporcionando os recursos necessários ou faltando ao pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente, gravemente enfermo:

Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, de uma a dez vezes o maior salário mínimo vigente no País.
Parágrafo único. Nas mesmas penas incide quem, sendo solvente, frustra ou ilide, de qualquer modo, inclusive por abandono injustificado de emprego ou função, o pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada".

5.DA DOUTRINA BRASILEIRA

Sob a visão de FRANCISCO RAITANI, em sua obra "Prática de Processo Civil", vol. I, pág. 465, 1987, ensina:
"Nas legislações modernas, a investigação de paternidade transformou-se em uma instituição de ordem pública, que funciona automaticamente, de ofício, sempre que exista um filho sem pai conhecido. Por isso, grande número de legislações modernas aceitam este princípio, considerando que os poderes públicos têm o direito e o dever de interessar-se pelo filho ilegítimo até descobrir sua verdadeira filiação. Não há quem ignore que a ilegitimidade é fonte da origem de graves males sociais."
"O reconhecimento dos filhos naturais, estabelece o liame de parentesco entre estes e seus pais, gera importantes efeitos, principalmente no que diz respeito aos alimentos, à sucessão, ao pátrio poder e a guarda dos mesmos enquanto menores."

6.DAS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DAS PARTES E DO VALOR DA PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA NECESSÁRIA

A genitora da Investigante, declara que não possui condições de arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo de seu sustento e de sua família.

A genitora da Investigante na função de doméstica, conforme documento anexo, percebe o montante de R$;....., quantia insuficiente para prover alimentos e condições razoáveis de sobrevivência.

A mãe da Investigante, relata que não esta podendo custear sozinha, as despesas com alimentação, material escolar e as necessidades básicas da residência, e ainda possui divida em atraso no supermercado, e não vem conseguido pagar o aluguel.
Por mais de sete anos, a genitora do INVESTIGANTE arcou sozinha com o sustento de sua filha, na busca incessante de proporcionar-lhe uma vida confortável, sempre no limite de suas possibilidades, tentando provar para si mesma e para seus entes próximos a sua independência, ainda que a base de muito suor, como resposta frente à omissão do INVESTIGANDO.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência:

a) No MÉRITO, a procedência do pedido consignado na presente ação, a fim de que seja reconhecida e judicialmente declarada a paternidade do Investigante, atribuindo ao INVESTIGANDO os deveres e direitos fundados na relação de pátrio poder, condenando-o no pagamento das custas judiciais, honorários advocatícios à base usual de 20% (vinte por cento) sobre o valor dado à causa e demais cominações legais, na forma do art. 20, do Código de Processo Civil;

b) A citação do Investigando, através de Oficial de Justiça, para, querendo,vir contestar a presente ação no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de revelia e confissão, de acordo com a expressão do art. 285 do CPC; ressaltando-se que o mesmo deverá ser citado no endereço como segue: à Rua .........., nº. ........

c) LIMINARMENTE, a fixação dos alimentos provisórios no valor de 01(um) salário mínimo, devendo ser pago diretamente à genitora do Investigante ou através de depósito bancário em conta corrente a ser oportunamente informada, e que ao final deverão ser convertidos em definitivos, regulamentando-se a obrigação alimentar decorrente da paternidade comprovada e reconhecida;

d) Após o trânsito em julgado, seja oficiado o Cartório de Registro Civil desta Comarca a fim de que se proceda a competente alteração no registro do Investigante, consignando-se o patronímico do Investigando a ser acrescentado ao nome do Investigante, bem como, os nomes dos avós paternos;

e) A intimação do representante do Ministério Público para fins de direito

f) A produção de todas as provas em direito admitidas, especialmente a ouvida pessoal do Investigando, sob pena de confesso, em audiência a ser designada por este MM. Juízo, bem como, a documental inclusa, a inquirição de testemunhas a serem arroladas oportunamente, pericial (incluindo exame DNA) e os demais meios probantes que se fizerem necessários.

g) Finalmente a concessão da assistência judiciária, nos termos da Lei Federal nº. 1.060/50,com as alterações introduzidas pela Lei Federal nº. 7.510/86 (art. 4º.), eis que a genitora, autora da presente ação é pessoa necessitada.

Dá-se à causa, o valor de R$ ........

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Contestação à ação de alimentos (01)
Avós requerem a guarda do neto menor em razão da impossibilidade financeira da mãe em criar o fil
Ação de separação judicial litigiosa interposta por cônjuge varão, com pedido de guarda do filhos
Contestação à ação de alimentos (03)
Pedido de conversão de separação consensual em divórcio pelo decurso do lapso temporal
Ação de execução de alimentos, ante a inadimplência do réu no pagamento dos mesmos
Impugnação aos embargos do devedor por intempestivos, alegando-se ainda o dever do alimentante de
Contestação à ação de investigação de paternidade (02)
Contestação em execução de alimentos, requerendo o alimentante o pagamento dobrado de quantia ind
Medida cautelar de busca e apreensão de filho menor
Contestação à ação de revisão de alimentos (02)
Pedido de interdição de filho portador de deficiência mental