Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Comercial Requerimento de retirada de sociedade simples, com apuração de haveres

Petição - Comercial - Requerimento de retirada de sociedade simples, com apuração de haveres


 Total de: 15.244 modelos.

 
Requerimento de retirada de sociedade simples, com apuração de haveres.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O autor .... é sócio de empresa ré .... Conforme registra o aditivo nº ...... do contrato social por haver adquirido, em ..... de ..., 2% (dois por cento) das cotas da sociedade requerida (doc. nºs. .......).

O capital da sociedade ficou, então, assim dividido:

SÓCIO QUOTAS CAPITAL R$
................................................................ ................. .......................
................................................................ ................. .......................

Tal empresa está sediada na cidade de ....e....., conforme consta do contrato social e seus aditivos.

Ocorreu que, em ...... de ......... último, o sócio .... enviou mensagem, via e-mail (doc. nº .......), para todos os integrantes do escritório atribuindo, em suma, ao autor, a prática de várias irregularidades. Constou também na mensagem o objetivo de expulsar o autor da sociedade.

As desinteligências entre o suplicante e os sócios ........... e ................ vêm de algum tempo, ora por uma razão, ora por outra.

Com o conhecimento destes fatos, a convivência entre as partes tornou-se extremamente difícil. O autor foi até brutalmente impedido de ter acesso ao seu local de trabalho. Em ...... (.........) de ............. último, ao tentar entrar no escritório aqui em .................., foi impedido, pelo porteiro de adentrar na empresa. O porteiro afirmou que estava obedecendo ordens do escritório réu (docs. Nºs. .........)

A desinteligência entre as partes chegou ao ponto de o autor precisar propor ação cautelar inominada objetivando autorização para acesso ao seu escritório, nesta ................., bem como fosse proibido à requerida a prática de qualquer ato visando impedir o acesso dele ao local de trabalho (doc. nº .......). também foi proposta pelo autor ação penal privada contra os réus ..... e .....em razão de agressões que lhe foram feitas (doc. nº .......)

A ré, de outro lado, propôs interdito proibitório, objetivando impedir o acesso do suplicante ao seu local de trabalho (doc. nº ......)

Como se nota, os desentendimentos precipitaram-se de modo irreversível, gerando a quebra da affectio societatis essencial para a presença do autor na sociedade, razão pela qual pede a dissolução parcial com sua retirada e apuração de haveres.

DO DIREITO

1. A quebra da affectio societatis

É óbvio que diante dos fatos supra mencionados, não pode o suplicante permanecer impassível, e bem assim, continuar integrando a sociedade de advogados, ora ré.

Desapareceu a affectio societatis.

Afigura-se imperativa a dissolução parcial, por não ser mais suportável ao autor continuar em sociedade, constituída por tempo indeterminado (cláusula III do contrato social) e em que não exista mais confiança recíproca.

Cumpre reproduzir pensamento do ilustre comercialista, prof. RUBENS REQUIÃO, que permaneceu incólume desde a primeira edição do seu clássico livro, em 1.971, até a vigésima:

"A dissolução será decretada não devido à desinteligência entre os sócios propriamente, mas porque esse fato impede o prosseguimento da sociedade para atingir os seus fins (art. 336, al. 1). A pureza dessa doutrina se refletiu no acórdão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu: A discórdia entre os sócios pode tornar-se causa determinante da inexequibilidade do fim social, justificando a dissolução da sociedade" (Curso de Direito Comercial, São Paulo, Saraiva, 1971, p. 285; idem, 2º vol., 20ª ed. São Paulo, Saraiva, 1995, p. 278).

Especificamente quanto à sociedade de advogados, ensina o festejado jurista ALFREDO DE ASSIS GONÇALVES NETO:

"Por isso, creio que é perfeitamente aplicável às sociedades civis em geral ou não empresárias, e às sociedades de advogado em especial, a doutrina da dissolução parcial, quando se verificarem quaisquer das hipóteses em que o rompimento do vínculo societário em relação a um, ou alguns sócios, satisfaz os fins da lei sem necessidade de atingir os outros vínculos, existentes entre os sócios remanescentes de atingir os outros vínculos, existentes entre os sócios remanescentes e a sociedade" (Sociedade de Advogados, 2ª ed., ed. Juarez de Oliveira, 2002, p. 97).

Quando deixa de existir a confiança mútua entre os sócios e se torna impossível a convivência não ha como manter a sociedade.

2. Sobre o tema é a jurisprudência:

"Sociedade civil por quotas de responsabilidade limitada. Dissolução parcial. Apuração de haveres. Fundo de comércio. Forma de pagamento. Passivo judicial. Renovação da prova pericial. Falta de prova do exercício da opção de compra em leasing. Conseqüências. juros de mora. Distribuição dos encargos da sucumbência. A falta de affectio societatis determina a dissolução parcial da sociedade civil. Deferimento do fundo de comércio, em face das peculiaridades da sociedade civil... "(TJRGS - 6ª Câm. Cível, Rel. Des. Carlos Alberto Alvaro de Oliveira, Apel. Civ. nº 70003689973, DJ 24.6.02).

"Ação de dissolução de sociedade civil. Contrato por prazo indeterminado. Possibilidade. 1. A possibilidade de um dos sócios requerer a dissolução da sociedade, quando o contrato é por prazo indeterminado, se baseia no fato de que ninguém é obrigado a contratar contra a sua vontade. 2. Não há cerceamento de defesa, quando a prova a ser produzida seria inócua para o deslinde da causa. Apelação improvida" (TAPR - 8ª Câm. Cível, Rel. Juiz Conv. Cristo Pereira, AC. nº 2657, DJ 27.05.94).

"Sociedade civil. Cotas de responsabilidade limitada. Dois sócios. Pedido dissolutório de um sócio, por sucumbência da affectio societatis. Dissolução de pleno direito, já que é impossível cogitar-se..." (TJPR - 4ª Câm. Cív., Rel. Des. Ronald Accioly, Ac. 6465, julg. em 16.05.90).

3. De outro lado, dispõe o art. 5º, inciso XX da Constituição Federal:

"ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado".

A sociedade de advogados como sociedade civil que é, permite a retirada ao sócio que não deseja mais integrá-la. Além do próprio preceito constitucional o direito de retirada está previsto no art. 1374 do Código Civil.

E não poderia ser diferente pois ninguém é obrigado a contratar sem sua vontade, em sociedade constituída por prazo indeterminado (cláusula III do Instrumento Particular de Consolidação de Sociedade Civil de Trabalho - doc. nº 02 - e também parágrafo 1º da cláusula I do aditivo nº ...... - doc. nº 03).

O presente caso tem a peculiaridade de que o direito de retirada está sendo exercido motivadamente, pois não fossem as atitudes afrontosas dos réus em relação ao autor, bem como a propositura da ação de interdito proibitório pelos requeridos (doc. nº ......) e a premência da ação cautelar proposta pelo autor (doc. nº ....), não haveria necessidade desta ação de dissolução parcial.

4. DA apuração de haveres

Considerando que o presente pedido de dissolução não implicará na extinção da sociedade, nos termos do art. 668 do Código de Processo Civil antigo (por autorização do art. 1.218 do atual CPC), o sócio retirante requer também a apuração de haveres, via balanço especial, conforme o §1º, do item VII do Instrumento Particular de Consolidação de Sociedade Civil de Trabalho (doc. nº .......).

Dessa forma, como estabelece o contrato social, os haveres deverão ser pagos pela sociedade em .... prestações mensais iguais e consecutivas, acrescidas da correção monetária e dos juros legais contados da data do balanço.

5. Da necessidade de liminar de afastamento do autor

Como se demonstrou, desinteligência entre as partes é grave.

O autor precisou propor ação cautelar inominada objetivando autorização para acesso a seu local de trabalho e obteve liminar (doc. nº .....)

Ocorre que está impraticável a convivência com os réus. O comportamento acintoso dos requeridos torna impossível o ambiente de trabalho. Há perigo de confronto pessoal, razão pela qual o autor tem evitado comparecer ao escritório objetivando evitar a ocorrência de fatos mais graves.

No entanto, o suplicante pode vir a ser responsabilizado por essa ausência, daí a necessidade da liminar. Razão porque o requerente, sempre ao amparo da lei, requer seja concedida liminar antecipatória (art. 273 do CPC) autorizando o seu afastamento da empresa requerida desde logo, até decisão final da presente demanda.

Para a concessão da tutela antecipada o art. 273 do CPC exige a "prova inequívoca da verossimilhança". Nas palavras de ARAKEN DE ASSIS:

"A verossimilhança exigida no dispositivo se cinge ao juízo de simples plausibilidade do direito alegado em relação à parte adversar. Isto significa que o juiz proverá com base em cognição sumária" (Aspectos Polêmicos da Antecipação de Tutela, Coord. Teresa Arruda Alvim Wambier, São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997, p. 25).

Ora, a quebra da affectio está comprovada pelas ações judiciais já em trâmite (ação cautelar, interdito proibitório). Assim como a impossibilidade da convivência societária. Presente, portanto, o fumus boni iuris.

A tutela antecipada exige também o "fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação" (art. 273, I do CPC), ou seja, periculum in mora.

O perigo está caracterizado;

a) pela impossibilidade da convivência conjunta, havendo risco de as partes chegaram às vias de fato, razão pela qual o suplicante tem evitado comparecer ao escritório;

b) pelo risco de o autor ser responsabilizado por sua ausência ao local de trabalho.

Diante do exposto, requer a concessão da liminar autorizatória do seu afastamento da empresa ré.

DOS PEDIDOS

Em tais condições, requer o autor a concessão de liminar antecipatória (art. 273 do CPC) autorizando o seu afastamento da empresa requerida até decisão final deste. Requer ainda a citação dos réus, por carta AR, para responderem ao presente pedido, em conformidade com o procedimento insculpido nos art. 656 e segs. do Código de Processo Civil de 1.939, por força do artigo 1.18, VII, do estatuto processual vigente, e que, ao final, Vossa Excelência julgue procedente a pretensão vestibular dos autos para o efeito de decretar a dissolução parcial da sociedade, dela retirando-se o autor, assegurada a apuração dos seus haveres na proporção da respectivas cotas no patrimônio societário líquido real, nos termos dos art. 668 e seguintes do Código de Processo Civil antigo.

Requer, ainda, a condenação dos réus ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios fixados ao critério do r. Juízo.

Por fim, requer distribuição por dependência à ..... Vara Cível desta Comarca de ..................., haja vista estar em trâmite ação cautelar inominada e ação declaratória entre as mesmas partes desta demanda.

Dá-se à causa o valor de R$ ....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Comercial