Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Razões de apelação em ação de indenização

Petição - Civil e processo civil - Razões de apelação em ação de indenização


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO - JUIZADO ESPECIAL CÍVEL - RAZÕES DE APELAÇÃO

EGRÉGIA CÂMARA RECURSAL

JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

Apelante: _________

Apelado: _________

Processo: _________

Origem: _________ - UF

APELAÇÃO PRECLAROS MAGISTRADOS

I - RAZÕES DE RECURSO

1. Em que pese o respeito que se nutre ao prolator, indubitável que a sentença monocrática não premiou o melhor direito, prejudicando, via de conseqüência, a aproximação do apelante com a Justiça.

2. Assim, tem-se que o entendimento se deu em bases erradas, em desconformidade com o conteúdo dos autos, acatando entendimento absolutamente desconectado da prova documental acostada.

3. Veja-se que no primeiro momento a sentença reconhece a aquisição de materiais para a realização do serviço, sustentando não ser esta compra indenizável em razão de que significaria enriquecimento ilícito.

4. Depois, inexplicadamente, reconhece que o descumprimento do contrato se deu em razão de que o apelante não possuía condições (materiais e equipamentos) para a execução da obra, em evidente contradição.

5. Relativamente a data para início da obra tal não restou comprovada pela prova testemunhal, havendo disparidade inclusive entre o que disse o representante legal do apelado e a sua testemunha, referindo o primeiro o dia 18/01 e o segundo o dia 10/01.

6. O douto juiz leigo, no entanto, concedeu grande importância a este fato, quando em verdade sequer havia no contrato tal preocupação, sendo este o instrumento hábil a resolver o conflito, pois produzido sob absoluto consenso entre as partes.

7. Ressalte-se que não houve qualquer discussão acerca do prazo para a conclusão das obras, que segundo o contrato era de 45 dias, de modo que quando entrou o apelante com a ação, em ___/__/__, e adotada a data do contrato como ___/__ (como quer o magistrado), ainda assim estaria no prazo de entrega.

8. Desta feita fica bem claro que o apelante somente não iniciou as obras por que houve mudança de vontade do próprio apelado, e não por descumprimento seu, eis que como se vê dos recibos juntados na inicial, já no final de _______ possuía os equipamentos necessários à execução da obra.

9. Depois disto, naturalmente que pediu o pagamento da primeira parcela, não interessando o que faria com ela, se pagaria pelos equipamentos adquiridos, se pagaria suas despesas pessoais, ou se faria uma doação, até porque da prova documental consta expressamente que na assinatura do contrato (e não na data do contrato), deveria ser paga a primeira parcela.

10. Desse ônus, como se vê dos autos, não se desincumbiu o apelado, que não provou, da mesma forma, a negativa do apelante em iniciar o serviço, tendo, mesmo antes do prazo previsto para a entrega da obra, contratado outros profissionais.

11. Ressalte-se, por oportuno, que a data prevista para o pagamento da primeira parcela era a data da assinatura do contrato, e este foi assinado na data constante dos carimbos do cartório, não na data constante do contrato.

12. Quisessem adotar esta última data como sendo a data para o pagamento da primeira parcela, e teriam feito constar no contrato assinado, o que não ocorreu.

13. O que não pode é o magistrado interpretar cláusulas que estão colocadas de forma objetiva no instrumento contratual, prejudicando sobremaneira os interesses do apelante, que não conseguiu iniciar a obra por negativa da apelada de cumprir o primeiro pagamento.

14. O argumento de que o apelante não teria condições de levar a cabo a obra é falacioso porquanto é profissional do ramo e já em _______ do ano passado, antes das datas indicadas para o começo, possuía o material necessário, o que foi ignorado pelo magistrado.

15. Se permanecer a ótica pessoal, como se viu no julgamento monocrático, requer-se pesquisa junto aos profissionais da área para se confirmar que o procedimento adotado é o de cobrar um valor de sinal, antes do início de qualquer obra, e o restante durante e após a conclusão da mesma, não sendo diferente com o apelante.

FACE AO EXPOSTO, requer-se o provimento do apelo para o fim de reformar a sentença monocrática, condenando o apelado ao pagamento do valor constante da inicial, devidamente acrescido de juros e correção monetária.

A concessão do benefício da Assistência Judiciária Gratuita, forte na Lei 1.060/50, uma vez que o apelante é pobre, não tendo condições de custear o processo sem prejuízo de seu sustento.

N. Termos

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil