Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Prova pericial para julgamento

Petição - Civil e processo civil - Prova pericial para julgamento


 Total de: 15.244 modelos.

 

PETIÇÃO - PROVA PERICIAL - JULGAMENTO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ___________ – ___.

Processo nº

___________ e outros, devidamente qualificados na inicial, por seu procurador firmatário, nos autos do processo autuado sob nº ___________, respeitosamente, vem a presença de V. Exª, dizer e requerer o que segue.

1. Como já peticionado a fls., o presente processo independe da prova pericial requerida pela Municipalidade e deferida por V. Exª.

2. Em análise a inicial, verificamos que a presente demanda encontra-se embasada unicamente em legislação municipal, por conseqüência aborda matéria eminentemente de direito.

3. Além disto, referida perícia de nada servirá a não ser procrastinar o presente feito.

4. De nada adiantará porque seu resultado em nada contribuirá para o deslinde do feito.

5. A obrigação da Municipalidade de concluir o Loteamento ___________ decorre de lei e de seus próprios atos, eis que quando da aprovação do loteamento em questão, o Município, até por exigência da lei nº 2.088/72, em vigor na época, hipotecou seis (06) terrenos como garantia de conclusão das obras a que o loteador se obrigava a cumprir.

6. A fim de evitarmos divagações jurídicas em torno da questão de qual legislação devemos aplicar ao caso concreto cabe salientar que a Lei Municipal nº 2.088/72 foi substituída pela atual Lei de Parcelamento do Solo nº 3.300/88, e em que pese algumas alterações, a vontade do legislador de 1972 permaneceu a mesma no tocante a obrigação do Município em concluir as obras que o loteador não fez.

7. Estabelecia a lei nº 2.088/72 em seus artigos 33 e 34:

"Art. 33 - Para garantia do cumprimento das obrigações assumidas pelo proprietário de acôrdo com o "Termo de Compromisso" será exigida uma caução em lotes que será igual ao montante das obras, e hipotecados a Prefeitura Municipal.

Art. 34 - Findos os prazos previstos caso não tenham sido realizadas as obras e os serviços exigidos, a Prefeitura executá-los-á e promoverá a ação competente para abjudicar ao seu patrimônio os lotes caucionados que se constituirá em bem dominical do Município".

8. Atualmente a lei nº 3.300/88, nos artigos 33, § 1º, 37 e 40, reflete a mesma intenção do legislador de 1972, garantindo a sociedade, de forma clara e transparente que, caso o loteador não honre suas obrigações o Município, mediante a execução da garantia, concluirá os serviços e obras:

"Art. 33 - Nenhum projeto de loteamento será aprovado antes da assinatura do "Termo de Compromisso", de que cuida o artigo anterior, devendo figurar no mesmo, além das obrigações já elencadas, a indicação dos lotes ofertados em garantia da execução das obras e compromissos assumidos.

§ 1º - A caução de lotes de que trata o "caput" deste artigo, será de livre escolha do Poder Executivo, e número igualmente por ele indicado, não inferior a 20% (vinte por cento) dos lotes, formadores do empreendimento, os quais serão hipotecados ao Município, juntamente com o registro do parcelamento.

Art. 37 - Aprovado administrativamente o projeto, o Chefe do Poder Executivo baixará Decreto correspondente, o qual conterá as condições em que o loteamento é autorizado, as obras a serem realizadas, os prazos a serem cumpridos, os lotes hipotecados como garantia das obrigações a que se vinculou, as áreas cedidas ao domínio público, "croqui" de situação, bem como dados identificadores do imóvel junto ao Ofício de Registro de Imóveis competente.

Art. 40 - Findo os prazos previstos, caso não tenham sido realizadas as obras e serviços exigidos, o Município poderá executá-los, promovendo a ação competente para adjudicar ao seu patrimônio os lotes previamente hipotecados, na forma da legislação pertinente, que se constituirão em bens dominiais do Município".

9. A legislação citada contém verdadeiro poder-dever, irrelegável pelos agentes públicos, que por si só obriga o Município a concluir o loteamento.

10. Assim, demonstrado mais uma vez que a presente demanda não prescinde de tal prova, aliás, em audiência de instrução e julgamento realizada, já havia se optado pelo encerramento do período probatório, concluindo as partes pelo julgamento.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER:

a) por não haverem mais provas a serem produzidas e em face do feito comportar julgamento requer seja o mesmo seja procedido na forma do disposto no art. 330, I do CPC, reiterando os pedidos contidos na inicial e demais manifestações.

b) caso não seja este o entendimento de V. Exª., mantendo-se a prova pericial apresenta-se os seguintes quesitos em anexo para tal desiderato.

N. T.

P. E. Deferimento.

___________, ___ de ___________ de 20__.

Pp. ___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Interposição de medida cautelar inominada, visando impedir a alienação de imóvel
Impugnação à contestação, sob alegação de incabimento de denunciação à lide
Interposição de embargos monitórios, sob alegação de ilegitimidade passiva e inexistência de assi
Ação monitória para cobrança de crédito usufruído em conta bancária sem a devida restituição (02)
Ação de petição de alimentos consistente em usufruto de bem imóvel
Contra-razões de apelaçãode juros extorsivos
Ação de rescisão de promessa de compra e venda
Ação de alimentos com pedido de prisão
Ação monitória em face de prescrição de título de crédito
Restituição do prazo para retirada dos autos
Apelação de execução da decisão
Notificação judicial para entrega de bens referentes à contrato de arrendamento mercantil, ante p