Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Impugnação à contestação em pedido de ressarcimento por danos decorrentes de calúnia e difamação

Petição - Civil e processo civil - Impugnação à contestação em pedido de ressarcimento por danos decorrentes de calúnia e difamação


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à contestação em pedido de ressarcimento por danos decorrentes de calúnia e difamação.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, noa autos de ação de indenização que move em face de ....., à presença de Vossa Excelência propor

IMPUGNAÇÃO À CONTESTAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Requer o segundo Réu, em preliminar, a extinção do presente feito sob a alegação de que o Autor não teria feito prova da sua condição de vereador e, ainda, alega que o Autor afirmou ter sido ofendido na condição de ex-diretor de Esportes do Município, no entanto incorre o Réu em equívoco, a uma porque é fato público e notório que o Autor é vereador nesta cidade, não necessitando, dessa forma, de prova, conforme determina o CPC em seu art. 334, a duas porque no próprio texto publicado constata-se que o Réu referiu-se ao vereador ...................., não deixando dúvidas a quem foram dirigidas as ofensas.

No mérito, o segundo Réu limitou-se em argumentar que não teria incorrido no crime de calúnia e difamação, porque supostamente não teria agido com dolo, argumentando que a tipificação desses crimes somente se caracterizaria no caso de existência de dolo.

No entanto, equivoca-se o Réu, pois a presente ação não busca a condenação do mesmo pelos crimes acima relatados, mas a reparação por danos morais, que visa mitigar, em parte, a dor psicológica sofrida pelo Autor em decorrência de ver sua honra e reputação maculadas.

DO DIREITO

Ademais, a legislação aplicável ao caso, não exclui a obrigação de reparar o dano quando da inexistência de dolo, senão vejamos:

"Artigo 49. Aquele que, no exercício da liberdade de manifestação de pensamento e de informação, com dolo ou culpa, viola direito, ou causa prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar:

I - os danos morais e materiais, nos casos previstos no art. 16, ns. II e IV, no art. 18 e de calúnia, difamação ou injúria;

Outrossim, não há que se aceitar a argumentação do Réu de que não houve dolo de sua parte, principalmente porque o mesmo escreveu e publicou o texto ofensivo, bem como da própria leitura do texto em questão verifica-se a intenção de enxovalhar a reputação e a honra do Autor, imputando-lhe fatos descritos como crime e o expondo à opinião pública de forma irresponsável. Ao contrário do que quer fazer crer o Réu, face o teor de seu texto, o mesmo não agiu de forma a cumprir com o seu papel de jornalista, ou seja, informando de forma séria.

DOS PEDIDOS

Por questão de brevidade reporta-se o Autor a fundamentação constante da inicial, para reiterar seus pedidos e requerer sejam rejeitadas as alegações da Ré em sua contestação.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de indenização para reaver-se danos iminentes e lucros cessantes em decorrência de acidente
Ação declaratória de ausência
Interposição de ação ordinária, com o intuito de restituição do valor das quotas de consórcio
Ação cominatória em juizado especial
Pedido de indenização em face de acidente de trânsito (02)
Arrecadação de bens de ausente
Acordo de pedido de homologação de cancelamento de audiência
Embargos de terceiro de defesa da meação
Anulação de doação com cláusula de retorno
Ação declaratória, pleiteando-se a nulidade de cláusula contratual que prevê a devolução de valor
Pedido de revogação de mandato outorgado por instrumento público, requerendo-se a notificação do
Interposição de embargos de terceiro, ante penhora de imóvel não pertencente ao executado