Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos de declaração para fins de pré-questionamento (01)

Petição - Civil e processo civil - Embargos de declaração para fins de pré-questionamento (01)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos de declaração para fins de pré-questionamento.

 

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ RELATOR DA ...... CÂMARA CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO .......

APELAÇÃO CÍVEL N.º .........
Origem: ....ª Vara Cível
Acórdão n.º ..... - ..... Câmara Cível
Ac. ........

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos ....., à presença de Vossa Excelência propor

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

ao R. Acórdão de fls. ...., para efeitos do pré-questionamento necessário a recursos, com fundamento nas disposições dos artigos 535 e seguintes do CPC, vez que nele, data maxima venia, vislumbram-se pontos omissos, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O V. Acórdão não conheceu do Recurso de Apelação em razão da ausência de representação nos autos.

No entanto, uma vez constatada a falta nos autos de procuração do advogado, deve-se possibilitar à parte o suprimento. Portanto, trata-se de irregularidade sanável, a qual não pode obstar o conhecimento do Apelo, conforme ocorreu nos presentes autos.

DO DIREITO

Consoante iterativa jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é pacífico o entendimento, de que a ausência de instrumento procuratório é um vício sanável, somente reputando-se insanável, depois de oportunizado o suprimento da irregularidade pelo Juiz ou Relator do Tribunal.

Neste diapasão, os entendimentos jurispudenciais in verbis:

"PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OPOSTOS À SENTENÇA. INSTRUMENTO PROCURATÓRIO. AUSÊNCIA. IRREGULARIDADE SANÁVEL. APLICAÇÃO DO ART. 13 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Nos termos da jurisprudência assente nesta Corte, o ato praticado, nas instâncias ordinárias, por advogado sem instrumento de mandato nos autos, somente é de ser reputado inexistente após o juiz, ou o relator no tribunal, oportunizar o suprimento da irregularidade. Recurso conhecido e provido." (Resp 156102/RJ; Quarta Turma - STJ - Rel. Ministro Cesar Asfor Rocha, Data do julg. 10.08.1999, Data pub. 25.10.1999)

"PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DECLARATÓRIOS. MULTA. APELAÇÃO. INSTRUMENTO PROCURATÓRIO. AUSÊNCIA. IRREGULARIDADE SANÁVEL. APLICAÇÃO DO ARTIGO 13 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. "Embargos de declaração manifestados com notório propósito de prequestionamento não têm caráter protelatório" (verbeten.º98 da Súmula/STJ) Nos termos da jurisprudência assente nesta Corte, é possível, nas instâncias ordinárias, a regularização da representação processual da parte." (Resp 114540/DF; Quarta Turma - STJ - Rel. Ministro Cesar Asfor Rocha, Data do julg. 10.08.1999, Data pub. 25.10.1999)

Com a reverência permitida, busca-se confirmar, destarte, que há, na decisão proferida, flagrante omissão e esvaziamento do direito da embargante, sendo certo que tal decisão, inegavelmente, fere o disposto no artigo 5º, incisos XXXV e LX da Magna Carta.

DOS PEDIDOS

Ante os fundamentos apresentados, a fim de sanar a irregularidade dos presentes autos, requer a juntada do incluso instrumento procuratório.

Pelo exposto, aguarda-se que essa Egrégia Câmara aprecie os presentes Embargos e os aceite por razões de indiscutível Justiça.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido do falido para continuação do negócio
Apelação em que a apelante pugna pela majoração da condenação em dano moral
Medida cautelar de sustação de protesto (04)
Interposição de embargos de declaração, tendo em vista o cerceamento de defesa oral em tribuna qu
Ação declaratória cumulada com indenização por dano moral referente a protesto indevido de título
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção da sentença para responsabilizar-se os fia
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com separação de corpos e alimentos
Ação cominatória para fins de outorga de escritura pública de compra e venda de imóvel
Ação declaratória de inexigibilidade de título
Ação de despejo para retomada de imóvel para uso próprio
Herança jacente
Pedido de parcelamento de dívida em execução por quantia certa