Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Dissolução união estável por estabelecimento de meação

Petição - Civil e processo civil - Dissolução união estável por estabelecimento de meação


 Total de: 15.244 modelos.

 

DISSOLUÇÃO - UNIÃO ESTÁVEL - ESTABELECIMENTO DE MEAÇÃO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Jurisdição cível

Dissolução união estável

Justiça de graça

____________, brasileiro, convivente, pedreiro, portador da cédula de identidade nº ____________ (SSP/UF), residente e domiciliado na Rua ____________, s/nº (próximo a ____________) Bairro ____________, cidade de ____________ e, ____________, brasileira, convivente, do lar, portadora da cédula de identidade nº ____________ (SSP/UF), residente e domiciliada na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, nessa cidade de ____________, pelo Defensor subfirmado, vêm, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizarem a presente ação de dissolução de união estável, pela via consensual, expondo o que entendem pertinente e relevante, bem como traçando seu pacto resilitivo, na forma a seguir delineada

1.) Os requerentes conviveram em regime de união estável, pelo interregno temporal de (2) dois anos, em plena comunidade de vida, sob um mesmo teto, elevados ao status de família, pela novel Constituição Federal, ex vi, do artigo 226, § 3º.

Desta união adveio uma única filha de nome: ____________, nascida em ___ de _______ de _____, contando, atualmente, com (1) um ano de vida. Vide em anexo, assento de nascimento, documento nº 01.

2.) Por desinteligências irremovíveis, que grassaram entre os residentes no feito, deliberam (de forma amistosa) em por termo a união estável havida, estatuindo, para tanto, as seguintes cláusulas integrativas da dissociação:

2.1) A guarda da filha menor do casal é confiada a convivente mulher, cabendo, a esta, preferencialmente, representá-la e ou assisti-la em todos os atos da vida civil, devendo, propiciar-lhe um perfeito desenvolvimento bio-psíco-social, no que será coadjuvada pelo convivente varão.

2.2) A título de pensão alimentícia, pagará o convivente pai, em favor da filha menor, o valor equivalente, a 60% (sessenta por cento) de um salário mínimo, sob forma mensal, sendo que o primeiro pagamento alusivo ao mês de novembro/___, será efetuado até o décimo dia do mês de dezembro/___, - e assim sucessivamente - diretamente a representante legal da menor, a qual firmará recibo bastante.

Na hipótese da menor carecer de remédios, hospitalização, consultas ao médico pediatra, dentista, tais despesas serão suportadas pela metade entre os requerentes pais.

2.3) É assegurado em prol do convivente pai, o direito de visita a filha menor, aos finais de semana, de forma alternada, podendo retirá-la do lar materno às 9:00 horas do sábado entregando-a, impreterivelmente, às 18:00 horas do domingo.

2.4) Os requerentes dispensam-se reciprocamente alimentos, haja vista, que auferem o bastante para proverem sua subsistência, prescindindo de ajuda.

2.5) A título de meação a convivente mulher receberá (ao invés de sua quota parte) o equivalente monetário a R$ ______ (_________) reais, a serem pagos pelo convivente varão, no dia ___ de ________ de _____, em moeda corrente nacional.

Efetuado o pagamento do valor supra consignado, pelo convivente varão em favor da convivente mulher, na data aprazada, a última mesma outorga plena, geral e irretratável quitação ao primeiro, nada mais tendo a reclamar seja presente ou futuramente no concernente a dita meação.

2.6) Inexistem bens imóveis.

2.7) Os requerentes já se encontram separados de fato, desde o mês de _______ do corrente ano, residindo em comunas díspares.

ISTO POSTO, com sede no artigo 1º. et alii, da Lei nº 9.278 de 10.05.96, oferecem para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Conceda Vossa Excelência, aos requerentes, o benefício da justiça de graça, eis constituirem-se em pessoas pobres e carentes, firmando, para tal fim a competente declaração de pobreza.

II - MINISTÉRIO PÚBLICO

Intimação da presente avença do Doutor Promotor de Justiça que oficia nessa Comarca.

III - PEDIDO FINAL

Ao final, requerem num primeiro momento decisório seja declarada a união estável havida entre os residentes no feito, pelo lapso temporal antes consignado, e ato contínuo, num segundo momento decisório seja decretada sua desconstituição, em sintonia com as cláusulas perfilhadas retro, que integram de forma indissolúvel o pacto resilitivo, homologando-as por sentença, para que irradiem os efeitos legais decorrentes, após o trânsito em julgado do decisum.

Estimando a presente para efeitos fiscais o valor de R$ ______

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil