Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Dissolução união estável consensual

Petição - Civil e processo civil - Dissolução união estável consensual


 Total de: 15.244 modelos.

 

DISSOLUÇÃO - UNIÃO ESTÁVEL - CONSENSUAL - ALIMENTOS FIXADOS

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Jurisdição cível

Dissolução união estável

Justiça de graça

____________ e ____________, brasileiros, conviventes, o primeiro motorista de Fortaleza Materiais de Construção e portador da cédula de identidade nº _________, e a segunda dos serviços larários e portadora da cédula de identidade nº _________, sendo o varão residente na Rua _________, nº ____, Bairro _________, e a mulher residente na Rua _________, nº ____, (fundos) Bairro _________, ambos domiciliados nesta cidade de _________, pelo Defensor subfirmado, vêm, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizarem a presente ação de dissolução de união estável, pela via consensual, expondo o que entendem pertinente e relevante, bem como traçando seu pacto resilitivo, na forma a seguir delineada:

1.) Os requerentes conviveram em regime de união estável, pelo interregno temporal de (7) sete anos, em plena comunidade de vida, sob um mesmo teto, elevados ao status de família, pela novel Constituição Federal, ex vi, do artigo 226, § 3º.

Desta união adveio um único filho de nome: ____________, nascido em ____ de _________ de ______, contando, atualmente, com (3) três anos de idade. Vide em anexo, assento de nascimento, documento nº 01.

2.) Por desinteligências irremovíveis, que grassaram entre os residentes no feito, deliberam (de forma amistosa) em por termo a união estável havida, estatuindo, para tanto, as seguintes cláusulas integrativas da dissociação:

2.1) A guarda do filho menor do casal é confiada a convivente mulher, cabendo, a esta, preferencialmente, representá-lo e ou assisti-lo em todos os atos da vida civil, devendo, propiciar-lhe um perfeito desenvolvimento bio-psíco-social, no que será coadjuvada pelo convivente varão.

2.2) A título de pensão alimentícia, pagará o convivente pai, em favor do filho menor, o valor equivalente a 75% (setenta e cinco por cento) de (1) um salário mínimo, hodiernamente, cifrado monetariamente, em R$ ______ (_________ reais), tendo como termo a quo de vigência o mês de junho, sendo que o pagamento se dará, sempre até o 10º (décimo) dia do mês subseqüente ao vencido, diretamente a representante legal do menor, a qual firmará recibo bastante. No atinente ao mês de junho, excepcionalmente, o pagamento dar-se-á, no dia ___ de ________ corrente. Estabelecem, ainda, que no mês de dezembro de cada ano, o pai, pagará a título de 13º salário ao filho menor, o valor de um pensão alimentícia, cifrada em 75% de um salário mínimo, em prejuízo dos alimentos devidos no mês.

Na hipótese do menor adoecer os medicamentos necessários, bem como as despesas de internação em nosocômio, serão suportados pela metade entre os pais.

2.3) É assegurado em prol do convivente pai, o direito de visita ao filho menor, nos finais de semana alternados, cumprido ao convivente varão retirar o menor da casa materna às 13:00 horas do sábado, com ele permanecendo até às 18:00 horas do domingo, quando deverá devolvê-lo a convivente mulher.

2.4) Os requerentes dispensam-se reciprocamente alimentos, haja vista, que auferem o bastante para proverem sua subsistência, prescindindo de ajuda.

2.5) Quanto aos bens móveis, que compõem o acervo comum, estes, caberão em sua integralidade a convivente mulher. No atinente a uma casa de alvenaria (2.70x8.60) construída em área verde, de propriedade dos conviventes, está, caberá, em sua totalidade a convivente mulher.

2.6) Os requerentes já se encontram separados de fato desde o dia ___ de ________ de _____, residindo em endereços díspares, em que pese domiciliados em idêntica cidade.

ISTO POSTO, com sede no artigo 1º. et alii, da Lei nº 9.278 de 10.05.96, oferecem para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, aos requerentes, o benefício da justiça de graça, eis constituirem-se em pessoas pobres e carentes, nos termos da declaração de pobreza firmada em anexo.

II - MINISTÉRIO PÚBLICO

Intimação da presente avença do(a) Doutor(a) Promotor(a) de Justiça que oficia nessa Vara.

III - PEDIDO FINAL

Ao final, requerem num primeiro momento decisório seja declarada a união estável havida entre os residentes no feito, pelo lapso temporal antes consignado, e ato contínuo, num segundo momento decisório seja decretada sua desconstituição, em sintonia com as cláusulas perfilhadas retro, que integram de forma indissolúvel o pacto resilitivo, homologando-as por sentença, para que irradiem os efeitos legais decorrentes, após o trânsito em julgado do decisum.

Estimando a presente R$ ______

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de reconsideração de despacho de execução de sentença
Ação de nunciação de obra nova de condômino
Ação de busca e apreensão de bem fiduciariamente alienado
Ação de atentado, tendo em vista a alteração em imóvel - objeto de reintegração de posse
Ação de usucapião especial
Pedido de declaração de ausência
Ação de prestação de contas quanto aos lançamentos efetuados em conta bancária por instituição fi
Ação monitória para cobrança de quantia certa
Inventário de arrolamento de pedido de expedição de formal de partilha
Pedido de indenização decorrente de danos físicos e morais
Impugnação à contestação, alegando-se que a seguradora deve indenizar o segurado
Ação de manutenção de posse, tendo em vista justo receio de turbação ou esbulho