Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Aposentadoria por idade de trabalhador rural

Petição - Civil e processo civil - Aposentadoria por idade de trabalhador rural


 Total de: 15.244 modelos.

 

APOSENTADORIA POR IDADE - TRABALHADOR RURAL - ART 7º, INC XXIV, CF-88

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

____________, brasileiro, solteiro, agricultor, RG n.º ____________, CPF n.º ____________, residente e domiciliado em ____________, ___, por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração anexo (doc. 01), com escritório situado à rua ____________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 7º, inciso XXIV, da Constituição Federal, c/c os artigos 48 e 143, II, da Lei 8.213/91, propor em face do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Autarquia federal, com Superintendência neste Estado, na Rua ____________, n° ___, bairro ____________, na cidade de ____________ a presente AÇÃO ORDINÁRIA DE APOSENTADORIA POR IDADE, pelos motivos que passa a expor:

I) O autor é segurado da Previdência Social rural, contando atualmente com 60 anos de idade conforme certidão de nascimento em anexo (doc. 02).

II) Como trabalhador rural, sempre lavrou a terra, trabalhando desde a mais tenra idade no campo e tendo comprovado, através de documentos e de testemunhos, o período de labor entre __/__/__ e __/__/__, principalmente nas épocas de colheitas.

III) Na data de __/__/__, após ter completado 60 anos de idade, postulou, junto ao Posto de Benefícios do INSS, situado na Rua ________, n.º ___, bairro ________, na cidade de ________, a concessão do benefício de aposentadoria por idade, na qualidade de segurado especial.

IV) Entretanto, o pedido foi negado administrativamente, na data de __/__/__, a alegação dos funcionários do posto é que o requerente perdera a qualidade de segurado.

V) Ora, diante de tal absurdo e injusto descalabro, o requerente intentou, administrativamente, a interposição de recurso perante a Junta de Recursos da Previdência Social, tentando ratificar sua condição de trabalhador rural, porém a Junta de Recurso manteve o indeferimento sob a mesma alegação.

VI) Tal alegação, "data venia", não tem como prevalecer, visto que o próprio INSS, através de suas turmas julgadoras, não pôs em dúvida em nenhum momento que o Autor trabalhou no campo até __/__/__, ocasião em que já havia completado 60 anos de idade, e em verdade o Autor eventualmente trabalha no campo até os dias atuais, pois necessita manter-se, visto que é solteiro e não possui familiares vivos que possam ampará-lo.

VII) Assim, diante das decisões proferidas em sede administrativa, tendo-se em vista que o autor, quando da requisição do benefício da aposentadoria por idade, já havia cumprido com todos os requisitos necessários para a obtenção deste direito, descabidamente negado, restando apenas a via judicial para sanar tal injustiça.

VIII) A decisão do INSS contraria frontalmente o conjunto de provas apresentado, o direito justo, a Legislação Previdenciária e o próprio Texto Constitucional.

IX) O autor comprovou perante o INSS o exercício de suas atividades rurais no período de carência exigida, através de prova documental e testemunhal, ambas constantes do processo administrativo n.º ______.

X) Há que se considerar que a Legislação Previdenciária, em seu artigo 143, não estabelece qualquer prazo para o requerimento do benefício.

XI) Desta forma, o autor, conforme excessivamente demonstrado, satisfaz TODOS os requisitos exigidos por força de Legislação em vigor, para a concessão do benefício da aposentadoria por idade, quais sejam, a comprovação do exercício das atividades rurais e o limite de idade de 60 (sessenta ) anos.

Isto Posto, requer:

a) Que Vossa Excelência determine a citação do réu, através de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

b) A condenação do INSS na concessão do benefício de APOSENTADORIA POR IDADE, a partir do requerimento administrativo n.º _____, de __/__/__, com a condenação no pagamento das prestações em atraso, corrigidas na forma da lei;

c) Seja o Requerido condenado ao pagamento de todas as custas processuais e honorários advocatícios;

d) Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Apelação em ação declaratória de nulidade de cláusulas de contrato de consórcio
Ação de interdito proibitório com pedido de tutela antecipada, em face de ameaça de esbulho em pr
Interposição de medida cautelar de seqüestro em face de dívida inadimplida
Contestação de ação de conversão de separação judicial
Em contestação à ação de indenização proveniente de acidente do trabalho
Agravo de instrumento interposto de despacho que ordenou a emenda à inicial
Controvérsias surgidas entre representante comercial autônomo
Contestação por parte de empresa de consórcio, alegando que a cláusula de negativa de devolução d
Ação de execução hipotecária (02)
Publicação do aviso aos credores
Ação de inventário proposta por herdeiro
Contra-razões de recurso especial, sob alegação de inviabilidade de devolução de prazo recursal,