Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Agravo de instrumento de ação ordinária de cobrança

Petição - Civil e processo civil - Agravo de instrumento de ação ordinária de cobrança


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA - AGRAVO DE INSTRUMENTO

EXMO. SR. DR. DES. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ____________.

AGRAVO DE INSTRUMENTO

Com pedido de liminar

AGRAVANTE: ____________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Rua ____________, ____, CEP ______-___, ____________, ___.

PROCURADOR DA AGRAVANTE: ____________, OAB/___ nº ______, com endereço profissional a Rua ____________, ____, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: ____________, ____________, ___, onde recebe intimações.

AGRAVADA: ____________, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Av. ____________, ____, CEP ______-___, Fone: ____________, ____________, ___.

PROCURADOR DO AGRAVADO: ____________, OAB/___ nº ______, com endereço profissional a Rua ____________, ____, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: ____________, ____________, ___.

PROCESSO DE ORIGEM: AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA, processo nº ____________, proposta pela Agravante, a qual tramita junto a ___ª Vara Cível da Comarca de ____________, ___.

A Agravante, inconformada com a decisão interlocutória proferida no processo acima identificado, vem respeitosamente a presença de V. Exª., apresentar o presente AGRAVO DE INSTRUMENTO, com base nos arts. 524 e ss. do CPC, de acordo com a exposição dos fatos, do direito e das razões do pedido de reforma da decisão que seguem em peça anexa.

Para instruir o pedido, oferece certidões e cópias autenticadas das seguintes peças processuais:

Obrigatórias:

Doc. 01 Decisão agravada, fls. ___.

Doc. 02 Certidão da intimação, fls ___.

Doc. 03 Procuração outorgada ao advogado da agravante, fls. ___.

Doc. 04 Procuração outorgada ao advogado da agravada, fls. ___.

Facultativas:

Doc. 07 Petição Inicial, fls. ___.

Doc. 08 Contestação, fls. ___.

Doc. 09 Réplica, fls. ___.

Doc. 10 Petição fls. ___.

Doc. 11 Ata audiência, fls. ___.

Docs. 12 - Quesitos Ré, fls. ___.

Doc. 15 Despacho fls. ___.

Doc. 16 NE ___/____, fls. ___.

Doc. 17 Petição fls. ___.

Doc. 18 Petição fls. ___.

Isto Posto, Requer:

a) Seja o presente recurso recebido e distribuído in continenti;

b) Seja a decisão do M.M. Juiz a quo reformada, nos termos das razões ora apresentadas, determinando-se o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida pela Agravada, liminarmente, nos termos do art. 557 do CPC;

c) Intime-se a Agravada para, querendo, responder ao recurso no prazo de dez (10) dias.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/

RAZÕES DO AGRAVO

Razões da Agravante ____________ LTDA., na Ação Ordinária de Cobrança, processo nº ____________, que move contra a Agravada ____________.

Egrégio Tribunal:

Merece reparo a decisão de fls. ___ dos autos, conforme adiante se aduz:

1. A Agravante é reguladora de sinistros e prestou serviços a seguradora Agravada.

2. Uma vez que não recebeu a retribuição por alguns desses serviços, nem o ressarcimento de despesas, e tendo ocorrido descontos indevidos por parte da Agravada de valores pagos, a Agravante propôs ação de cobrança visando receber tais importâncias (cópia da inicial anexa).

3. Em contestação (fls. ___), a Agravada alegou ter pago tais valores sem, contudo, apresentar a prova da quitação (recibos).

4. Tampouco invocou qualquer fato que pudesse ser oposto ao pagamento.

5. Protestou pela produção de prova pericial (fls. ___).

6. Em Réplica (fls. ___), a Agravante pediu o indeferimento da prova pericial, por dispensável, o que reiterou quando intimada acerca das provas que ainda pretendia produzir (fls. ___).

7. O M.M. Juiz da ___ª Vara Cível, na audiência de conciliação e saneamento, deferiu o pedido da Ré e nomeou perito (fls. ___).

8. As partes indicaram assistentes técnicos e apresentaram quesitos, e o perito nomeado estimou os honorários.

9. Determinou-se a intimação da Agravada (fls. ___) para, em dez (10) dias, efetuar o depósito dos honorários periciais.

10. A intimação se deu por meio da Nota de Expediente nº ___/____ (fls. ___), publicada em __/__/____.

11. Transcorreu o prazo de dez (10) dias sem que a Agravada efetuasse o depósito.

12. Por esse motivo, em __/__/____, a Agravante (fls. ___) pediu o prosseguimento do feito com a dispensa da prova pericial.

13. Em __/__/____, ou seja, sete (7) dias após ter esgotado-se o prazo para o depósito dos honorários, a Agravada apresentou requerimento pedindo mais quinze (15) dias de prazo para a prática do ato.

14. Esse pedido da Agravada foi deferido (fls. ___) e é contra essa decisão que se insurge a Agravante.

15. A prova pericial, como amplamente demonstrado em Réplica, é desnecessária para o deslinde do feito.

16. A Ré, em contestação, alegou pagamento. E o pagamento somente se prova com a apresentação do recibo, nos termos dos arts. 319 e 320 do Código Civil.

17. E o intuito protelatório da Agravada fica mais evidente quando da leitura do quesito nº 5 (fls. ___) por ela apresentado:

"Informe a qual processo de sinistro equivalem as notas fiscais listadas na exordial da presente ação. É certo afirmar que os honorários respectivos não foram honrados pela ____________. Por que motivo?"

18. A própria Ré, em contradição com o que alegou na contestação, agora admite que não pagou os valores reclamados pela Agravante. E espera que o perito diga porque!

19. E não bastasse isso, a Agravada ainda deixa de recolher os honorários do perito no prazo fixado.

20. Nos termos do parágrafo único do art. 33 do CPC, em se determinando que a parte efetue o depósito, tem a jurisprudência entendido que, se a parte deixa de fazê-lo, houve desistência da prova:

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO INDEFERIMENTO DA PROVA PERICIAL REQUERIDA PELA FALTA DE DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS DO PERITO - IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO PELA NÃO COMPROVAÇÃO PELA AUTORA DOS FATOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIREITO. RECURSO DESPROVIDO.

"Se não for efetuado o depósito do valor arbitrado como honorários do perito, deve ser determinado o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida". "Correto o procedimento adotado pelo juízo, determinando o depósito dos honorários do perito através de intimação pela imprensa oficial do procurador da parte que requereu a perícia, conforme o disposto no artigo 236 do Código de Processo Civil". (...)

(Apelação Cível nº 0113671600, Ac.: 6845, 8ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Manasses de Albuquerque. j. 22.12.191997, Publ. 13.02.1998).

EMBARGOS A EXECUÇÃO. ALEGAÇÃO DE FALSIDADE DO TÍTULO EXECUTÓRIO. PROVA PERICIAL. HONORÁRIOS DO SR. PERITO, A CARGO DO EMBARGANTE. ARTIGOS 33 E 333, I, DO CPC. DETERMINAÇÃO DE PROSSEGUIMENTO DO FEITO, SEM A REALIZAÇÃO DE TAL PROVA. AGRAVO IMPROVIDO.

Correta a decisão do juiz monocrático determinando o prosseguimento do feito sem a realização da prova pericial, ante a ausência de depósito dos honorários do Sr. Perito por parte do embargante que alude ser falso o título executório, a teor do contido nos artigos 33 e 333, I, ambos do CPC.

(Agravo de Instrumento nº 126006400, Ac.: 8452, 6ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Roberto Costa Barros. j. 08.02.191999, Publ. 26.02.1999).

PROCESSUAL CIVIL. PERITO. HONORÁRIOS. DEPÓSITO. DISPENSA DO EXAME.

SERIA IDEAL QUE O PODER JUDICIÁRIO CONTASSE COM QUADRO DE SERVIDORES-PERITOS, ESPECIALIZADOS NAS DIVERSAS ARTES EXISTENTES. COMO ISSO NÃO OCORRE, SOCORRE-SE O JUIZ DOS CONHECIMENTOS DE PERITO DE SUA CONFIANÇA PESSOAL, POR ISSO REMUNERADO. VERIFICANDO-SE A IMPOSSIBILIDADE DO EXAME, POR AUSÊNCIA DO DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS, CORRETA A DECISÃO QUE DETERMINA O PROSSEGUIMENTO DO FEITO INDEPENDENTEMENTE DA PROVA PERICIAL.

Decisão:

NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.

(Agravo de Instrumento nº 19980020003225agi/DF (113033), 2ª Turma Cível do TJDFT, Rel. Getúlio Moraes Oliveira. j. 23.11.1998, Publ. DJU 12.05.1999 p. 40).

Isto Posto, requer determine-se o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida pela Agravada, liminarmente, nos termos do art. 557 do CPC.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil