Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Aditamento da inicial de requerimento de busca e apreensão

Petição - Civil e processo civil - Aditamento da inicial de requerimento de busca e apreensão


 Total de: 15.244 modelos.

 

ADITAMENTO DA INICIAL - REQUERIMENTO - MEDIDA CAUTELAR - BUSCA E APREENSÃO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA __ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___________ (UF).

Processo nº: ___________

___________, já qualificada nos autos do processo cautelar acima referido que move contra ___________, ___________ e ___________, por seus procuradores firmatários, vem, respeitosamente, à presença de V.Exª. para ADITAR A INICIAL da presente ação, forte no que dispõe o artigo 294 do CPC, no intuito de que seja determinada, como medida cautelar, a BUSCA E APREENSÃO do veículo ___________, fabricação/modelo 2002/2003, placa ___________, chassi ___________, objeto do negócio jurídico que pretende a autora anular por via de ação própria, consoante fatos e fundamentos seguintes:

A autora interpôs a presente ação cautelar da espécie inominada, requerendo a sustação do registro de propriedade junto ao Detran-UF, a proibição de novas transações e conservação do veículo ___________ supramencionado, para que mesmo não viesse a se deteriorar durante a prestação jurisdicional.

A medida requerida liminarmente foi prontamente atendida pela douta magistrada e surtiu o efeito esperado, impedindo o registro de nova propriedade sobre o veículo, conforme se comprova pelo informativo retirado via Internet (acostado junto a esta peça) que demonstra haver a restrição judicial.

Ocorre que, verificando pessoalmente os endereços constantes na procuração e no documento de transferência do veículo, que inclusive serviram para que a autora promovesse a citação, constatou, a mesma, se tratar de inexistentes. Isso se comprova pelas fotografias ora juntadas, as quais demonstram não existirem o "____", na Av. ____, nº ____, nesta cidade, referente ao local onde deveria residir ____; bem como a "____", junto ao Km ____ da BR ___, virtual residência de ___________, que localiza-se, inclusive, no município de ____-UF.

Ora, Excelência, nova situação surgiu. Essa situação é muito mais grave, pois trata da impossibilidade de serem encontrados dois dos requeridos, o que pode ocasionar a ineficácia desta ação no tocante a não ser conservado o bem e a serem proibidos os mesmos de transacioná-lo. Isso vem ratificar o periculum in mora que ensejou a propositura da presente ação cautelar e fundamenta de maneira convincente a necessidade de uma outra medida cautelar, qual seja, a busca e apreensão do bem que é objeto desta ação.

Entendeu-se como periculum in mora na fundamentação dos pedidos iniciais a possibilidade de deteriorar-se o veículo ___________, agora, porém, de posse destas novas informações, de que os endereços constantes tanto na procuração como no documento de transferência do veículo são falsos, há um perigo ainda maior: o de total desaparecimento do bem sobre o qual será discutida a propriedade em ação de anulação de negócio jurídico a ser proposta no prazo facultado pelo artigo 806 do CPC.

Frise-se que a busca e apreensão não é aqui intentada como de natureza satisfativa, atende, sim, ao fundado receio de que uma parte cause à outra lesão de grave ou difícil reparação (art. 798 CPC).

A busca e apreensão neste caso se justifica para que se mantenha a coisa à disposição judicial, eis que, devido a não poderem ser encontrados os requeridos nos endereços informados na exordial, pois que os mesmos simplesmente não existem, pode ocorrer o desaparecimento do bem e a impossibilidade de ser proveitosa futura ação anulatória.

Ademais, justamente pelo fato de que os requeridos, ____ e ____, informaram endereços que não correspondem à verdade em documentos que, por sua natureza, exigem veracidade (sob pena de falsidade ideológica), surgem fundadas razões para que se desconfie que os mesmos não empenharão o zelo necessário no que tange à manutenção do bem até o final julgamento da lide.

Assim, após realizada a busca e apreensão do automóvel, obedecendo ao que dispõe o inciso II, do artigo 841 do CPC, como melhor forma de conservação desse bem, é importante que o mesmo fique sob responsabilidade da autora, que é a atual proprietária, sendo, então, nomeada depositante legal.

Por fim, impõe-se que seja deferida a medida sem a oitiva das partes contrárias, até porque as circunstâncias indicam que não é possível aguardar que se manifestem, sob pena de ineficácia da mesma.

Posto isto, requer:

a) seja recebido por V. Excelência o presente aditamento;

b) seja determinada a busca e apreensão do veículo ___________, fabricação/modelo 2002/2003, placa ___________, chassi ___________, no endereço do Senhor ___________, único endereço realmente existente, e, alternativamente, caso não se encontre o bem no local informado, seja determinada a busca e apreensão em todo o território nacional, a fim de garantir a eficácia da medida cautelar;

c) seja a requerente nomeada depositária fiel do bem até o julgamento final da lide.

N. Termos

P. Deferimento

___________, __ de ____ de 20__.

___________
OAB nº

___________
OAB nº


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Liquidação de sentença por arbitramento
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, sob alegação de ausência de culpa por
Pedido de indenização em face de furto de veículo em estacionamento de shopping center
Contestação aos embargos de terceiros, sob alegação de fraude à execução
Embargos de declaração por apreciação de matéria diversa
Pedido de extinção do processo de separação sem julgamento de mérito
Impugnação à contestação em medida cautelar de exibição de documentos (02)
Impugnação à contestação, em ação proposta para devolução de valores atualizados ante à desistênc
Interposição de medida cautelar inominada em face de instituição financeira, ante a existência de
Impugnação à contestação apresentada pela litis denunciada em ação de indenização decorrente de a
Nomeação do executado como depositário
Ação de manutenção de posse de veículo