Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Adição do patronímico materno

Petição - Civil e processo civil - Adição do patronímico materno


 Total de: 15.244 modelos.

 

ADIÇÃO DO PATRONÍMICO MATERNO

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA COMARCA DE _________

JURISDIÇÃO CÍVEL

ADIÇÃO DE PATRONÍMICO MATERNO

JUSTIÇA DE GRAÇA

____________ e ____________, brasileiros, menores impúberes, devidamente representados por sua genitora, ____________, brasileira, separada judicialmente, secretária, todos residentes e domiciliados na Rua _________, nº ____, Bairro _________, nesta cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vêm, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizarem a presente ação de aditamento de patronímico materno, aduzindo o que entendem pertinente e cabível, para requererem, ao final, na forma que segue:

1.) Os requerentes são filhos de ____________ e de ____________, consoante se infere pelas inclusas certidões de natividade, documentos números 01, 02.

2.) Os peticionários, com a ruptura da sociedade conjugal que unia seus genitores, permaneceram sob a guarda materna.

3.) Anelam os requerentes, por via da presente demanda, acrescerem ao seu nome, o patronímico de família de sua mãe, tributando merecida homenagem a quem lhes legou a vida.

As razões que alicerçam a pretensão cinge-se a grande estima que devotam para com sua genitora, como já referido, além de obviarem futura ocorrência de homonímia.

Demais, oportuno revela-se a alteração do nome (adição do patronímico materno) enquanto menores, do que fazê-lo quando maiores, o que implicaria na modificação de uma série de documentos, hodiernamente, adstritos a um só, qual seja, a certidão de nascimento dos infantes.

Outrossim, o pedido encontra eco e guarida na melhor jurisprudência, compilada por WALTER CENEVIVA, in, LEI DOS REGISTROS PÚBLICOS COMENTADA, São Paulo, 1.983, Saraiva, 4ª edição, página 223, dina de transcrição:

"O aditamento do patronímico materno é admissível sem controvérsia. A espécie esta bem resumida em aresto no qual a conclusão dispõe: A interposição do apelido da genitora não importa em alteração de nome, segundo a proibição da Lei dos Registros Públicos." (Ac. unânime, da 2ª Câmara Cível do TJSP, AC. 154.751, Rel. Des. OLAVO TABAJARA, JTJSP 3:52).

ISTO POSTO, com sede no artigo 109 et alii, da Lei nº 6.015 de 31.12.73, oferece para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Conceda Vossa Excelência, aos requerentes o benefício da justiça de graça, eis constituirem-se em pessoas pobres e carentes.

II - CITAÇÃO DO GENITOR-PAI

Do presente pedido seja cientificado por mandado o pai dos menores, ____________, brasileiro, separado judicialmente, dos serviços gerais, residente e domiciliado na Rua _________, nº ____, cidade de _________-UF, para contrapor-se e ou anuir.

III - MINISTÉRIO PÚBLICO

Intimação do pedido do ilustre representante do Ministério Público que oficia nessa Comarca.

IV - PEDIDO FINAL

Ao final, requerem a Vossa Excelência, seja acolhido por sentença o pleito aqui delineado, para o efeito de determinar-se a adição ao nome dos menores, do patronímico de família de sua genitora, passando a primeira requerente ____________, a denominar-se ____________, (certidão de nascimento nº 0.0 à folha 0 do Livro nº A/0) e o segundo requerente, ____________, a denominar-se: ____________, (certidão de nascimento nº 0.0, à folha 0 verso, do Livro nº A/0)

Para tal fim seja expedido mandado de adição ao Ofício de Pessoas Naturais da Comarca de _________, onde são domiciliados os assentos de nascimento.

Estimando a presente R$ ______.

Pede e espera deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Penhora de automóvel
Ação de indenização decorrente de erro médico
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com medida cautelar inominada, alimentos e
Pedido para retificação de patronímico incluído ao nome de mulher após o matrimônio
Requerimento de oitiva de testemunha antes da audiência
Ação de execução de civil da sentença penal
Apelação em ação de reparação de danos contra os lucros cessantes
Contestação à ação proposta para liberação de carta de crédito de veículo, alegando-se débito por
Ação de despejo para demolição
Ação de cobrança, pelo rito sumário, baseada em inadimplência de pagamento de honorários advocatí
Prestação de contas pelo autor
Título executivo judicial de sentença já transitada em julgado onde o exequente restou credor do