Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de interdição com pedido de antecipação de tutela

Petição - Civil e processo civil - Ação de interdição com pedido de antecipação de tutela


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE INTERDIÇÃO COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara de Família da Comarca de _________ - UF

OBJETO: Pedido de interdição de maior absolutamente incapaz, com pedido de antecipação de tutela.

____________, brasileira, comerciante, casada com ____________, inscrita no CIC-MF sob nº ____________-____, e portadora de Cédula de Identidade nº ____________, - SSP-UF, residente e domiciliada na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, nesta Cidade, por sua procuradora (procuração anexa - Doc. 01), vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, requerer a

INTERDIÇÃO de sua irmã, com pedido de antecipação de tutela,

____________, brasileira, maior, absolutamente incapaz, nascida em ___ de _________ de _____, conforme prova a Certidão de Nascimento nº _________, registrada junto ao Cartório de Registro Civil desta Cidade - cópia anexa, Doc. 02, em virtude dos fatos e fundamentos que passa a expor:

1. - DOS FATOS:

1.1. - A requerente é filha mais velha do casal ________ e ____________ (Certidão de Nascimento anexa, Doc. 03), ela falecida desde ____ de ____________ de ________ (Atestado de Óbito em anexo, Doc. 04).

1.2.- Além da requerente, o casal referido teve mais 03 (três) filhos, todos saudáveis a exceção da interditanda. Conta ela hoje com ____ anos de idade, porém, absolutamente incapaz.

1.3.- ____________, é portadora de doença mental irreversível; é excepcional, inteiramente dependente física, mental e emocionalmente. Precisa de cuidados médicos e acompanhamento permanente. Não coordena as funções vitais, não consegue se alimentar sozinha, não tem condições de banhar-se ou de realizar, por si só, qualquer ato ou atividade. É uma moça forte fisicamente, de grande estatura e porte físico. Precisa medicar-se diariamente.

1.4.- Com a morte da mãe, a requerente assumiu de fato o tratamento e os cuidados para com a interditanda. Preocupa-se com ela e com o seu futuro.

O pai sempre foi um homem muito doente. Hoje está com 80 (oitenta) anos de idade e é portador de doenças graves tais como diabete, pressão alta, colesterol, dentre outras, Não tem condições de manter-se a si próprio. Na condição de aposentado aufere pouco mais do que um salário mínimo, o que não é suficiente nem para sua subsistência, necessitando, inclusive, da ajuda financeira da requerente.

1.5.- A interditanda mora com a requerente, assim como o seu pai. Todos os cuidados que a interditanda necessita não podem ser prestados por esse, nem pelos outros irmãos, eis que todos vivem com bastante dificuldade.

1.6.- O pai concorda com o pedido de interdição de _______, conforme faz prova a declaração anexa, Doc. 05. nomeando-se a requerente como sua curadora.

2. DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

2.1.- Como já referido, a interditanda é de maior idade, mas portadora de doença mental irreversível e completamente dependente de cuidados especializados. Necessita de um bom plano de saúde, que o pai não tem condições de pagar, uma vez que também é dependente da requerente.

2.2.- A requerente possui plano de saúde e poderia incluí-la nele, desde que, para tanto, esteja sob sua responsabilidade, representando ela. Gize-se que a interditanda precisa de tratamento permanente e caro, que somente com um bom plano de saúde poderia se tratar. Assim é o plano de saúde de que a autora é filiada e pretende incluir a irmã. Ademais, precisa de alguém que possua condições para representá-la para os atos da vida civil.

2.3.- O fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação prende-se ao fato de que, a interditanda está sem cobertura de plano de saúde e, necessitando de tratamento de saúde urgente e continuado.

2.4.- A verossimilhança vem provada pelas declarações do pai e pelo registro de inúmeros internamentos em casa de tratamento - declaração e registro de internamentos vêm anexos, Docs. 05 e 06.

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência, que:

a) esta ação seja recebida e processada, julgada procedente, com a interdição de ____________ e nomeando-se a requerente sua curadora, nos termos da lei;

b) seja concedida antecipação de tutela, concedendo-se, em caráter urgente, a curatela provisória, até o julgamento final da ação, nos termos do artigo 273 do Código de Processo Civil;

c) seja intimado o presentante do Ministério Público;

d) seja designada dia e hora para oitiva da interditanda, a qual comparecerá independente de citação, para ser interrogada, consoante preceito do artigo 1.181 do Código de Processo Civil;

e) seja nomeado perito médico para proceder ao exame na interditanda, ofertando uma avaliação psiquiátrica dessa, oportunizando à autora a apresentação de quesitos;

f) seja designada audiência de instrução e julgamento;

g) sejam intimadas as testemunhas a seguir arroladas, para comparecerem à audiência de instrução e julgamento e prestar depoimento;

h) ao final, seja julgada procedente a ação, decretando a interdição de ____________, nomeando-se a requerente ____________como sua curadora e expedindo-se o competente mandado de averbação junto ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, desta Comarca.

i) oportunidade par provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.

Valor da causa: R$ ______

Nesses termos,

Pede e espera deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
Advogado

OAB/__ nº ___

ROL DE TESTEMUNHAS:

1.- Nome e endereço

ROL DE DOCUMENTOS

DOC. 01 - PROCURAÇÃO

DOC. 02 - CERTIDÃO DE NASCIMENTO

DOC. 03 - CERTIDÃO DE NASCIMENTO

DOC. 04 - ATESTADO DE ÓBITO

DOC. 05 - DECLARAÇÃO DO PAI

DOC. 06 - PROVA DE INTERNAMENTOS


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de indenização em face de furto de veículo em estacionamento de shopping center
Ação de demarcação e divisão cumulada com reitegração de posse de área invadida
Defesa prévia em resposta à intimação judicial para restituição de autos
Embargos à execução, sob alegação de título eivado por vício de consentimento
Pedido de concessão de prazo para pagamento de dívida rural contraída através de cédula pignoratí
Ação de despejo por descumprimento de acordo
Pedido de imissão de posse, tendo em vista a compra de imóvel
Execução fiscal de massa falida
Ação de busca e apreensão em razão de inadimplemento do contrato
Citação de informação de falência
Ação de indenização por danos morais e materiais
Contestação à ação reivindicatória, sob alegação de nulidade do processo ante à inadequação do ri