Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de instituição de ensino supletivo

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de instituição de ensino supletivo


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DECLARATÓRIA - INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPLETIVO - MANUTENÇÃO DE LIMINAR EM AÇÃO CAUTELAR - DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ___ª Vara Cível da comarca de ________________-___.

_______________________, já devidamente qualificado nos autos da ação cautelar inominada, em trâmite por este juízo, vem propor ação declaratória, sendo distribuída por dependência e apensado aos autos nº _________, pelas razões a seguir expostas:

I - O autor cursa o ensino supletivo de segundo grau no Curso de ensino supletivo de 1º e 2º graus __, através do Programa de Convênio, de iniciativa da Secretaria de Educação do município de _________.

II - No final do segundo semestre letivo de ____ o requerente sofreu um acidente, que provocou várias internações hospitalares (laudo médico em anexo), o que dificultou a conclusão do semestre. Ainda assim, conseguiu aprovação em três das nove matérias cursadas.

III - Quando ao retornar das férias para renovar sua matrícula, foi surpreendido com a decisão do Curso de ensino supletivo de que não mais estava o requerente inscrito no programa de convênio municipal e que se quisesse continuar o seu curso teria que arcar com a mensalidade integral de R$ _______.

IV - Foram inúteis os esforços para demover o Curso de ensino supletivo de sua estranha posição, forçando o requerente a ajuizar a mencionada ação cautelar, uma última tentativa de concluir seus estudos.

V - Segundo a Curso de ensino supletivo _____________, o motivo de excluir o autor dos quadros do corpo discente está no fato da reprovação nas seguintes disciplinas ___________, ____________, __________, _________, _____________ e _____________.

VI - Devemos levar em conta que a reprovação ocorreu por motivo de força maior. Não se pode imputar o resultado à culpa ou desídia do autor.

VII - A requerida alega que o desempenho do jovem aluno, no início do curso, não foi muito bom. É porém, bastante compreensível que estudante vindo de classes mais carentes da sociedade e trabalhando durante o dia todo tenha dificuldades para situar-se no mesmo nível dos colegas que podem trabalhar apenas meio-período ou alguns nem trabalham, dedicando-se apenas e tão-somente aos estudos.

VIII - Data vênia, é oportuno lembrar que a Entidade Educacional requerida nenhuma atitude tomou, de início, em relação ao requerente. Se houve alguma falta e esta não foi prontamente punida, tem-se como falta perdoada.

IX - A reprovação deveu-se a forma maior, fato alheio à vontade do autor, verificável em prova pericial.

X - Aliás onde está a falta grave cometeu o estudante? Onde está a lesão a ao direito da requerida?

Ex Positis, requer-se:

A manutenção dos efeitos da medida liminar concedida na ação cautelar, até julgamento da presente declaratória;

A citação do representante legal da instituição de ensino supracitada para responder aos termos da ação, sob pena de revelia se não o fizer;

A procedência desta ação, com o fito último de declarar-se a existência do direito do requerente a freqüentar e concluir seu curso supletivo;

A condenação da ré nos efeitos da sucumbência;

Conceda Vossa Excelência, ao requerente o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre e carente, firmando, para tanto o incluso atestado de pobreza;

Protesta provar o alegado por todos os meios admitidos pelo ordenamento jurídico, sem exceção.

Estimando a presente R$ ______

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil