Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de petição de alimentos por convivente

Petição - Civil e processo civil - Ação de petição de alimentos por convivente


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE PETIÇÃO DE ALIMENTOS POR CONVIVENTE

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara de Família da Comarca de _________ - UF

Objeto: Ação de petição de Alimentos em virtude de União Estável.

____________, brasileira, solteira, tecelã, inscrita no CIC-MF sob nº ________-____________ e portadora de Cédula de Identidade nº ____________-SSP-UF, expedida em ___ de _________ de _____, residente e domiciliada em _______, na Rua ____________, nº ____, Bairro _______, vêm, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por seu procurador que esta subscreve (ut instrumento procuratório em anexo, Doc. 01, o qual recebe intimações na Rua _________, nº _______, Sala _______, Bairro _______, em ____________ - UF, nos termos da Lei nº 5.478, de 25 de julho de 1968, combinada com o artigo 226, § 3º, da Constituição Federal, artigos 1º e 2º, inciso II, da Lei nº 9.278, de 10 de maio de 1996 , propor a presente

Ação de Alimentos, de rito especial, contra ____________ (nome, qualificação, endereço), em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

1.- A autora viveu em união estável com o réu, desde ___ de ________ de _______, conforme faz prova a documentação anexa, que prova que a relação foi duradoura, pública e contínua, com o objetivo de constituir família;

2.- Ocorre que desde ____ de _________ de _____ estão separados de fato, oportunidade em que o varão se afastou do lar conjugal e deixou de prover a manutenção da autora, que até então era feita por ele.

3.- A autora, durante todo o tempo em que mantiveram o relacionamento jamais trabalhou fora de casa, eis que ele não lhe permitia. Dedicou-se integralmente aos afazeres do lar, para tanto teve de abandonar os estudos e não pôde se preparar para enfrentar o mercado de trabalho o que agora, devido à sua idade avançada está muito difícil, par não dizer impossível. Não tem qualificação e está com idade avançada.

4.- Desde a separação a autora vem sofrendo privações em todos os sentidos, eis que o suplicado deixou de lhe prestar qualquer auxílio. O aluguel da casa onde mora está atrasado. Vive de favores de familiares e amigos até para poder se alimentar. Portanto, necessita alimentos para prover a sua manutenção.

5.- O réu tem emprego fixo, com um salário razoável que lhe permite cumprir com essa obrigação. Percebe, mensalmente, a quantia de R$ ______ (____________), junto à empresa ____________, estabelecida na Rua ____________ nº ________, Bairro ____________, nesta Cidade - conforme prova cópia do recibo de pagamento de salário em anexo, Doc. 03.

6.- O artigo 7º da Lei nº 5.478/96 dita que dissolvida a união estável é devida a assistência material ao que dela necessitar, a título de alimentos, que é o caso destes autos.

Diante do exposto, requer:

a) a concessão e fixação, em sede liminar, inaudita altera parte, de alimentos provisórios, arbitrando desde logo uma mensalidade, em valores não inferiores a 30% (trinta por cento) dos valores percebidos mensalmente pelo réu, independente de prévia distribuição e de anterior concessão de benefício de gratuidade da justiça, consoante determina o artigo 1º da Lei nº 5.478/68;

b) seja procedido ao desconto do valor diretamente na folha de pagamento do réu, junto à empresa susorreferida, mediante expedição de ofício ao empregador;

c) após o desconto em folha de pagamento seja depositado o valor, diretamente na conta corrente da autora, mantida junto ao Banco ____________, agência nº ____________, conta corrente nº ____________, até do dia ____ de cada mês, enquanto perdurar a lide principal e também após, quando forem fixados os alimentos definitivos.

d) seja o réu citado para contestar o pedido, querendo, e indicar as provas que pretende produzir, querendo, nos termos do artigo 802 do Código de Processo Civil;

e) seja intimado o presentante do Ministério Público, nos termos do artigo 9º da Lei 5.478/68;

f) a final, seja proferida sentença procedente, condenado-se o réu ao pagamento do valor definitivamente fixado a título de pensão alimentícia devida à autora, assim como a condenação ônus da sucumbência e demais despesas processuais, inclusive honorários advocatícios ao percentual de 20% sobre o valor da condenação.

g) protesta provar o legado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a produção de prova testemunhal, cujo rol desde logo apresenta e, notadamente, o depoimento pessoal do suplicado.

h) seja concedido à autora o benefício da assistência judiciária gratuita, tendo em vista que o gastos com as despesas processuais virão em prejuízo de seu sustento;

Valor da causa: R$ ______ (art. 259, VI, do CPC)

Nesses termos,

Pede juntada e aguarda deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

________________
Nome do advogado

OAB/___ nº ______

ROL DE TESTEMUNHAS (Nº MÁXIMO DE 03 - ART. 8º DA Lei 5.478/68)

1) nome, qualificação e endereço.

ROL DE DOCUMENTOS

DOC. 01 - PROCURAÇÃO

DOC. 02 - PROVA DA UNIÃO ESTÁVEL

DOC. 03- RECIBO DE SALÁRIO


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Impugnação ao pedido de assistência judiciária
Trata-se de ação monitória para cobrança de débito perante instituição financeira
Ação declaratória de inexigibilidade de débito referente à conta telefônica
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, sob alegação de culpa recíproca
Ação de indenização securitária, uma vez que a seguradora nega-se a pagar os valores desembolsado
Ação cautelar inominada, com pedido liminar de depósito em juízo de valores referentes à emprésti
Reintegração de posse decorrente de fim de contrato de comodato
Pedido de indenização em face de furto de veículo em supermercado
Ação de cobrança contra seguradora de saúde que emitiu autorização para aquisição de prótese metá
Pedido de mandado de reforço de penhora
Ação de indenização por danos materiais e morais, além do pagamento de pensão alimentícia a filho
Pedido de sobrestamento do feito, para fins de tentativa de composição amigável