Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de recurso de reparação de danos

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de recurso de reparação de danos


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO - CONTRA-RAZÕES - REPARAÇÃO DE DANOS - ACIDENTE DE TRÂNSITO - JUIZADO ESPECIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Processo nº

____________, qualificado nos autos do processo nº ____________, AÇÃO PARA REPARAÇÃO DE DANOS CAUSADOS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO, que move contra ____________, vem respeitosamente a presença de V. Exª. apresentar CONTRA-RAZÕES ao recurso interposto pelos Réus, nos termos que seguem:

1. A R. sentença atacada analisou corretamente o conjunto probatório, concluindo pela culpa exclusiva dos Requeridos pelo acidente e, por conseqüência, imputando-lhes condenação pela reparação dos danos.

2. A prova dos autos conforta as alegações feitas na inicial, de que o Autor estava parado na sinaleira, na Rua ____________, juntamente com o microônibus da Visate, conduzido por ____________, tendo a sua frente o Gol, conduzido por ____________.

3. Aberto o sinal, o Gol atravessou o cruzamento; o microônibus converteu à direita e estacionou na parada para embarque e desembarque de passageiros; e o Autor, ao ingressar no cruzamento, foi abalroado pelo veículo dos Requeridos, que vinha pela Rua ____________, em alta velocidade.

4. Os Réus alegaram em contestação que o Autor é quem teria ultrapassado o cruzamento em alta velocidade e desobedecido o sinal.

5. Todavia, não lograram êxito em provar o que aduziram, eis que os fatos não se passaram dessa forma.

6. A única testemunha que apresentaram, o Sr. ____________, foi ouvido como mero informante, eis que se trata de colega de trabalho do Réu e pega carona com este quando retorna do trabalho.

7. Todos os demais depoimentos, de testemunhas compromissadas, indicam que os Requeridos é que conduziam seu veículo em velocidade excessiva e atravessaram o cruzamento quando o sinal estava vermelho:

Fls. ___ – ____________: Disse que "o movimento era da Rua ____________", que "viu o microônibus dobrando" e que "o acidente ocorreu praticamente junto quando viu o microônibus dobrando".

Fls. ___ – ____________: Disse que "subia pela ____________ e lembra do veículo ____________ ao seu lado, que dobrou antes do ____________", e que "ao adentrar a Rua ____________, estando o sinal verde para si, estacionou o ônibus para embarque e desembarque de passageiros, momento no qual teve seu veículo atingido pela Camionete".

...

8. Além disso, a Rua ____________, n\o local do acidente, é um aclive acentuado, não sendo possível que um Passat 1980, que é o veículo do Autor, consegui desempenhar velocidade excessiva em tais circunstâncias.

9. A Rua ____________, de outro lado, é via asfaltada, de trânsito rápido, plana, com três pistas, sendo possível, naquele trecho, imprimir-se a velocidade de 90/100 Km/h, que seria a velocidade em que trafegavam os Requeridos conforme depoimento da testemunha ____________.

10. Também não aproveita aos Réus a alegação de que "os semáforos das ruas centrais da cidade trabalham em onda verde" e, assim, tendo parado no semáforo anterior, conseqüentemente o próximo estaria aberto para eles.

11. Em primeiro lugar, não é o que ocorre no local, até porque o semáforo fora instalado há poucos dias.

12. E, mesmo que os dois sinais fossem sincronizados, o tempo de mudança de cada um é calculado conforme a distância e a velocidade. Assim, o segundo sinal somente está verde para quem trafegou a última quadra dentro do limite de velocidade.

13. Por tais motivos, mesmo que os Requeridos houvessem parado na sinaleira da quadra anterior (fato este que não foi provado), a da quadra seguinte não estaria verde, eis que estavam a pelo menos 90 Km/h.

14. Dessa forma, encontra-se cabalmente provado o fato de terem os Requeridos agido com culpa, tendo sido os únicos causadores do acidente, não estando presentes nos autos quaisquer indícios em contrário.

Isto Posto, requer seja o recurso improvido, mantendo-se a R. Sentença nos termos em que prolatada.

N. T.

P. E. D.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil