Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de indenização por acidente do trabalho

Petição - Civil e processo civil - Ação de indenização por acidente do trabalho


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DO TRABALHO

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara Cível da Comarca de _________ - UF

OBJETO: AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DO TRABALHO - LER

____________ (nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado, com escritório situado nesta cidade, na Rua _________, nº ____ Sala ____, Bairro _________, onde recebe intimações e avisos (CPC, art. 39, I), vêm, à presença de V. Ex.a., promover a presente

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DO TRABALHO (arts. 5º, inc. V e X e 7º, inciso XXVIII, ambos da CF, c/c arts. 186 e 950, caput do Código Civil) contra ____________ (qualificar), pelo que passa a expor e ao final requerer:

I - OS FATOS

1. A autora foi admitida na empresa ré em data de _________ para exercer o cargo de _________ (doc. anexo).

2. Na data de _________ assumiu em caráter de titularidade a função de confiança de _________ lotada na agência _________ (doc. anexo).

3. Pelo estabelecido no contrato de trabalho, o horário de trabalho da autora de seis horas diárias, iniciando às ____ e terminando às ____ horas.

4. Entretanto, em virtude da sua função, onde o atendimento aos clientes iniciava-se às ______ horas, forçava a autora chegar na mencionada agência previamente, por volta das ________, oportunidade que dava início aos preparativos para seu trabalho.

5. Seu trabalho era iniciado às ____ horas e fechava ____ horas para o público. Porém, aqueles clientes que estavam na fila quando fechada a agência, eram atendidos, e mais os documentos internos que obrigatoriamente tinham de passar pelo caixa.

6. Daí o caixa da autora era fechado sempre em torno de ____________ horas.

7. Havia um intervalo mínimo diário de _______ minutos de _________ às _______ horas, voltando a autora assumir o caixa ininterruptamente até o seu fechamento.

8. Além das atividades próprias da autora, outras tarefas estipuladas pela agência da agência/ré eram destinadas à autoria, tais como ____

9. Desenvolvendo seu trabalho de forma violentamente impingida pela empresa-ré, de jaez estressante, com esforços repetitivos e de grande intensidade em longas jornadas ininterruptas, em condições inadequadas para qualquer ser humano, sobrelevando-se o grande movimento nos caixas da agência ________, com enormes filas a exigir sempre esforços extraordinários, a autora veio a ser acometida da doença conhecida como "LER" - Lesão por Esforço Repetitivo-, moléstia inflamatória dos tendões e sinóvias do punho direito decorrentes de esforços repetitivos.

10. Através de exame sofisticado de eletro miografia, constatou-se que a LER estendeu seus efeitos do pulso das mão direita para o desfiladeiro torácico, atingindo de modo violento seu ombro, braços, mãos, cotovelo, pescoço, dedos, musculatura das costas vindo a refletir em intoleráveis dores de cabeça que a autora ressente até hoje.

11. Em ______ a ré comunicou ao INSS o acidente do trabalho que vitimou a autora, assim descrevendo: SUSPEITA DE DOENÇA PROFISSIONAL - LER (doc. anexo).

12. O INSS encaminhou a autora para tratamento junto ao Centro de Reabilitação Profissional.

13. A autora fez intensivo tratamento fisioterápico pelo INSS de ____ a início de ____, conforme demonstrado na sua caderneta de freqüência, com exames periódicos realizados pelos médicos do instituto.

14. O INSS na conclusão da perícia médica de acidente do trabalho, realizada em ________ certificou que a autoria estava naquela época impedida do exercício de sua atividade profissional.

15. Na mesma conclusão chegaram as perícias sujeitadas pela autora em ____________

16. Em derradeira perícia médica de _______ assentou-se pela definitiva incapacidade do exercício profissional da autora, e, quanto ao quesito se há nexo entre a lesão (doença) e o acidente do trabalho, a resposta foi positiva.

17. Por fim, a autora em data de _______ obteve a carta de concessão de sua aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho.

II - O DIREITO

18. A Constituição Federal vigente prevê a faculdade do trabalhador acidentado promover ação indenizatória contra o empregador em caso de culpa, mesmo que levíssima - art. 7º, inciso XXVIII da CF (RT 653/182, 635/116 e 701/163), como também reparação por dano moral (art. 5º, V e X da CF).

19. In casu a culpa da ré é patente ao sujeitar a autora subjugando-a a trabalhar sem os mínimos cuidados ao cargo exercido de caixa, expondo-a a grande pressão pelas gigantescas filas em longas jornadas de trabalho sem intervalos, mais um acúmulo de funções que culminaram numa doença irrecuperável e que precocemente levou-a à aposentadoria por invalidez.

20. Pela mazela da ré, a autora perdeu sua força laborativa, com deficiência crônica no seu corpo que a impede e lhe transmite insegurança em tarefas mais elementares do dia-a-dia, como, por exemplo, dificuldade em segurar um copo quando em crise, dirigir veículo, carregar o filho novo de tenra idade e tantas outras que relacionam-se com a utilização dos braços.

21. E não é só. Padece a autora de constante dor de cabeça advinda do reflexo da doença LER em face da violação física que alcançou-a pelos serviços desumanos que a ré lhe impôs.

22. Por ser pessoa humilde, sem recursos financeiros, viu-se coagida a aceitar os absurdos das condições de trabalho, que não atendiam nem mesmo ao acordo coletivo de trabalhado firmado entre a ré com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários que previa em sua cláusula oitava, in verbis:

"CLÁUSULA OITAVA - LER - LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS - Todos os empregados que estejam exercendo atividades de entrada de dados, sujeitas a movimentos ou esforços repetitivos superiores e coluna vertebral, gozarão de 10 (dez) minutos de intervalo a cada 50 (cinqüenta) minutos trabalhador, de conformidade com a NR 17, que deverão ser gozados fora do posto de trabalho, porém na própria unidade de lotação, garantindo-se que não ocorra aumento de ritmo ou carga de trabalho em razão desses intervalos".

23. Ora, nunca a ré permitiu que a autora parasse seu serviço por 10 (dez) minutos a cada 50 (cinqüenta) trabalhados, por causa da estrutura da agência, que com poucos caixas, não havia como substituir ou interromper o atendimento, o que geraria transtorno e reclamações dos clientes.

24. Optou a ré por sacrificar a saúde da autora, em prol dos seus interesses econômicos, como, aliás, sempre é vitimado o trabalhador brasileiro. A omissão da ré quanto aos riscos decorrentes da atividade da autora configura a possibilidade do ressarcimento supletivo (RJTAMG 61/203).

25. As lesões de natureza material e moral também resvalaram na autora por culpa exclusiva da ré.

26. Aposentando-se antecipadamente, com apenas ____ anos de idade e sem perspectiva de trabalho (difícil empregar uma pessoa que não pode ao menos datilografar ou usar o braço para anotar recados), já que o salário pago pela ré é baixo e a autora é pessoa simples e pobre, advém daí um dano moral impetuoso pela perda da auto-estima e a dor íntima da limitação de tão jovem pessoa para o resto de sua vida.

27. A discriminação para os vitimados pela LER é fato incontroverso. Que dir-se-á de uma pessoa com apenas ___ anos de idade?

28. Volvendo ao aspecto material, a autora ao ser impositivamente aposentada, por imprestável para o serviço junto à ré, teve perdas patrimoniais vultuosas, não tendo direito de receber uma espécie de férias-prêmios até quando da sua natural aposentadoria com 30 (trinta) anos de serviço; os reajustes salariais pelas promoções que sempre galgava na empresa-ré, em média 03 (três) deltas (índice de promoção interno) mais os depósitos no seu fundo de garantia.

29. Toda esta perda originada da violência com a qual a ré expunha a autora.

30. E por necessitar de constante fisioterapia, a autora despende mensalmente importâncias no custeio das sessões de fisioterapia e ginástica de alongamento para minorar a latente dor no seu corpo.

III - OS PEDIDOS

31. Ex positis, a autora requer:

a) Seja julgada procedente a presente ação para condenar a ré a indenizá-la:

- no reembolso das despesas com os tratamentos fisioterápicos em clínicas e profissionais especializados já realizados, devidamente corrigidos desde os respectivos desembolsos, mais juros de 0,5% ao mês até a quitação;

- ao pagamento das despesas com os tratamentos fisioterápicos em clínicas e profissionais especializados enquanto se fizerem necessários, tudo isso relativo à debilidade física enfocada nestes autos;

- numa pensão mensal correspondente a 30% (trinta por cento) do salário recebido pela suplicante a partir de sua antecipada aposentadoria, corrigido o atrasado a partir da data do recebimento da primeira pensão, mais juros de 0,5% ao mês, até quando completaria 30 (trinta) anos de serviços prestados (que lhe daria direito à aposentadoria por tempo de serviço) a título de reparação pela depreciação acarretada sobre a suplicante oriunda da abrupta interrupção de sua carreira profissional com perdas no fundo de garantia, férias, prêmios, promoções e as vantagens canceladas com o prematuro encerramento do seu ofício (arts. 186 e 950, caput do C. Civil), a ser apurada as verbas acima em liquidação de sentença;

- a ressarcir por danos morais em virtude da lesão gravíssima psíquica e estética que vitimou a autora a quantia certa de ______ (art. 5º, V e X da CF), corrigidos a partir do ajuizamento da presente ação.

- arcar a ré ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no percentual de 20% sobre a condenação total acima apurada.

32. Requer, ainda, seja a ré citada em seu endereço registrado no preâmbulo, para, querendo, contestar, sob pena de revelia.

33. Outrossim, requer a autora o benefício da assistência judiciária, pois que é pobre no sentido legal, não tendo condições de arcar com as despesas e custas deste processo, sem que lhe acarrete impossibilidade da sobrevivência própria e de sua família.

34. Protesta por prova documental, testemunhal, pericial médica, e, especialmente, o depoimento pessoal do representante legal da ré, sob pena de confissão.

Valor da causa ____

Nestes Termos,

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Assinatura, nº da OAB e nº do CPF do advogado


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil