Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de dissolução de união estável

Petição - Civil e processo civil - Ação de dissolução de união estável


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL - AFASTAMENTO DO LAR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________ - UF.

Jurisdição cível

Caráter de urgência

Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com separação de corpos, alimentos e partilha de bens.

Justiça de graça

_________, brasileira, convivente, do lar, residente na Rua _________, nº ____, Bairro _________, nesta cidade de _________, pelo Procurador que esta firma, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizar a presente

Ação Ordinária de Dissolução de União Estável, cumulada com Separação de Corpos, (banimento compulsório e liminar do convivente varão da morada com) Alimentos e Partilha de Bens, prestação da tutela jurisdicional que intenta contra seu iracundo companheiro,

____________, brasileiro, convivente, motorista, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, nesta cidade de ____________. Para tanto, inicialmente expõe os fatos, que secundados pelo pedido e embebidos no direito, darão azo aos requerimentos, na forma que segue:

1.- Há exatos (5) oito anos, a autora uniu-se ao requerido, em regime de união estável, convivendo, sob um mesmo teto, em plena comunidade de vida, como marido e mulher fossem, elevados, ao status de família, pela novel Constituição Federal de 1.988, ex vi, do artigo 226, § 3º.

Obtempere-se, que a autora encontra-se grávida do requerido, sendo mãe gestante. Vide em anexo, documento nº 01.

2.- A união estável que a princípio afigurava-se proveitosa para ambos os residentes no feito, principiou a definhar face as atitudes inconseqüentes e desairosas do varão, o qual passou a seviciar a convivente mulher, de forma hebdomadária, a seu bel alvedrio, patrocinando contra esta, toda sorte de barbáries.

Gize-se, que é comum ao requerido ameaçar de morte a autora, gabando-se de ter desferido contra esta uma série de projeteis, no desiderato primeiro de legar-lhe morte. Vide em anexo, ocorrência policial, documento nº 02.

O clímax de tal situação, em si insustentável, teve curso no dia ____ de _________ do corrente ano, aproximadamente às 22:30 horas, ocasião em que o requerido, embriagado e portando arma de fogo, baniu a requerente da morada comum, sob as mais terríveis ameaças.

Lançada ao zimbro pelo néscio requerido, a autora obrigou-se a implorar guarida a pessoa conhecida, (no caso vizinha da requerente) onde jaz alojada em minúsculo cubículo, padecendo todas sortes de vicissitudes e contratempos, ao desabrigo do lar.

Assente-se, por oportuno, que enquanto a autora permaneceu sob o jugo inclemente e desumano do requerido, era detratada e humilhada pelo convivente varão, o qual lhe irrroga um rosário de nomes degradantes e vis, sequer passíveis de transcrição em razão de seu cunho altamente pejorativo e aviltante.

Registre-se, por apego a verdade, que o requerido é pessoa truculenta e cruel, paragonável a um troglodita das priscas eras, somente utilizando e empregado a linguagem da violência.

Demais, além do requerido ser dependente de bebidas inebriantes, é infiel a autora, porquanto, empreende verdadeiras peregrinações à casas noturnas, onde se entretém com mulheres mercenárias, as quais alugam ser corpo pelo vil estipêndio.

Em verdade, em verdade, o tratamento dispensado pelo requerido, para com sua convivente mulher, sequer é digno de um semovente.

Enfim, a morada comum retrata e consubstancia verdadeira sucursal do inferno. Ali, somente reina o ódio a animadversão e a desinteligência múltipla, tudo patrocinado pelo colérico requerido, que anela com todas as veras de sua alma, por termo a vida da autora, empreendendo, para tal fim as mais sofríveis e funestas intentonas, para alcançar seu ignominioso desiderato.

3.- Incontroversamente, o requerido por sua conduta deletéria, abjeta e infame, infringiu aos deveres, mais comezinhos que presidem toda união estável, consubstanciados no artigo 2º, incisos I, II e IIII, da Lei nº 9.278 de 10.05.96, dando margem e causa a presente demanda, que visa a resolução da união estável havida, por culpa única e exclusiva do convivente-varão, aqui demandado.

4.- Em razão do ambiente malsão, insuportável e intolerável criado pelo requerido na morada comum, impõe-se sua saída imediata e compulsória, reintegrando-se pelo mesmo mandado a autora, a qual encontra-se ao relento, obviando-se, dessarte, que atente novamente contra a integridade física da autora (deveras combalida), reputando-se, tal providência (banimento do requerido do lar conjugal), como impostergável e impreterível, de extrema urgência.

Nesse norte é a jurisprudência parida pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, in, REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO T.J.R.G.S, (dezembro/1995) volume nº 173, página 366, onde colhe-se a seguinte ementa, provinda da 8ª Câmara Cível, na apelação nº 59504307, sendo Relator do Desembargador, ELISEU GOMES TORRES:

CONCUBINOS. SEPARAÇÃO DE CORPOS. CABIMENTO.

"Ainda que se entenda descaber, no concubinato, a medida cautelar reservada no art. 888, VI, do C.P.C. aos integrantes de um casamento, não vejo como negar a medida, quando há risco à integridade física de uma ou de mais pessoas que habitem uma casa, ainda que não sejam casados entre si."

5.- Detém direito a autora (mãe gestante) ao prestacionamento, por parte do requerido, de alimentos, em quantum, suficiente e condizente para atendimentos de suas plúrimas e variegadas necessidades de ente bio-psíco-social. O pedido tem por ancoradouro legal, o artigo 7º da Lei nº 9.278 de 10.05.96.

Sinale-se, que o requerido possui uma renda mensal de R$ ______ (_________) reais, advinda de fretes que realiza, para diversas empresas da cidade.

6.- O patrimônio do casal constitui-se de todos os móveis que guarnecem a morada comum, afora existir um imóvel adquirido por contrato de 16x30, bem como ter-se construído na residência um garagem de 4x4, e dois banheiros, e outras benfeitorias, que serão melhor consignadas e apuradas no deambular do feito.

Referidos bens deverão ser partilhados de forma eqüitativa, ou seja 50% (cinqüenta por cento) para cada litigante, eis que advieram após de estabelecida a união estável, ex vi, do artigo 5º da Lei nº 9.278/96.

ISTO POSTO, sede no artigo 1º et alii, da Lei nº 9.278/96, oferece para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes

REQUERIMENTOS:

I - MANDAMENTO LIMINAR DE AFASTAMENTO COERCITIVO DO CONVIVENTE VARÃO DA MORADA COMUM.

Determine Vossa Excelência, com a urgência que o caso esta a reclamar, e face a gravidade dos fatos aqui esposados, in limine litis e inaudita altera parte, portanto sem a perquirição da parte ex adversa, a extração do competente mandado de afastamento coercitivo do convivente varão da morada comum, banindo-o da referida residência somente com seus pertences de uso pessoal, bem como advertindo-o, expressamente, que o retorno ao lar, ao desabrigo de ordem judicial, importará em crime de desobediência, com possibilidade de prisão em flagrante. Autorize, de pronto, a requisição pelo meirinho da força pública necessária para o cumprimento da ordem. Pelo mesmo mandado seja reintegrada a autora na morada, eis que desta necessita, para seu abrigo e do nascituro que carrega em seu ventre.

II - CITAÇÃO DO DEMANDADO

Após de apreciado e deferido o item supra, ordene Vossa Excelência, seja processada a citação do requerido, conclamando-o a contestar a presente demanda cumulada, sob as penas de confissão, revelia, e julgamento antecipado.

III - ALIMENTOS.

Arbitre Vossa Excelência, na natividade da lide, sem auscultar a parte contrária a título de alimentos, em prol da autora (mãe gestante) o valor correspondente a (5) cinco salários mínimos mensais, a serem pagos pelo requerido, sempre até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, em conta a ser aberta pela demandante mulher, junto a Caixa Economia Federal.

IV - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, a requerente o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre e carente, na exata etimologia do verbo, tendo firmado a inclusa declaração.

V - MINISTÉRIO PÚBLICO

Intimação para todos os atos relevantes que comportar o feito do ilustre Doutor Promotor de Justiça que oficia nessa Comarca.

VI - MEIOS DE PROVA

Além do DEPOIMENTO PESSOAL do requerido que desde já vindica sob pena de confissão quanto a matéria de fato aqui articulada, protesta, pelo depósito de rol de testemunhas, no momento processual adequado e oportuno.

VII - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a procedência integral da presente ação de dissolução de união estável, editando-se para tal fim sentença declaratória-desconstitutiva, a par de proclamar-se o requerido culpado pela rescisão, face ter transgredido e infringido aos deveres da união estável, capitulados pelo artigo 2º e respectivos incisos, I, II, III, da Lei nº 9.278/96, condenando-se, ainda, o demandado a arcar com alimentos definitivos em prol da autora e nascituro no valor equivalente a (6) seis salários mínimos mensais, mantendo-se, outrossim, o afastamento coercitivo do lar, do varão, decorrência direta da cisão da união estável no mundo fenomênico e jurídico, e ou determinando-se a separação de corpos, proscrevendo-se o requerido da morada comum, caso renasça no lar, a despeito do vindicado no item Iº, da presente peça.

Quanto aos bens comuns, seja determinada a avaliação e subseqüente partilha

Arque o requerido com as verbas derivadas do princípio da sucumbência, inclusive em honorários advocatícios.

Estimando a presente R$ ______

Pede e espera deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à medida cautelar inominada, sob alegação, dentre outras coisas, de ausência de citaç
Ação para ressarcimento de danos
Ação de reparação de danos, em face de compensação indevida de cheque.
Contestação à ação de execução de obrigação de fazer c/c perdas e danos em face de vícios em cons
Ação de obrigação de não fazer cumulada com indenização em face de uso indevido de marca
Medida cautelar para sustação de protesto (01)
Demolição do prédio para resguarda a saúde
Ação renovatória de locação nõa-residencial
Contestação na ação de desapropriação
Ação de retificação de registro civil (03)
Ação de reintegração de posse em decorrência de construção precária nas terras dos requerentes
Alienação de bens gravados de incapazes