Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de alimentos ajuizada por convivente sem prova do concubinato

Petição - Civil e processo civil - Ação de alimentos ajuizada por convivente sem prova do concubinato


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE ALIMENTOS - AJUIZADA POR CONVIVENTE SEM PROVA DO CONCUBINATO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________ - UF.

____________, brasileira, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada a Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações a Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª. propor:

AÇÃO DE ALIMENTOS, com fundamento no artigo 1º da Lei nº 8.971/94, no art. 7º da Lei nº 9.278/96 e na Lei nº 5.478/68, contra:

____________, brasileiro, ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, n° ____, bairro ____________, CEP ______-___, ____________, UF, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

1 - Em data de __/__/____, requerente e requerido passaram a conviver juntos, em regime de concubinato.

2 - Porém, em __/__/____, o requerente abandonou o lar conjugal, deixando a requerente sem qualquer auxílio, necessitando a mesma, contudo, de uma verba alimentar para suportar as despesas de manutenção do lar que antes eram mantidas pelo requerido.

3 - Durante o convívio do casal, a requerente jamais trabalhou fora. Dedicou-se integralmente aos afazeres do lar, para tanto teve que abandonar os estudos e não pôde se preparar para enfrentar o mercado de trabalho o que agora, devido à sua idade avançada está muito difícil, necessitando do auxílio do requerido para prover sua manutenção.

4 - A requerente deseja provar que tal relação foi duradoura, pública e contínua, com o objetivo de constituir família, de modo a utilizar-se do disposto no art. 7º da Lei nº 9.278/96, que outorga direito de assistência material, mediante provas a serem produzidas no transcorrer da presente ação, porquanto o artigo 1º da Lei nº 8.971/94, exige tal prova, embora não determine que esta tenha de ser pré-constituída.

5 - O requerido trabalha na empresa ____________, com sede à Rua ____________, nº ___, nesta cidade, exercendo a função de ____________, percebendo aproximadamente o salário de R$ ______.

Isto posto, requer:

a) a citação do requerido anteriormente qualificado, para comparecer a audiência que V. Exa., designar, para contestar a presente ação, querendo, sob pena de revelia, acompanhando-a até final decisão;

b) a fixação de pensão alimentícia, uma vez provada a relação entre a requerida e o requerente, na base de 25% dos vencimentos do requerido, condenando-se o mesmo nos efeitos da sucumbência;

c) a expedição de ofício à empresa empregadora do requerido, para informar qual o salário que o mesmo percebe, de acordo com o artigo 5º, § 7º, da Lei nº 5.478/68, advertindo tal empresa de que tal informação deverá vir para os autos até a audiência a ser designada por este MM. Juízo, sob as penas do artigo 22 da Lei nº 5.478/68;

d) intimação do representante do Ministério Público, para os termos da presente ação;

e) a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita, visto que a requerente não possui meios para arcar com as custas do processo, sem prejuízo de seu próprio sustento.

Protesta-se por provar o alegado, através de todos os meios de provas admitidas em Direito, principalmente o depoimento pessoal do requerido, sob pena de confissão, caso não compareça ou comparecendo se recuse a depor, inquirição de testemunhas, juntada, requisição e exibição de documentos.

Valor da Causa: R$ _______. (art. 259, VI do CPC)

Nestes Termos,

Pede deferimento.

_____________, ___ de ___________ de 20__.

_____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de indenização por dano moral de protesto indevido
Impugnação à contestação em ação de imissão de posse, reiterando-se o relatado na inicial
Interposição de embargos de terceiro, sob alegação de que o imóvel foi adquirido do executado ant
Ação de busca e apreensão de bem alienado fiduciariamente (02)
Declaração de crédito
Ação de rescisão de contrato de compra e venda verbal
Apelação por parte do réu, o qual foi condenado, em primeira instância, a ressarcir o autor por d
Ação declaratória cumulada com pedido de indenização
Ação declaratória de instituição de ensino supletivo
Pedido de retificação de registro de imóvel
Requerimento de concessão de liminar para sustação de protesto
Contestação sob alegação de cláusula contratual de liberação de INSS apenas com a conclusão da ob