Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Ambiental Ação de execução de termo de ajustamento de conduta, ante ao descumprimento de obrigação de fazer pactuada com o Ministério Público

Petição - Ambiental - Ação de execução de termo de ajustamento de conduta, ante ao descumprimento de obrigação de fazer pactuada com o Ministério Público


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de execução de termo de ajustamento de conduta, ante ao descumprimento de obrigação de fazer pactuada com o Ministério Público.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

O Ministério Público do Estado do ...., por seus promotores ao final assinados, agindo por especial designação do Excelentíssimo Sr. Procurador Geral de Justiça, vêm perante Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 632 e seguintes do Código de Processo Civil, propor

AÇÃO DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DA LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO

A Lei nº 7.347/85, com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.078/90, legitimou o Ministério Público a tomar dos interessados compromisso de ajustamento para cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer. Assim está disposto no artigo 5º, § 6º, onde:

"Art. 5º - (...)
§ 6º - Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial."

Nesse sentido, o disposto no artigo 566, inciso II, do Código de Processo Civil estabelece que:

"Art. 566 - Podem promover a execução forçada:
(...)
II - O Ministério Público, nos casos previstos em lei."

O não cumprimento da obrigação de fazer, à qual se comprometeu a Companhia ...., através da assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento, documento este considerado como título executivo extrajudicial, foi fato preponderante para a propositura da presente, eis que assim dispõe o artigo nº 580, § único, do Código de Processo Civil, in verbis:

"Art. 580 - Verificado o inadimplemento do devedor, cabe ao credor promover a execução.

§ único - Considera-se inadimplente o devedor, que não satisfaz espontaneamente o direito reconhecido por sentença, ou a obrigação, a que a lei atribuir a eficácia de título executivo."

Inegável o fato de que a Requerida, ao não realizar as obras de desinfecção do reservatório d'água, às quais se obrigou quando da assinatura do termo de compromisso, tornou-se inadimplente.

DO MÉRITO

DOS FATOS

A Promotoria de Justiça da Comarca de ...., através de correspondência oficial datada de ..../..../...., dirigida à Prefeitura Municipal, solicita a realização de coleta de amostra de água do reservatório que abastece de água a comunidade formada pelos funcionários da Cooperativa, na localidade denominada de ...., para que sejam verificadas as condições de portabilidade.

A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, através do ofício nº ..../...., de ..../..../...., informou que foram realizadas coletas de amostras de água, onde foram verificadas, através de análise laboratorial, realizada pelo IAP - Instituto Ambiental do Paraná, que as condições bacteriológicas não satisfazem aos padrões de portabilidade exigidos, e que devem ser realizadas obras de desinfecção, após o que, deverá ser realizada nova coleta de amostras para posterior análise.

A partir de tais dados, em ..../..../...., a Promotoria de Justiça da Comarca de .... firmou com a Companhia ...., através de seu representante legal, Sr. ...., Termo de Compromisso de Ajustamento, onde a Companhia obrigou-se a realizar as obras e adaptações necessárias no reservatório d'água, visando atingir os níveis de portabilidade exigidos pela Lei. Para a realização de tais obras foi fixado prazo de 30 (trinta) dias a partir da data de assinatura do termo.

Assim, decorridos mais de 60 (sessenta) dias desde a data da assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento e, tendo em vista o total descumprimento do pacto firmado, não coube a esta Promotoria, outra alternativa a não ser o competente ajuizamento de ação de execução de obrigação de fazer.

DO DIREITO

Através da análise bacteriológica realizada pelo IAP - Instituto Ambiental do Paraná, foi constatada a presença de coliformes fecais num total de .... por .... mililitros, ou seja, em nível superior ao máximo permitido pela Resolução nº 020/86 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Visando basicamente assegurar os níveis de qualidade das águas doces, a presente Resolução classificou-as, segundo seus usos preponderantes, (sistema de classes de qualidade) em:

"Art. 1º - (...)

I - Classe Especial - águas destinadas:
a) ao abastecimento domiciliar sem prévia ou com simples desinfecção.
II - Classe 1 - águas destinadas:
a) ao abastecimento domiciliar após tratamento simplificado.
III - Classe 2 - águas destinadas:
a) ao abastecimento domiciliar após tratamento convencional."

No artigo 3º da Resolução supra mencionada, encontra-se estabelecido os limites ou condições para o uso de abastecimento sem prévia desinfecção, onde extrai-se que os denominados coliformes devem estar absolutamente ausentes em qualquer amostra. Já no artigo 4º ao determinar que para as águas da classe 1, deverão ser observados o limite máximo de 200 coliformes fecais por 100 mililitros em 80% ou mais, a serem verificadas em cinco amostras mensais a serem coletadas em qualquer mês. Para as águas da classe 2, segundo o artigo 5º, não poderá ser excedido o limite de 100 coliformes fecais para 100 mililitros em 80% ou mais.

Ao não proceder tal desinfecção, descumpriu o termo a que se obrigara, ensejando assim, a propositura da presente Ação de Execução de Obrigação de Fazer, para que a Requerida promova a competente desinfecção do reservatório.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer-se de Vossa Excelência:

1) A citação do Requerido, para nos termos do artigo 632 do Código de Processo Civil, fazer obras de desinfecção a cuja realização estava obrigado, no prazo de 30 (trinta) dias;
2) Que o Requerido seja condenado, com fulcro no artigo 644 do Código de Processo Civil, ao pagamento de pena pecuniária por dia de atraso no cumprimento da obrigação, em valor a ser estimado por Vossa Excelência;
3) A produção de todas as provas em direito admitidas em especial depoimento pessoal do Requerido, prova testemunhal, cujo rol será encaminhado em tempo oportuno, bem como pericial se necessário;
4) Finalmente, que seja julgada procedente a presente Execução, condenando-se o Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios a serem arbitrados por Vossa Excelência.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Ambiental
Ação Civil pública de devastação ambiental
Denúncia contra refinaria de petróleo, em face de poluição ambiental
Ação de execução de termo de ajustamento de conduta, ante ao descumprimento de obrigação de fazer
Dano ambiental por instalação de usina termelétrica
Ação civil pública de dano ambiental
Ação civil pública interposta em face de crueldade de animais em rodeio
Ação civil pública por dano grave irreversível contra o meio ambiente
Requerimento de juntada de laudo em ação civil pública referente a danos ambientais
Impugnação à contestação em ação civil pública, reiterando os danos ambientais produzidos por emb
Impugnação à contestação em ação civil pública ambiental decorrente do uso do material PET
Ação civil pública de poluição sonora de bares
Ação civil pública, objetivando impedir construção de prédio, face à desobediência ao plano de ur