Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Administrativo Pedido de revogação de liminar concedida para imissão de posse de imóvel desapropriado, em face de desvio de finalidade

Petição - Administrativo - Pedido de revogação de liminar concedida para imissão de posse de imóvel desapropriado, em face de desvio de finalidade


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de revogação de liminar concedida para imissão de posse de imóvel desapropriado, em face de desvio de finalidade.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE .... - ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de ação de desapropriação interposta pelo Município de ...., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ......, à presença de Vossa Excelência requerer o que segue.

DOS FATOS

Não pretendem os RR. perturbar a lide, alegando fatos outros, porém, ressalvar a existência de fatos novos e que, sobremaneira influem na decisão, confirmando os resultados da defesa. E, dentre eles, o de que a desapropriante, além de, graciosamente, entregar o imóvel desapropriado para particulares, aquela empresa (....) vendeu-o a outra empresa.

Essa última, embora tendo sido aventadas notícias extra-oficiais, também já repassou a indústria para outro conglomerado.

Quanto ao imóvel em que foi objeto de imissão de posse, está havendo um desrespeito à liminar concedida por Vossa Excelência, quer devido a nada se ter construído a tanto tempo, quer por ter sido desvirtuado o pleito, onde o Poder Público Municipal utilizou-se dessa prestação jurisdicional para fins excusos ao que pretendia.

E isso se comprova pelas fotografias anexas e diligências que Vossa Excelência poderá determinar por Oficial de Justiça, constatando-se que o imóvel, objeto da lide, está sendo utilizado para depósito de lixo industrial, fato esse que o torna irrecuperável, em ambas as situações, ou seja, quer para implante de parque industrial, quer se devolvido aos RR.

DO DIREITO

O Superior Tribunal de Justiça tem posicionamento a respeito, consoante v. Ementa publicada no DJU de 19/06/95, pág. 18.656, in verbis:

PROCESSUAL CIVIL. DESAPROPRIAÇÃO. DESTINAÇÃO AO IMÓVEL DESAPROPRIADO DIVERSO DO PREVISTO NO ATO EXPROPRIATÓRIO. AÇÃO DE RETROCESSÃO. PROCEDÊNCIA.
A ação de retrocessão é de natureza real, não se lhe aplicando a prescrição qüinqüenal prevista no Decreto 20.910/32.
A transferência do imóvel desapropriado a terceiro (pessoa privada) constitui-se em desvio de finalidade pública, justificando o direito à retrocessão a ser postulado pelo proprietário expropriado.
(...)
Relator: O Senhor Ministro Demócrito Reinaldo
Recurso conhecido e improvido
Recorrente: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná DER/PR.
Recorridos: Jorge André e Cônjuge."

Dispõe o art. 807 do Código de Processo Civil, da possibilidade de, a qualquer tempo serem revogadas ou modificadas as medidas cautelares, cessando sua eficácia (art. 808, I) não sendo executada dentro de trinta dias.

Ora, se o Município alegou, na inicial que tem urgência na imissão de posse da área declarada de utilidade pública para dar início à ampliação do Distrito Industrial de ...., em .... de ...., mais de dois anos após, o imóvel está sendo utilizado para Depósito de Lixo Industrial, e aí, efetivamente, o descumprimento do preceito do inciso I do art. 808 referido.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer:

a) a expedição de mandado de vistoria, através de Oficial de Justiça, para que relate e confirme se verdadeiros os fatos apontados acima e ilustrados por fotografias, tanto quanto se referidos depósitos de lixo estão a causar dissabores aos moradores da região;

b) em se confirmando a situação posta, seja revogada a liminar concedida, mormente, passados mais de dois anos, sem que se implantasse qualquer Distrito Industrial;

c) seja determinado ao Município que proceda à retirada de todo o lixo existente no imóvel, tanto quanto seja impedido, por si ou terceiros, de colocação de outros, em exíguo prazo, e, ainda, tapar todas valetas feitas, para que o imóvel retorne ao estado anterior, já que a perícia o considerou como área totalmente plana;

d) a cominação de pena pecuniária no valor correspondente a .... por dia, do valor conferido pela perícia, em caso de descumprimento, e, em dobra, em continuação, nos termos do art. 129 do Código de Processo Civil;

e) a intimação do Ministério Público, nos termos do art. 82, III do mesmo codex, a fim de que tome as medidas cabíveis, inclusive em instaurar medidas de responsabilidades civis e criminais que entender cabíveis.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Administrativo
Ação cautelar de sustação de protesto de duplicatas
Alegações finais do réu em ação indenizatória decorrente de arrendamento
Contra razões de apelação no sentido de que, em desapropriação, os honorários de advogado são cal
Interposição de ação direta de inconstitucionalidade em face de resolução
Contestação por parte de Município, sob alegação de carência de ação
Embargos do devedor por excesso de execução
Contestação à ação cautelar, sob alegação de perda de prazo para realização de segunda chamada de
Agravo de instrumento contra decisão de mandado de segurança
Defesa administrativa de auto de infração de trânsito pela falta de utilização de cinto de segura
Ação civil pública proposta em face de prefeito municipal devido à improbidade administrativa
Ação indenizatória - Prejuízos causados por transmissão de rádio
Ação de indenização por restrição ao crédito com título já pago